Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO
Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 1:05 am Assunto: Ficus e cavalos |
|
|
Pessoal,
Estava com este ficus benjamin que se encaminhou a revelia depois de perder uns ramos importantes naquelas teimosas tentativas de aramar esta especie. O suiban nao estava adequado pois tinham muitos espaços vazios. Coloquei ele no suiban na verdade porque estava interessado em trabalhar com estas pedras. Elas são fáceis de compor porque partem nos veios com muita facilidade. Apesar e que é dicil criar uma base reta.
Dai ganhei uns cavalinhos de meu cunhado. A principio achei que tinha ganhado um problema pois teria de fazer uma composição para eles, mas creio que, pelo contrario, eles resolveram o problema desta composiçaõ.
Vou cuidar dele ai. Os ficus engordam bem mesmo em vaso e o morrinho contem bastante substrato. O detalhe é que dei um talho depois do primeiro galho buscando aproveitar a tecnica de engorda de ramos que li aqui no forum.
Espero que gostem.
_________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Sáb Set 22, 2007 8:22 pm; num total de 2 vezes |
|
|
|
darkaso PARTICIPANTE
Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
boa paisagem. Ficou muito interessante e os cavalinhos ficaram de um jeito bem natural. Parabéns. Para a aramagem dos galhos é importante que o faça quando bem novos ainda. Se deixar para mais velhos é certeza de quebra.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
|
ARQPATRIK 4.o PASSO
Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 5:20 pm Assunto: |
|
|
Bela paisagem, só acho que faltou um lago para os cavalinhos, bom mas ai teria que ter um suibam maior, talvez no futuro poderia fazer isso.
Parabens pelo trabalho!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
|
darkaso PARTICIPANTE
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 6:58 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
agora é que vi o título do tópico como fícus benjamina. Na verdade te passei as informações para o fícis boni, pois a foto se parece muito com ele. Não creio ser o benjamina, dê uma conferida.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
|
duprat 5.o PASSO
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 8:56 pm Assunto: |
|
|
Agradeço a observação. De fato, confesso que não sei. Chutei. E mal. Péssimo. "Benjamin"? Isso existe? Há! Aquela coisa de extensão para tomadas, quem sabe?....
Benjamina é o que queria dizer. Mas mesmo assim no por assim dizer, no vago. É aquele fícus que quebra fácil quando tentamos modelar com arame. ...
Desentendido. Sempre tive muitos problemas com nomes. Quando dei aulas de desenho anatômico era um inferno. Mas a turma saia sabendo em que ponto do osso cada músculo ligava e que movimentos isso fazia.... Titulo de livro, filme, nome de aluno. Tudo não gravo. Um quadro, um rosto, um bonsai não esqueço. Memória visual, sei lá. Essas coisa que nossa natureza não deixa escolher. ...
E o pior é que se puxar pela memória lembrará que tratei durante anos um falso anão como se fosse simpaku. Aqui não dá para ter este tipo de equívoco. É boni então? Folha miudinha e que quebra fácil na base do ramo? _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
|
duprat 5.o PASSO
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:10 pm Assunto: |
|
|
Caro Darkaso,
aproveite e me tire uma dúvida que não encontrei resposta no tópico sobre criação e engorda de ramos. Nestes cortes que efetuamos nos troncos se coloca pasta cicatrizante?
Caro ARQPATRIK,
Um laguinho é uma boa idéia. E crio que dá tudo neste suiban mesmo. Vou tentar.... _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
|
darkaso PARTICIPANTE
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:36 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
sendo quebradiço assim com certeza é o boni. Arame os galhos ainda finos que ele aceita.
Se estiver falando das incisões acima de galhos para engordar não precisa. O corte é muito pequeno e não necessita. Se for de galhos comuns apenas os mais grossos. O boni seca o galho quando se corta, por isso costumo fazer as podas abaixo da folha ou ramo que não preciso, ficando um toquinho acima de onde quero que brote. Assim dá tempo de iniciar a brotação até que o galho seque, mas assim preservando o local que eu queria o broto.
|
|
|
Wander Rodrigues Oliveira
|
Enviada: Dom Set 30, 2007 7:04 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
Gostei do seu trabalho!
O ficus é realmente o "Boni".
Gosto muito de colocar miniaturas de animais em meus trabalhos, em breve colocarei algumas fotos no Forum.
Se for possível, gostaria de saber onde seu cunhado encontrou esses cavalinhos e como consegui-los.
Tenho uma boa coleção, mas esses eu não conhecia!!!
Grato e até a próxima
Wander. _________________ Wander Rodrigues Oliveira |
|
|
|
duprat 5.o PASSO
|
Enviada: Qui Out 04, 2007 10:56 pm Assunto: |
|
|
Vou perguntar na próxima oportunidade onde ele conseguiu. São provenientes da china e ceramica branca. Pelo que me falou foi barato.
mas com certeza a loja é aqui no rio. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
|
|