FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Glicínea! (agora detonada...19/09)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 7:09 pm    Assunto: Glicínea! (agora detonada...19/09) Responder com citação

Olá pessoal!

Estou cuidando desta glicínea há uns 3 anos e agora preciso tomar algumas decisões:
-Trocar de vaso ou passar para vaso de bonsai
-Diminuir a altura ou não
-Se passar para vaso de bonsai terei que mexer muito nas raízes. Pelo que ouvi dizer não se pode mexer muitos no sistema radicular.
-O fato é que meus conhecimentos de Glicínea são um "zero" a esquerda. Nada sei sobre elas.
-Como ela está terminando a florada e com as folhagens vindo intensamente, devo deixar para trabalhar no proximo ano?

Alguém pode me ajudar dando dicas e coordenadas?

JANEIRO-2008

SETEMBRO-2009

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

Editado pela última vez por Elio em Sáb Set 19, 2009 9:59 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Élio,
muito bonita essa planta hein.
Tb nao sei nada sobre ela e sou iniciante no bonsai.
Ta no estilo Literati??
Ta bem legal!!!
Parabéns..
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Essa espécie é muito linda....seu exemplar esta fantástico!!!

Pelo o q eu observei nos exemplares da internet, estes costumam estar em cerâmias mais profundas...

acho que o seu exemplar ja merece uma cerâmica....

Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz um projeto...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

olha só que lindo....

Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

essa eh uma planta muito bonita
onde você encontrou?
ficou legal o estilo dela, acho que só falta definir a copa, mas assim ja ta linda Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Élio, seu exemplar está lindo demais.

Segue, abaixo, uns exemplos que achei legal para seu exemplar lindo.

Abraço amigo.
leandrotaffarel@hotmail.com
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!
Nivorley! Que bom que gostou!
Literati não dá porque tem muita área verde, embora o tronco esguio sugira isso. Por isso que estou a procura de sugestões.

Olá Thiago. Obrigado pelas sugestões de vaso. Acho que no próximo transplante poderá ir para um vaso definitivo.
Cara, o que é isso nesse jardim! Absolutamente atordoante!

Matheus, comprei de mudinha, num viveiro aqui em Curitiba. Tinha 5 mas acabei dando 3 e só fiquei com 2. A outra não tá muito legal, acho que irei plantar no jardim.(Exigência da minha esposa...........rsrsrs)

Olá Taffarel! Tudo bom, cara?
A segunda é a que mais se aproxima do que posso fazer.
A primeira tem um tronco muito legal mas, ainda muito distante do que a minha pode chegar.
Dá pra ver que tem que ser vaso fundo. Notaram?

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Estou bem caro amigo.

Todos os bonsais lindos de glicinia que eu vi pesquisando
pela net, sempre tem vasos profundos. Também
tenho pouco conhecimento dessa planta.
Vou pesquisar , e daqui uns dias digo a você qual o motivo
disso, e se é preciso usar vaso fundo.

Abraço.
leandrotaffarel@hotmail.com
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 12:38 am    Assunto: Responder com citação

Bah Elio, que planta difícil.
Enquanto não vem nada a cabeça, segue referências que encontrei na net:
"Pertencente à família das Leguminosas, a glicínia ‚ uma planta trepadeira de grande valor ornamental.
Planta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações branca, lilás ou rosadas. São três as espécies disponíveis: Wisteria sinensis, Wisteria floribunda ou multijuga e Wisteria macrostachya. A espécie Wisteria sinensis, nativa da China, apresenta cachos de flores com tamanho que não ultrapassa 30 cm. Já a Wisteria floribunda ou multijuga produz cachos floridos que podem atingir até 45 cm.
A glicínia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado também através de sementes, apesar da floração ser mais demorada.
A planta necessita de sol direto para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, não é muito exigente, mas o ideal para o cultivo é o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.
Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco.
As podas, que devem ser realizadas durante os meses de abril e maio, é que vão determinar o formato da planta. De qualquer forma, a glicínia vai precisar ser tutorada para que seu crescimento seja ordenado.
Pode até ser plantada em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das raízes"

Aqui no forum um post sobre a planta:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3970&sid=9250582e0b78bde980d990679e129986

Aqui uma ficha do site da BonsaiSul de Porto Alegre:
http://www.bonsaisul.com.br/artigos.php?id=27

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 7:29 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Tenho algumas glicínias e o que eu posso te dizer é o seguinte : eu nunca tive problema com poda de raízes, inclusive cheguei a diminuir muito o torrão sem problema algum. Pega com relativa facilidade por etacas, se feitas na época correta, até mesmo estacas mais grossas. Agora em questão de estilo é complicado. Neste teu caso acho que compensa manter o trabalho que já vem fazendo. Ela é uma planta que precisa manter certa altura em relação ao vaso, visto que suas flores são em forma de chachos. Ela também prefere vasos profundos, assim sendo estilos aproximado de hankengai ou shakan sempre são mais convenientes, pois projetam a planta para fora do vaso e deixam a floração mais livre. Leve em consideração que é uma trepadeira, e por este motivo emitira longos pendões agora quando da brotação nova, que para o engrossamento do tronco deverão ser mantidos, por isso sempre é conveniente um vaso que possa manter a planta estável.
Em suma, você deve conduzi-la mais num estilo naturalista, esqueça estilos com maior rigor, pois será praticamente inviável. Leve em considerção que o maior a atrativo desta espécie é a floração, então opte por privilegiar este momento, deixando de lado o quesito estilo.
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Nossa amigão que planta linda, dando uma compactada na copa ela vai ficar maravilhosa! parabéns. Essa não conhecia!
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Nossa amigão que planta linda, dando uma compactada na copa ela vai ficar maravilhosa! parabéns. Essa não conhecia!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Taffarel!
OK, o que encontrar sobre ela, me mande!

Tarcísio! Não conhecia? Taí uma planta difícil de estilizar mas compensa pela bela florada, aliás a florada é duradoura. Mais de 15 dias.

Wilson e Ricardo!
Beleza de orientações que vcs me passaram.
De tudo que entendi, vou transplantar e fazer uma poda de condução em Maio, podendo cortar uns 5o% das raízes. Realmente para compor com a posição dos cachos tem que seu uma planta alta. Quanto ao estilo, como vc disse, não é de se preocupar. Acho que cuidar da saúde dela para ela nos brindar com uma bela florada é o mais importante.

abraço

roney

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 5:12 pm    Assunto: Roney Responder com citação

Boa Noite Elio
Parabens pela sua Glicinia, essa é uma das minhas favoritas, tenho uma na terra já há 5 anos mas como só começa a florir ao fim de 10 anos continuo há espera.
Este ano fiz um alporque e 3 meses depois já estava com raiz, cortei e transplantei, ali ficou como morta, mas não está morta não, entrou em estado de dormência, se aceitar meu concelho, uma vez que pelo que diz está no fim da floração, não lhe mexa por agora, espere a primavera e logo nos pricipios, quando vir os gominhos a começar a formar, então faça o que quizer, se ela fosse minha eu a cortava nessa ocasião pela metade, assim iria baixar a altura como é obvio, naprimavera ela não vai estranhar e vai rebentar bem, depois a eduque-a conforme mais gostar, mas eu não a deixaria dessa altura de forma nenhuma, embora os cachos de flores sejam grandes, não tem necessidade de a deixar tão alta, me desculpe a minha opinião mas como disse é uma das plantas que eu melhor conheço.
Boa Sorte.
Um Abraço
Roney
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: