|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Baena
|
Enviada: Sex Jul 11, 2008 5:36 pm Assunto: Piracanta sem estilo |
|
|
Pessoal,
Esta é uma piracanta que está com a minha esposa a quase 3 anos. Antes de me envolver e entender um pouco mais sobre bonsai, esta arvore sofreu pelo menos duas podas em floriculturas sem nenhum critério.
Estava sem idéia do que fazer quando vi a postagem da piracanta do zorer, dai me ocorreu de retirar toda esta estrutura da direita, bem rente ao tronco principal, o problema dai seria a grande cicatriz que ficaria, visto que o galho é bem grosso.
Ela ficaria apenas com o tronco principal que ainda seria reduzido em torno de uns 4 cm na sua altura, tem uma boa grossura na base e ficaria com boa conicidade, e aproveitaria a parte mais alta e reta à direita para fazer mais uma arvorezinha. A do zorer tem o estilo moyogi, a minha seria o estilo shakan? Pois ela tem o tronco inclinado para tras como se pode ver na segunda foto, teria que ser mudada a frente da planta.
Alguem teria outra sugestão? Eu teria que deixar ela se recuperar mais para fazer isto visto que esta um pouco judiada? Faço a desfolha nela agora?
Eu quero aproveitar esta postagem e compartilhar com os amigos esta maravilha. Próximo à minha casa em Curitiba tem uma rua repleta destas árvores que me disseram são cerejeiras mas não dão frutos, nesta época do ano elas estão assim:
Eu só estou esperando uma oportunidade para pegar uns galhos e fazer algumas estacas, vamos ver se vai dar certo...
Abraços |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jul 13, 2008 5:10 pm Assunto: |
|
|
Oi Baena
Para você conseguir um resultado melhor, seria bom transplantar para um vaso grande ou o escorredor/mamadeira
Acho que a melhor opção é mesmo uma poda radical. Com uma inclinada e as novas brotações você poderá estilizar um belo moyogi:
Temos um grande exemplo de bonsai do amigo Valdir neste tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=4849
Estas belas árvores das fotos são realmente cerejeiras. Espécie bem tradicional na arte bonsai! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|