Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 10:00 am Assunto: Ulmeiro na rocha - Projeto. |
|
|
Olá a todos,
Esta planta já foi postada neste fórum, na época um colega me falou que não via nada para ela, de pronto eu concordei pois a rocha não é muito adequada e a planta estava com um formato bem estranho. Não tendo a princípio nada para fazer ela foi colocada em um canto.
Foto da época da antiga postagem:
Durante um ano e meio ela cresceu a vontade, então resolvi fazer uma nova poda e me passou um novo direcionamento pela cabeça. Arrumei um novo caule e posicionei alguns galhos. A planta agora começa a ter uma nova cara:
Mesmo assim eu tinha algumas dúvidas em relação ao futuro, foi quando um colega de outro fórum me fez este projeto:
Projeto de Paulo Roberto Marasca.
Para mim este projeto ficou muito bom, o que acham?
Críticas, sugestões, dicas...
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 11:30 am Assunto: |
|
|
Belo projeto,parabéns ao Paulo
Mãos a obra Cláudio
abração _________________
 |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 11:30 am Assunto: |
|
|
Já pensou em retirar a pedra e deixar ela com as raizes expostas (neagari)? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 12:43 pm Assunto: |
|
|
Cláudio,
realmente antes da poda para o novo projeto havia algo errado com a planta, sobretudo a falta de conicidade do tronco. Foi uma ótima sacada!! Parabéns pelo trabalho até agora...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 8:56 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
Valeu, vamos ver como é que vai ficar...
Stokmann,
Acho isto um pouco viável, ela possui 3 raízes que descem bem agarradas na rocha e vão ao "solo". Sem a rocha ficaria um tripé muito simétrico e reto que não combinaria com as discretas sinuosidades do caule... Essa rocha pode ser ruim mas tenho que aturar...
Edson,
É isto mesmo, não dava para ver nada de interessante, nem eu sei o porque que ficou daquela forma, afinal fui eu quem criou desde estaca e coloquei na rocha... A brotação, a reestilização e o projeto do Paulo estão salvando esta muda...
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 10:19 am Assunto: |
|
|
talves se vc colocala mais funda no vaso mostrando um pouco menos o tamanho da rocha ajudaria na parte visual da planta, e qto ao projeto ficou muito bom.
acho que pode seguilo com certeza. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 9:45 pm Assunto: |
|
|
Cláudio,
sua planta está muito boa. As raízes estão bem agarradas e com boa grossura. Uma pena a pedra ser pequena e aparecer toda como está. Cubra ela um pouco quando for trasplantar. Tire outras fotos em outros ângulos para vermos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 11:55 pm Assunto: |
|
|
Cláudio,
você poderia pensar em fazer uma pedra artificial ou um lajedo artificial que se moldasse melhor à raiz...
Esse trabalho do Marcelo Duprat pode dar uma idéia do que estou sugerindo:
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:26 am Assunto: |
|
|
Flávio,
Isto deverá ser feito realmente, o que acontece é que vou desbastando sem ter muita noção do tamanho da rocha e também para averiguar o agarre. Pelo menos deverei subir um centímetro acima do torrão.
Abraços,
Darkaso,
Como falei a pedra será coberta, o agarre é um dos melhores que já consegui, são três raízes que descem bem coladas na rocha. Deverei tranplantá-la para um vaso menor e então mostrarei outros ângulos.
Abraços,
Edson,
Essas rochas artificiais são uma boa opção, mas como o agarre está bem feito acho que mexer não seria muito viável. Prefiro usar este tipo de recurso em casos em que as raízes ficam soltas nas rochas naturais.
Abraços,
Claúdio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:52 am Assunto: |
|
|
Oi Cláudio,
Tenho quase certeza que se você optar por uma frente em que mostre as três raízes que descem sobre a rocha, vai ficar melhor
Parabéns pelo trabalho! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 7:35 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
Hoje eu podei a planta e passei para um vaso menor, para arrumar os galhos e densificar a folhagem. A visão em que as 3 raízes ficariam expostas é a posterior e todo caule, bem como o arranjo de galhos não se adequam a este novo posicionamento, em breve postarei uma foto confirmando isto.
Conforme falei acima podei os galhos e a raiz dessa árvore, retirando-a do vaso preto e colocando em um vaso provisório de bonsai. O vaso é provisório mesmo, só para começar o treinamento e adequação das raízes, no futuro pretendo um vaso redondo ou ovalado mais raso e de alta temperatura.
Minha grande dúvida neste momento é o primeiro galho que nascendo nesta região foi direcionado conforme se vê. Devo deixá-lo e adequá-lo ao resto da árvore ou retirá-lo mantendo o projeto original?
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:08 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, bela evolução, bela planta, se fosse minha deixaria o galho para engrossar mais... mas acho melhor vc tirar suas próprias conclusões né... vc é que sente a planta...
Abração |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:15 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, eu acho que o 1o galho dela é realmente o 2o, além de ser mais fino, n está bem localizado, sendo que se tirá-lo, a planta n perderia em estética nem em estrutura. Minha opinião.
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 12:20 am Assunto: ulmos sugest |
|
|
OLÁ CLAUDIO
parabens sua planta esta ficando uma belesa,belas sugestôes
ja foran aqui colocadas pelos colegas vou colocar a minha como
mais uma opçâo para voce
seria voce alporquiala a uns 2ct abaixo da forquilla das raizes
asim voce poderia abaixalo e têr um bonsai menor ou aproveitar
as raizes para compor mellor as raizes con a pedra,
sugiro tamben q vc faça logo o acabamento do corte do tronco
um grande abraço P;V
[/list] |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 8:19 am Assunto: |
|
|
Eu concordo com o fabiano, ficou meio estranho esse primeiro galho nessa posição, além disso os dois parecem estar à mesma altura...
O négocio agora é podar esse galho e dar um acabamento melhor naquele corte do lado direito...
Quanto às raizes, acho que vc pode estimular o crescimento de novas raizes fazendo pequenos furos nelas e cobrindo com esfagno embebido em enraizente...dai então oriente como quiser, acho que vai parecer mais natural, é uma solução já que como vc diz o lado que onde aparecem todas as raízes não se adequa ao estilo.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
|