Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
isaac pereira
Registrado: 05/11/07 Mensagens: 3 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 2:08 pm Assunto: Jacarandá |
|
|
Olá pessoal.
Aqui em Lisboa, muitas ruas estão decoradas de Jacarandá. Pergunto: alguém mais experiente tem conhecimento sobre esta árvore - originária do Brasil - para Bonsai. Se sim, agradeço dicas sobre a forma de cuidar, estilos...
Cumprimentos
Isaac Pereira
E Buda podia ter dito: da semente nascerá um bonsai. |
|
|
 |
isaac pereira
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 8:29 am Assunto: |
|
|
Que silêncio! _________________ E Buda podia ter dito: da semente nascerá um bonsai.
Isaac Pereira
Lisboa - Macau - Braga |
|
|
 |
suhzks
Registrado: 09/01/08 Mensagens: 44 Localização: Guarapuava - Pr
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 3:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Isaac
Vc já tentou fazer algumas pesquisas sobre o jacarandá, no Google, talvez encontre algo q possa lhe ajudar. Sucessos.
Abraço
Sueli _________________ "Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios é que te configuram a vida."
(Emmanuel) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 10:39 pm Assunto: |
|
|
Isaac,
existem alguns colegas fazendo bonsai de jacarandá e alguns já estão "prontos". A espécie é complicada por ter folhas grandes e pouca densidade de copa. Ela não gosta de uma brotação com muitas possibilidades após uma poda. Tende a ser apical.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 1:25 pm Assunto: |
|
|
Oi Isaac, tudo bem?
É possível sim, fazer bonsai com o jacarandá mimosifolia, apesar da característica de suas folhas, grandes em relação ao tamanho de um bonsai médio...
Talvez por este motivo, seja pouco utilizado para se trabalhar como bonsai..
Entretanto, esta característica acaba sendo um diferencial interessante. O próprio jacarandá na natureza não possui folhagem densa, e isso se repete no bonsai...
Eu tenho um jacarandá há anos e acabei gostando dele, tanto que estou agora com cerca de 20 mudinhas com 2 anos...
O jacarandá não precisa de nenhum cuidado especial, além dos básicos para bonsai.
Vou resumir algumas características dele, que observei ao longo dos anos:
1- é bastante resistente à pragas
2- tem crescimento vigoroso
3- as aramações e direcionamento dos galhos devem ser feitos com cuidado, pois os galhos tendem a ser quebradiços
4- seu crescimento vertical é muito forte
5- as podas drásticas de redução de altura ou comprimento dos galhos é seguida de brotações, normalmente variando de 1 3 galhos em cada local podado...
6- deve ser mantido em pleno sol
7- após alguns anos de idade, o tronco assume uma textura muito bonita, características de árvores bem velhas...
Vou procurar uma foto do meu bonsai e coloco aqui prá voce ter uma idéia ...
Boa sorte e um abraço,
Charles |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 1:41 pm Assunto: |
|
|
Vai uma foto amigo
 _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 2:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Isaac...
Aí vão 3 fotos do meu jacarandá...
Elas não são as mais recentes, mas servem como idéia...
O tronco atualmente já apresenta a textura envelhecida de maneira mais intensa... Assim que tiver fotos novas, eu coloco aqui...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
Charles
Sei que nao tem nada a ver com o assunto, mas tenho utilizado uma tecnica de riscar o tronco com estilete, em 7 ou 8 meses ja ficam do jeito que o seu esta, nao sei se vc conhece a tecnicas mas da uma envelhecida grande na planta...... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 5:09 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Estas 2 mudas estão fazendo 1 ano agora em fevereiro e gostaria de me valer da sua experiência, notadamente quanto ao momento oportuno para a primeira poda drástica e também quanto ao substrato que vc está utilizando.
Muito obrigado. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 4:21 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico
Charles, ou mais alguém, pode me dizer se o jacarandá floresce sendo tratado como bonsai?, se sim, em quanto tempo aproximadamente?
tenho um com pouco mais de 2 anos, ainda não fiz nenhum trabalho pra formação de galhos, começarei talvez na próxima primavera _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
isaac pereira
|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 1:58 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Charles e parabéns pelo Bonsai que apresenta. Pela iamagem que vi, não parece ser uma espécie muito exigente em relação à profunbdidade do vaso e à quantidade de solo, certo? _________________ E Buda podia ter dito: da semente nascerá um bonsai.
Isaac Pereira
Lisboa - Macau - Braga |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 21, 2008 12:00 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Diego... eu conheci essa técnica de riscar com estilete, com o amigo Claudio Ratto. Ele faz isso nos flamboyants, para estimular o desenvolvimento dos nebaris e pricipalmente, evidenciar aquelas raizes radiais e bem altas características dos flamboyants...
Nesse jacarandá eu nunca usei essa técnica...
Sambarilove... Suas mudas me parecem ainda muito pequenas para poda radical... Entretanto, acho que ovde já pode começar aramações no tronco. tentando dar mais movimento a eles, principalmente na parte mais baixa... uma vez que futuramente poderá haver a poda para redução de altura do tronco.
Apenas sinta com cuidado a reação da planta ao modelar o tronco, uma vez que ele tende a ser quebradiço ....
Não há segredo no substrato. Basta um básico com boa drenagem.
Acho que voce poderia usar escorredor e mamadeira para acelerar o desenvolvimento deles... capichando também na adubação...
Marcos Paulo... Embora o meu jacarandá nunca tenha florescido, não vejo motivo para que isso não aconteça. Particularmente sei que prejudico um pouco a florção e frutificação de meus bonsai, porque faço podas e desfolhamentos com frequencia...
O Geraldo Inocêncio é um bonsaísta que se destaca pelas flores e frutos de seus bonsai... e penso que ele possa nos esclrecer melhor esta questão...
Isaac... como voce viu, o vaso é raso mesmo... As raízes do jacarandá se desenvolvem com vigor, sendo visíveis mesmo na superfice do vaso as raizes capilares... Elas também aceitam bem as podas de redução, por ocasião dos replantios... Apenas fique atento à umidade do substrato, principalmente em vasos pequenos e rasos...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 21, 2008 12:01 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Diego... eu conheci essa técnica de riscar com estilete, com o amigo Claudio Ratto. Ele faz isso nos flamboyants, para estimular o desenvolvimento dos nebaris e pricipalmente, evidenciar aquelas raizes radiais e bem altas características dos flamboyants...
Nesse jacarandá eu nunca usei essa técnica...
Sambarilove... Suas mudas me parecem ainda muito pequenas para poda radical... Entretanto, acho que ovde já pode começar aramações no tronco. tentando dar mais movimento a eles, principalmente na parte mais baixa... uma vez que futuramente poderá haver a poda para redução de altura do tronco.
Apenas sinta com cuidado a reação da planta ao modelar o tronco, uma vez que ele tende a ser quebradiço ....
Não há segredo no substrato. Basta um básico com boa drenagem.
Acho que voce poderia usar escorredor e mamadeira para acelerar o desenvolvimento deles... capichando também na adubação...
Marcos Paulo... Embora o meu jacarandá nunca tenha florescido, não vejo motivo para que isso não aconteça. Particularmente sei que prejudico um pouco a florção e frutificação de meus bonsai, porque faço podas e desfolhamentos com frequencia...
O Geraldo Inocêncio é um bonsaísta que se destaca pelas flores e frutos de seus bonsai... e penso que ele possa nos esclrecer melhor esta questão...
Isaac... como voce viu, o vaso é raso mesmo... As raízes do jacarandá se desenvolvem com vigor, sendo visíveis mesmo na superfice do vaso as raizes capilares... Elas também aceitam bem as podas de redução, por ocasião dos replantios... Apenas fique atento à umidade do substrato, principalmente em vasos pequenos e rasos...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 11:51 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Charles.
Vou dar uma incrementada então com os arames. Já havia feito alguma coisa e acho que o tronco respondeu bem. Fiquei só preocupado com os ramos porque caiam facilmente.
Quanto ao escorredor/mamadeira, pretendo deixar para o próximo ano. Elas estão aí desde logo após a germinação e acho que ainda há bastante espaço para o desenvolvimento. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
|