|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 10:10 am Assunto: Camélia 02 |
|
|
Amigos do fórum,
gostaria de mostrar mais uma das minhas mudas. É uma camélia rosa e tenho a pretensão de educá-la no estilo Fukinagashi (varrido pelo vento).
Não de vê o nebari porque pensei em desenvolvê-lo ainda um pouco mais, porém não sei se cobrindo as raízes com substrato eu poderia acelerar o processo de apodrecimento do tronco...
foto da muda:
detalhe do tronco:
Sugestões e críticas serão bem-vindas...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Ter Out 21, 2008 9:15 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 3:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
Incline-a um pouco para a direita, reduza esse primeiro galho, aramando e dando-lhe um movimento levemente sinuoso, bem como faça o mesmo com o caule e demais galhos, e reestilize visando formar um lindo moyogi. Combina melhor com sua planta e resultará num trabalho muito mais bonito e harmonico, incluso por causa da primeira parte do tronco (tachiagari).
A outra boa opção, seria aramar e inclinar os dois galhos da esquerda, reduzindo o galho da direita, de maneira a formar um bonsai estilo han kengai ou mesmo kengai. Claro que, nesse ultimo caso, teria que dar um movimento mais sinuoso aos dois galhos formadores do estilo, reduzindo um e educando-o por sobre o outro.
Qualquer dessas duas opções que sugiro resultarão num trabalho muito mais bonito que o que vc ora pretende (fukinagashi).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 9:38 am Assunto: |
|
|
nickyfury,
obrigado pelas dicas, acho que vou seguir o estilo Moyogi sugerido por você.
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 5:33 pm Assunto: Camélia - Atualização |
|
|
Olá amigos,
depois de ouvir as sugestões dadas pelo Nicky, fiz uma poda retirando aquele primeiro galho à esquerda. Após, resolvi dar um tempo pra decidir o que fazer. Finalmente hoje, depois de muito refletir acabei por fazer mais uma poda, tentando agora seguir o estilo BUNJING - Literati .
Depois de bater esta foto, ainda fiz uma aramação para acentuar a sinuosidade do galho.
Sugestões e críticas são bem-vindas...
Um abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|