 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renan Lopes

Registrado: 24/02/08 Mensagens: 18 Localização: Campo Grande - RJ
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 7:43 pm Assunto: Duvida sobre Ficus. |
|
|
Ola,
Gostaria de tirar uma duvida martelante sobre ficus.
Comprei uma muda a alguns dias, que segue a foto:
como não conheço muito a arvore, fiquei em duvida pq todas a fotos que vejo de ficus, não encontro com o tronco igual ao meu.
por percepção acredito que ao longo do tempo ele vai abrindo o tronco assim acabando com a trança. estaria certo?
serei grato.
abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 8:33 pm Assunto: |
|
|
Renan,
sua planta é um fícus sim, só não consegui distinguir qual pois a foto está pequena. Seu fícus foi trançado, na real não é apenas uma muda e sim três ou mais. Com o tempo elas se fundem e alguns conseguem até perder as marcas do trançado, mas isso demora muito tempo mesmo.
Então respondendo sua pergunta, ele não vai destrançar. Mas dá pra trabalhar como bonsai, apesar dos "puristas" não gostarem muito. Uma dica, ao comprar alguma muda, não compre as que estiverem bonitas, prefira as que estão largadas nos fundos do horto, as vezes elas estão quase por morrer e os vendedores quase nos dão elas Prefira as que estão com raizes a amostra e/ou com o vaso quebrado.
Um abraço e espero ter ajudado _________________ "A Paciência te espera!" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO


Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 9:03 pm Assunto: |
|
|
Ola Renan e Willian,
Pela grossura das folhas, creio que é um Benjamina...se não for, com certeza é o Boni.
O Benjamina não suporta desfolha total, embora seja uma variedade bem resistente.
Como o Willian disse, são três ou quatro mudas trançadas, ou seja, várias árvores em uma.
Solução:vc pode colocar uma garrafa Pet com o fundo cortado em torno do tronco e colocar areia grossa, o que vai estimular o crescimento de raízes aéreas ´´disfarçando´´ as tranças.
Uma ´´raspagem´´ leve nos pontos de contato das tranças também ajudam a fusão delas, embora demore muito tempo realmente.
Qualquer dúvida, é só mandar e-mail, estou à disposição.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO


Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 9:09 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Solução:vc pode colocar uma garrafa Pet com o fundo cortado em torno do tronco e colocar areia grossa, o que vai estimular o crescimento de raízes aéreas ´´disfarçando´´ as tranças. |
Boa sugestão Carlos nunca tinha pensado nisso,com isso pode aproveitar e até tentar um futuro neagari.
Não dá pra ver direito mas fico com Ficus Benjamina.
abração _________________
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Renan Lopes

Registrado: 24/02/08 Mensagens: 18 Localização: Campo Grande - RJ
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 9:45 pm Assunto: |
|
|
Aqui esta uma outra foto maior dela, e a mesma já com uma modificação de tentativa de modelar.
Willian, obrigado pela dica sobre a compra. na hora de escolher peguei a mais bonita mesmo, admito. rS. Porem todas estavam no mesmo preço,
pq achei-a num supermercado. paguei 5reais. enquanto na floricultura estava 18reais.
Carlos, achei bastante interessante as dicas. só que como iniciante não sei direito como fazer o que sujeriu, gostaria se pudesse me explicar melhor como fazer.
Como foi comprada em supermercado, e por ser nova ainda. acho que deveria replantar num vaso maior. o que acham?
E quanto a aramação feita? fiz certo? alguma critica?
A todos muito obrigado. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 9:15 am Assunto: |
|
|
Ai renan,
o lance da garrafa é mole! Pegue uma garrafa pet daquelas de guaraná corte a parte que começa a afinar na região do gargalo e na parte da base. Vai virar uma espécie de canudo grosso, depois você acomode-o em torno do tronco. Se não entendeu vou explicar melhor, coloque como se fosse uma "pulseira larga" em torno do tronco, em seguida preencha a lateral toda com areia de construção (se quiser, pode lavar a areia). Quando regar, regue o vaso e a garrafa juntamente.
Em substituição a areia, pode utilizar o esfagno! _________________ "A Paciência te espera!" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 1:58 pm Assunto: |
|
|
Essa idéia da garrafa pet dá resultado em pouco tempo, fiz isso com um Benjamina Variegata meu e deu certo, em seis meses quase sumiu as tranças. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO


Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 2:11 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | Essa idéia da garrafa pet dá resultado em pouco tempo, fiz isso com um Benjamina Variegata meu e deu certo, em seis meses quase sumiu as tranças. |
Marcos se poder fotografar e mostrar pra gente o resultado
abração _________________
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO


Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 2:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Renan,
Deixe fazer algumas observações bem simples:
-Seu Fícus está muito bonito e com bom tamanho, porém ainda é necessário fazer algumas ´´alterações´´ para que ele possa ser considerado um pré-bonsai ou Bonsai.
-Os Fícus e diversas plantas de supermercado, com certeza não receberam os cuidados ideais desde o transporte do procutor até o supermercado (nesse momento muitos morrem ou perdem as raízes).
-A primeira coisa a fazer é comprar um escorredor de macarrão para que você tenha melhores condições para regar, adubar, aramar,e conseguir um tronco mais grosso (neese processo as traças somem com mais rapidez).A técnica do escorredor e mamadeira estão no site do Atelier... www.atelierdoboonsai.com.br em Bonsai e depois em um dos artigos você encontra ESCORREDOR E MAMADEIRA ...lá embaixo da página.
-Feito isso, você deve providenciar um novo substrato...eu utilizo 40% de pedriscos;10% de caco de telha,10% de areia grossa e 40% de terra misturada com húmus de minhoca (o húmus deve ser colocado no forno por 40 minutos para elminar ovos de minhoca).
Mas o conceito de substrato depende de cada um... lá no site, antes do artigo da MAMADEIRA tem um artigo sobre SUBSTRATOS e, a partir daí vc forma o seu conceito...mas uma coisa é unanimidade...o substrato deve ser bem drenante (vc deve conseguir perceber a água caindo por debaixo do escorredor logo que colocá-la em sua planta, sem acúmulo, entende?).
-Com escorredor e substrato faça uma VERIFICAÇÃO na situação da sua planta.
Olhe as folhas e galhos e perceba se há indícios de alguma praga (pontos brancos,poeira branca, ferrugem, etc..).
Depois tire a sua planta do vaso...retire o torrão de terra e verifique se as raízes possuem algum tipo de fungo (pontos brancos).
-Agora é hora de promover o TRANSPLANTE para o escorredor:
1 - Misture os componentes do novo substrato
2 - Tire(corte com tesoura) um pouco do excesso de raízes (no máximo 20/30%)...nesse momento vc pode colocar por baixo o canudo da garrafa Pet que o William mencionou (cortar o funil e o fundo da garrafa PET , ok)...e deixé-la em volta do tronco.
3 - Coloque um pouco de substrato no fundo do escorredor, coloque a planta por cima e cubra com mais substrato até a borda do escorredor.
4 - Acho que ainda não é hora de aramar...seria interessante você retirar os arames e podar um pouco os galhos mais altos (de 5 a 8 cm).
5 - Com uma bacia, ou balde...encha o recipente de água e mergulhe o seu escorredor na água, até parar de soltar bolhas.
Pronto...vc já fez a transição para o escorredor e agora sim, desenvolverá seu pré-bonsai...acompanhando o crescimento , adubando, podando e aramando.
Deixe sua muda por 15 dias fora do sol (pode ser em lugar claro)para que as raízes cortadas se recuperem e as folhas podadas também e vá colocando gradualmnte no sol (1h,2h,3h por dia e assim por diante)...
NUNCA DEIXE SEU BENJAMINA SEM FOLHAS...quase perdi um assim.
Coloque a areia grossa na garrafa PET e vá regando ali dentro e por fora.
Enquanto estiver longe do sol, regue a cada 2 dias, depois todo dia no calor sempre verificando se o solo na parte de cima está seco (se estiver úmido não regue, seria excesso).
O resto, depois que a planta estiver no sol é paciência e observação...
Escolha um estilo a seguir (lá naquela página acho que é o 4º artigo- ESTILOS).
Vá direcionando com podas e arame aquilo que você deseja para o futuro.
Notei que na sua aramação, você somente afastou uns galhos e deixou para cima, mas a aramação visa corrigir o caminho de um galho ou redirecioná-lo para onde você quer...mas isso você adquire com o tempo.
Estou à disposição no meu e-mail...poste sua dúvida aqui e me avise por e-mail e a gente vai conversando, ok?
Um grande abraço e muito sucesso com sua planta e com as que vierem por aí..rs _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO


Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 4:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Renan,
Tirei fotos de um Fícus Variegata só para você visualizar a questão da garrafa Pet.
A areia aqui utilizada não é a ideal (muito fina)...o ideal é a areia mais grossa, ok?
Usei metade da garrafa porque a planta é bem menor, acho que na sua deverá usar inteira.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Renan Lopes

Registrado: 24/02/08 Mensagens: 18 Localização: Campo Grande - RJ
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 5:08 pm Assunto: |
|
|
Ola carlos.
É no caso a minha seria maior mesmo.
Pode deixar usarei areia mais grossa.
Estava moendo o tijolo paro o substrato de forma tradicional(martelando. rSrS)
Aqui perto, vende a terra já com humus de minhoca. serveria?
abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO


Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 5:18 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Sim, serviria, mas aí você tem duas situações:
1 - Coloca no forno e pode diminuir a biologia da parte que é terra.
2 - Você coloca sem deixar no forno e, nesse caso, podem nascer minhocas....
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 8:27 pm Assunto: |
|
|
Alberto não estou com ele em minha casa no momento, pois estou meio sem espaço, de tantas mudas, está no sítio do meu sogro, quando for lá vou fotografar para você, valeu!!!!!!! _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO


Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 9:08 pm Assunto: |
|
|
Que aula Carlos agora é mãos a obra né Renam,quer dizer mãos na planta
Marcos esquenta não,quando der posta pra gente valeu
abraçoss _________________
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
Carlos, atencioso como sempre e muito bem intencionado, que aula mesmo! É praticamente uma matéria completa, incluindo a verificação de pragas... muito bom.
Apenas tenho à acrescentar que não sabemos de onde Renan está teclando, sendo assim meio perigoso dar-lhe uma receita de substrato pronta, ainda mais que esta indicada pelo Carlos, no meu caso, acho que seja um pouco ácida demais, muita terra, creio eu, e procure não usar esta terra adubada pronta de floricultura, no máximo uma terra granulada utilizada para plantar verduras, tipo terra vegetal, peneirada, usando apenas a parte mais granulada, senão em pouco tempo vc terá seu substrato compactado.
No mais, me perdoem a intromissão, grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|