Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 7:17 pm Assunto: Evolução de Espinheira |
|
|
Ja havia postado este espinheiro a uns 2 meses atras.
Gostaria de mostrar como ele esta agora.
Antes da coleta
Na areia grossa
Cortei uma pouco mais os galhos
Um mes depois
Hoje
Então eu tinha como projeto cortar aquele galho da esquerda , dai . . .
Apos o corte
Pois estou tentando levar ao projeto que um amigo do forum me mandou
Espero que chegue proximo a isto pois creio que vai ficar muito bonito.
Amigos qual seria a proxima etapa agora , ja aramo , espero crescer e engrossar mais os galhos . Agradeceria a colaboração dos amigos
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Tá ficando muito boa hein... realmente seu projeto tem tudo pra ser um sucesso. Mas me diga uma coisa, como você fez pra retirar ela da terra sem matar a planta? isto ainda não sei como fazer. _________________ José Carlos |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Jose . esta é uma planta que não tem raizes muito profundas , elas são mais na horizontal , a espinheira é facil de remover. Coletei-a com bastante raize e plantei como tu viu num recipiente grande.Com um substrato que ofereceu boa drenagem. Por ser uma planta nativa ela se adaptou bem.
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 11:47 am Assunto: |
|
|
Oi Joel,
muito boa a recuperação da planta!
Bom, a próxima etapa é formar a estrutura de galhos da árvore, dentro do estilo e altura pretendido...
escolha os galhos que irão ficar, eliminando os muito próximos, que saem na mesma altura (em lados opostos) do tronco, etc. Aí vem o trabalho de paciência... aramar, deixar crescer, cortar... aramar, deixar crescer, cortar.................................................
enquanto vai formando os galhos secundários e terciários, deixe um "ponteiro" como galho de sacrifício, para ir engrossando o tronco
ufa...!!! Eu acho que é mais ou menos por aí  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 6:20 pm Assunto: |
|
|
Alexandre , eu estava pensando em remover os galhos inuteis , aramar sem cortar as pontas para que os galhos engrossem mais , que tu achas.
Duvida: Quando se corta o apice do galho ele para totalmente de engrossas ou continua porem mais lentamente?
Confúcio |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 7:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel
Eu tentei colocar ontem esta msg e na altura de postar não sei o que aconteceu fez-me “logout”
Bom trabalho...está indo de encontro ao virtual e vai de vento em popa
Agora por precaução deve tentar refrear esse ímpeto de meter mãos à obra tão rápidamente...a planta foi colectada à relativamente pouco tempo ( aprox. 3/4 meses, não foi?) e sofreu um corte no sistema radicular....lembre-se da regra tantas vezes aqui referida...”Paciência”.
Os cortes no sistema radicular levam aproximadamente um ano a recompor-se, e só então, ela está capaz para começar a armazenar nutrientes como deve ser para ultrapassar os períodos de dificuldade...o que no nosso caso (Bonsai) significa podas drásticas; desfoliações totais; aramagem...etc.
Ela tem tudo para ser uma grande árvore, mas na minha opinião (se me permite) caso fosse minha, não lhe tinha feito esse corte que foi feito, pelo menos para já...com a grossura do ramo que ela ali tinha, encontrava-se pontecial para um soberbo “Jin” aliado “talvez” a um “Shari” expondo dessa forma uma boa porção de madeira morta.
O Jin (sobretudo) por si só, ter-lhe-ia acrescentado/conferia-lhe uma certa personalidade e dramatismo...que dificilmente se alcança.
Por existirem hipóteses em aberto, o ideal seria esperar pela sua recomposição e só então, eliminar aqui que não será necessário, porque depois não à volta a dar.
No entanto considero que o caminho que leva está excelente, apenas recomendava que não caísse na tentação do Bonsai “comercial” (demasiado perfeito/polido, por o tornar monótono) e que facilmente pode acontecer com esse tipo de estilo proposto ...a seu tempo, dê-lhe sem receios o seu toque pessoal e, deixe algo por dizer...o acto de sugerir...a “perfeição na imperfeição” como acontece no Wabi Sabi...
Como ficou a cicatriz...ela é extensa não é? Não sei como se comporta essa espécie nesse tipo de intervenção, mas provavelmente vai ter que deixar crescer os rebentos que sairem daquelas imediações, para ramos de sacrificio, serão estes que irão auxiliar a cicatrização no local, senão vai ser um osso duro de roer e demorar bastante tempo.
Espero que não leve a mal este meu comentário...não é nenhuma critica, ok!...apenas a minha opinião, que também não tem que levar em conta se assim o entender, nem tão pouco de concordar.
Mais uma vez, continuação do bom trabalho e ficamos a aguardar mais evoluções
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 9:34 pm Assunto: |
|
|
Caramba essa idéia do Jin foi excepcional... mas fica a lição né. Excelente trabalho joel. _________________ José Carlos |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 10:39 pm Assunto: |
|
|
Amigos obrigado pelas dica e elogios.
Castro nada como poder contar com pessoas com o kilate de voces.
Ralmente paciencia e o forte da arte bonsai , e talves não seja o meu.
Esta especie tem um crescimento muito intenso , seu crescimento é realmente muito rapido , tenho medo de seus galhos engrossarem demais e se tornar dificel sua aramação , mas por outro lado é uma arvore extremamente resistente e por ser daqui da região esta bem adaptado ao lugar . Com relação ao jin tambem passou pela minha cabeça esta opção , mas desisti pensando ser um tronco muito grosso e dificel de trabalhar.
É uma madeira muito dura simplesmente ela não apodrece , o corte que fiz eu sei não vai sofrer dano algum.
O mais interessante de tudo isto e comprovarmos que o bonsai é sempre uma obra inacabada , sempre haverá algo a se fazer e algo que deveria ser feito e não foi. Quem entender sta filosofia realmente terá alcançado o espirito da arte.
Abraços sinceros
Confúcio |
|
|
 |
sandro monteiro
|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 9:41 am Assunto: espinheira |
|
|
Parabéns pelo yamadori Joel, seu trabalho está ficando muito bonito msm.
Com certeza sei que vc chegará a concluir o projeto final.
Abraço e bom domingo |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 46 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 10:17 am Assunto: |
|
|
Que belo yamadori!!
Pode nos informar o diâmetro do tronco e a altura?
Parabéns!! _________________ Franciane |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 11:49 am Assunto: |
|
|
Francinane , deve ter de um lado ao outro do tronco (olhando de frente) uns 20cm a altura deve ser uns 60cm. É que na verdade eu nunca medi.
Obrigado pelo elogio
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 11:51 am Assunto: |
|
|
Sandro , a arvore é boa , o problema é o cara que segura a tesoura.
Obrigado
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 11:52 am Assunto: |
|
|
joellagunasc escreveu: | Sandro , a arvore é boa , o problema é o cara que segura a tesoura.
Obrigado
Joel |
Joel, no lugar em que você fez o corte não caberia um 'uro'? _________________ José Carlos |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 12:29 pm Assunto: |
|
|
Jose , todas as ideias são validas , com certeza um uro é uma ideia genial.
Valeu
Confúcio |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 9:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel
"Kilates" de aprendiz, Ok
Conforme referi, com esse calibre..."se fosse minha" sem me prender muito pela massa/volume da copa, andava/andaria mais ou menos por aqui.
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|