 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 6:40 pm Assunto: Alicates bola e côncavo, qual a diferença ? |
|
|
Pesquisando para encomendar algumas ferramentas, fiquei em dúvida quanto à diferença entre os alicates bola e côncavo. Pela descrição do site, não me pareceu haver muita diferença quanto à utilização dos dois. Na melhor das hipóteses, fiquei com a impressão que bastaria a aquisição de um dos dois, preferencialmente o bola.
O que vocês acham? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

Registrado: 15/11/05 Mensagens: 186 Localização: Assis - S.P.
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 3:09 pm Assunto: alicates |
|
|
Sambarilove,
Em primeiro lugar o alicate bola e concavo são os mesmos.
Os que você mostra na foto, são respectivamente o de corte lateral e depois o côncavo ( bola ).
O primeiro ( lateral ) serve para cortar galhos e até fazer poda não muito refinada o que exigiria uma tesoura específica; o segundo é para o acabamento dos cortes feito pelo primeiro.
Você faz um corte como o nome diz ( concavo ) para que a cicatrização da ferida tenha uma melhor cicatrização sem deixar marcas feias e indesejáveis, os dois são necessários, vai perceber com o tempo e com a experiência.
Espero ter ajudado, se quiser comprar um por vez eu indicaria o bola ( côncavo ) porque o trabalho feito por ele não é tão fácil de ser substituído por outra ferramenta.
Abraço _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 2:37 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelos esclarecimentos.
Estava me baseando na terminologia do Dallas Bonsai Garden, onde o primeiro alicate é um "concave cutter" e o segundo é o "spherical knob cutter".
A observação serve como alerta àqueles que eventualmente pretendam encomendar essa ferramenta. Saber que o que chamamos de "alicate de corte lateral", lá nos States é o "concave cutter".
Interessante que há também o "spherical concave cutter" que, pela descrição, faria o papel do "corte lateral" e o do "bola" juntos. Mas sem muita economia porque o preço é pouco menos do que a soma do dos outros dois. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Sambarilove escreveu: | Estava me baseando na terminologia do Dallas Bonsai Garden, onde o primeiro alicate é um "concave cutter" e o segundo é o "spherical knob cutter".
A observação serve como alerta àqueles que eventualmente pretendam encomendar essa ferramenta. Saber que o que chamamos de "alicate de corte lateral", lá nos States é o "concave cutter".... |
Olá Sambarilove
Isso acontece porque efectivamente existem dois (02) alicates de Corte lateral, sendo que um deles é precisamente côncavo .
O meu era apenas de "corte lateral", e gostava bem dele, de facto talvez fosse das ferramentas mais importantes que possuia pelo uso que lhe dava.
Na verdade, substituia todas as minhas tesouras na maior parte do tempo, coisa que por exemplo, não acontecia com um alicate concâvo em que este é utilizado para uma tarefa bastante especifica e muito de tempos a tempos, salvo se o bonsaista tiver muitas árvores.
Mesmo assim sempre poderá pedir emprestado a um colega e optar por comprar outra ferramenta que lhe faça mais falta, ou quem sabe aquele vaso "xpto"para o Bonsai predilecto.
Exemplo do alicate de corte lateral...embora muitas vezes se possa ver incluido nas tabelas comerciais junto dos concâvos, como pode ver é mais longilineo que o lateral que colocou, não é verdade? tem funções diferentes...e torna-se mais notorio essas diferenças consoante for o seu tamanho....nem pior nem melhor, apenas mais um.
exemplo Alicate concâvo]
ambos in: http://www.luso-bonsai.com/seccao2.php?id=13
Eu infelizmente na semana passada tive um incêndio em casa e não consegui salvar a minha caixa de ferramentas de Bonsai...foi-se quase tudo ...mas enfim, outros valores se levantaram e bem mais importantes.
logo, logo está na mesma , só que agora com uma ligeira diferença...já me passou a impaciência do inicio e como tal vou adquirir, mas "made in Japan" .
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 12:24 am Assunto: |
|
|
Grato Castro.
Esclarecedoras as suas informações. Estou me sentindo quase um expert e, com certeza, em condições de escolher as ferramentas mais apropriadas para o meu caso. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 12:35 am Assunto: |
|
|
Castro,
Esqueci-me de um comentário paralelo: comparando, verifiquei que, pelo nosso câmbio, os preços aí de Portugal são o triplo dos preços pedidos pelo http://www.dallasbonsai.com/store/bonsai_tool.html ! _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 11:06 am Assunto: |
|
|
Amigos,
uma coisa me parece cristalina neste pouco tempo (menos de 2 anos) que venho tentando fazer alguma coisa nesta arte: estes dois alicates são de primordial importância!!!
É fácil ver nas minhas mudas mais antigas, os defeitos causados pela falta de uma ferramenta adequada, como por exemplo, cicatrizações com calombos...
No fórum FAÇA VOCÊ MESMO tem algumas sugestões para ferramentas alternativas. Isso ajuda devido à nossa falta de grana e dos altos preços dos alicates e tesouras. Mas se você quiser fazer um bom trabalho, tem que enfiar a mão no bolso
O meu próximo projeto é adquirir primeiro um alicate bola e depois um de corte lateral. Mesmo que não sejam os maravilhosos Made in Japan de aço inox
Grande abraço a todos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|