FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

É possível fazer bonsai de Sete-Copas (Terminalia catappa)?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nellie Santee



Registrado: 06/02/08
Mensagens: 17
Localização: Goiânia

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 12:34 pm    Assunto: É possível fazer bonsai de Sete-Copas (Terminalia catappa)? Responder com citação

Se é possível, o quanto difícil é? É uma árvore que eu gosto muito e imagino que deva ficar uma gracinha em miniatura, mas não consigo imaginar como fazer para evitar de ela crescer demais ou ficar com as folhas gigantes...

Smile Nellie
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Nellie

Seria um desafio criar um bonsai de qualidade com a Terminalia catapa. Acho que o crescimento e o posicionamento de galhos poderiam ser bem conduzidos por podas adequadas. Depois de finalizada esta estrutura básica, começaria a parte mais difícil, a redução das folhas. Mesmo em um bonsai de tamanho grande seria necessária a redução, para conferir alguma harmonia. Considerando partir de folhas com 20 cm, ficaria muito boa uma redução de 10 vezes, que pode ser conseguida com a aplicação de boas técnicas de cultivo e desfolhas. Em algumas plantas, como a carambola, alguém conseguiu uma redução de 50 vezes. Portanto, fazer esta redução de 10 vezes em Terminalia seria um desafio e tanto, mas nada impossível!
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nellie Santee



Registrado: 06/02/08
Mensagens: 17
Localização: Goiânia

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Bom Ferreira, vou deixando minhas mudinhas de Sete-Copas crescendo, e se algum dia achar que dou conta do recado, com certeza mostro alguma coisa aqui no fórum.

Obrigada!

Smile Nellie
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/02/08
Mensagens: 121
Localização: Santa Maria - RS

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

LEGAL,


Essa árvore é linda. Acho que ficaria legal até com as folhas meio grandes, pois afinal é a representação da árvore. Por outro lado, acho que a redução das folhas deve ocorrer sim, só que pode levar mais tempo que as outras, assim como o flamboyant, por exemplo.

muito legal! Laughing
_________________
___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil