FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira Sabará- Duvidas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ghnouer

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 9:46 pm    Assunto: Jabuticabeira Sabará- Duvidas Responder com citação

Estou começando na arte do Bonsai....Já li diversas materias aqui no site e em outras fontes, mas estou com algumas duvidas que talvez alguém consiga esclarecer.

Comprei uma muda de Jabuticabeira Sabara de 35cm de altura muito bonita para ser minha primeira planta... Estava querendo colocá-la no escorredor para engrossar e desenvolver a planta. Como substrato ainda no escorredor estava pensando em usar: 40% de areia grossa lavada, 30% pedrisco 3mm, 10% de vermiculita, 20% de rendmax floreira ou terra vegetal.

No vaso de plastico que ela esta acondicionada atualmente o substrato parece bem compactado por isso pergunto: Será que transplanto para o escorredor agora, ou aguardo a primavera? Se optar por transplantar agora, devo ou não mexer no torrão e fazer uma leve poda nas raizes? Sei que o tema substrato é polemico, mas em linhas gerais o que acharam do substrato proposto?

Um abraço a todos GHN
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ghnouer

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tentar postar uma foto dela...

Editado pela última vez por ghnouer em Ter Abr 08, 2008 11:14 pm; num total de 3 vezes
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Oi GHN...

Achei interessante sua jabuticabeira!... Wink ... Acho que poderá resultar num bonito bonsai!... Rolling Eyes
Sobre a composição de substrato que voce propõe para o escorredor, quando voce fala em 40% de areia grossa e 30% de pedrisco, isto equivale a dizer 70% de pedrisco e, no mínimo por 2 motivos, te sugiro um pouco diferente:... Rolling Eyes
1- se voce quer acelerar o desenvolvimento da planta, acho que o substrato deve ser mais rico, talvez algo como 30/40% de pedrisco e 60/70% de terra vegetal não peneirada (a peneirada é ruim para drenagem)...
2- a jabuticabeiras gostam de muita água e a sua proposta com 70% de pedrisco ou areia grossa teria menos capacidade de retenção de água. Pessoalmente prefito não usar vermiculita alguma na composição, pois acho que ela tende a deixar o substrato encharcado, empapado... o que acaba prejudicando a drenagem... Rolling Eyes

Por fim, quando algum iniciante fala em colocar a 1a. planta num escorredor, eu acho que este procedimento é legal para voce acompanhar o efeito... embora o resultado visivel sómente ocorra em alguns anos!... Rolling Eyes
Ainda que a paciência seja a regra numero 1 no bonsai, nada impede que voce trabalhe 2 plantas (talvez 2 jabu) simultaneamente!!... Rolling Eyes
Uma delas iria para o escorredor e, com uma outra, iniciaria os trabalhos de poda, aramação e replantio num vaso de bonsai.... só prá acalmar a ansiedade... e aplicar de imediato as técnicas básicas de cultivo!...

Ainda é tempo que voce fazer o replantio, seja no escorredor, seja num vaso definitivo. Se não fizer agora, sugiro aguardar o fim do inverno...

Boa sorte,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ghnouer

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Charles, fiquei muito contente em ler sua resposta... Primeiro porque foi um trabalho seu com uma jabuticabeira que me motivou a comprar minha primeira muda nesta espécie. Maravilhosa aquela sua arvore, parabens !!!

Quanto a suas sugestões sobre substrato, já estou providenciando e realizarei o transplante este final de semana conforme sua recomendação.

Quanto a ansiedade do iniciante de trabalhar outra planta já formada, estou bem tranquilo em relação a isso. Na verdade não tenho pressa em relação ao aprendizado...sei que o percurso é muito longo mas minha idéia é curtir o caminho...Já comprei na Amazon alguns livros sobre bonsai e quero estudar com calma, antes de pensar em fazer alguma coisa. De qq forma ainda quero adquirir uma muda/ou talvez um prebonsai de ficus benjamina ou retusa e quem sabe um acer palmatum mais para frente. Conheço um lugar que possui Yamadoris lindos por isso tbm estudo esta possibilidade mais para frente...quem sabe daqui alguns anos. Um abraço a vc. Depois posto algumas fotos melhores após o transplante.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 10:19 am    Assunto: Responder com citação

ghnouer,
gostei da tua jabuticabeira; acho que dará um bonito bonsai!!
Quando for fazer o transplante, cubra aquelas raízes aparentes com o substrato. Isto fará com que tenhas um nebari mais robusto no futuro...
Abraço.
Edson.
ghnouer

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz o transplante para o escorredor no Domingo na hora do almoço seguindo as orientações do Charles com relação ao substrato...Foi bem fácil de soltar a terra que estava no torrão embora ele parecesse compactado na superficie do antigo vaso. Eu simplesmente tive que balançar a planta pelo caule principal e a terra foi caindo (espero que não tenha problema fazer isso?). Tinha bastante raiz fininha (absortivas) e uma raiz grossa pivotante em espiral....Apenas cortei essa ultima deixando ums 2cm da mesma proxima a sua base, apontando para baixo. Ia passar pasta de dente na cicatriz mas acabei esquecendo na hora. Como não estamos no começo da primavera e por medo de não machucar a planta acabei não podando as raizes fininhas apenas as posicionei radialmente no escorredor em contato com o substrato.

Cobri todas as raizes aéreas que eram visíveis conforme o sugerido pelo Edson.

Hoje terça a noite achei as folhas menos brilhantes e um pouco mais enrrugadas ...embora tenha regado bem todas as manhas. O substrato parece umido ainda a noite, e o tempo está chuvoso em S. Paulo. Será que está tudo normal?

Amanha tento postar algumas fotos....
ghnouer

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de mencionar que podei cerca de 20% das folhas logo após o transplante...

Ai vão algumas fotos com o detalhe das folhas....que notei menos brilhantes...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: