|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Qui Fev 21, 2008 7:38 pm Assunto: Acerola |
|
|
E esta o que azer?
 |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 3:01 am Assunto: |
|
|
Rafael, tudo bem?
sua acerola ela não apresenta um estilo definido, o tronco cresce com uma pequena curvatura e depois segue reto e apresentando a mesma espessura.
o importante no Bonsai é buscar uma certa conicidade, uma espécie da afunilamento gradual da copa, deixando o visual muito mais harmônico.
sugiro que coloque em um vaso grande de educação, ou pode ser escorredor, e no momento certo faça uma poda baixa. pode aproveitar aqueles brotos mais baixos pra trabalhar a nova copa. a acerola aceita bem uma poda drástica.
Aqui no Triângulo Mineiro temos duas estações praticamente, uma chuvosa e outra seca com um pouco de frio. as acerolas aqui param de brotar neste período seco ( que começa por volta de abril ou maio), e voltam a crescer no começo de setembro. Eu sempre mudo as minhas acerolas em setembro, que seria o começo da primavera.
Procure ver o clima da sua região e veja a melhor epoca pra fazer a mudança pra um vaso maior.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 6:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael,adoro acerolas
O Paulo disse tudo,se fosse minha cortaria acima desse primeiro galho,e com ele trabalharia o futuro bonsai
abração _________________
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 12:11 pm Assunto: |
|
|
Concordo com os amigos acima  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 3:41 pm Assunto: |
|
|
Como vai Rafael,
Eu também cortaria acima do primeiro galho (tentaria aproveitar a parte superior cortada) e daria uma curvatura ao galho secundário por sobre a linha base do tronco, tentando um futuro moyogi.
Abraços
Franz |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 9:38 pm Assunto: |
|
|
rafael,
a minha sugestão é podar logo acima deste primeiro galho à direita, incliná-la para a esquerda e esperar as brotações...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|