Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gilbertofsa
Registrado: 02/07/07 Mensagens: 49 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 8:53 pm Assunto: O que fazer.... |
|
|
Ola a todos. Gostaria de sugestões para desenvolver os exemplares abaixo de Ficus.
Este primeiro foi o único sobrevivente de uma série de estacas:
Este 2º eu achei na rua dentro do vaso só o toco, como não tinha onde abrigá-lo eu cortei o vaso e reenvazei com um substrato mais adequado.
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 10:36 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
Gostei do nebari do segundo exemplar...
Vou ficar de olho nesse tópico, tô com umas 50 mudas de fícus precisando dar rumo..
Abração |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 11:54 am Assunto: |
|
|
Citação: |
Vou ficar de olho nesse tópico, tô com umas 50 mudas de fícus precisando dar rumo..
|
Tá parecendo comigo também,mas não chega a 50
Gilberto,o primeiro a acho que daria um informal,aproveitando essa primeira curva e eliminando esse galho da esquerda que segue reto.
O segundo está com uma base fantástica
Aguarde que virão comentarios e sugestões para ele.
Se quiser coloque ele no espaço Minha árrvore e sua opnião
abraços _________________
 |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 3:07 pm Assunto: |
|
|
A segunda foi um achado e tanto, parabens |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 9:31 pm Assunto: |
|
|
Alberto acho que tá bem cedo de se colocar este tópico em Minha árvore e sua opinião. Acredito que aqui será melhor aproveitado, pois todos podem derepente ter o acompanhamento até o dia de se transferir ele para o outro forum. E a respeito da primeira árvore aonde exatamente eu deveria cortar? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 12:15 am Assunto: |
|
|
Gilberto,
retire o galho da esquerda na primeira foto. Quanto ao segundo, foi um belo achado, está mesmo com um belo nebari, característico do fícus. Neste segundo exemplar, olhando para a penúltima foto, dar um acabamento nesta cicatriz, determinando como novo ápice um dos dois galhinhos logo acima (provavelmente o da esquerda). Mas acho que você deve esperar engrossarem um pouco mais antes de intervir...
Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 6:58 pm Assunto: |
|
|
Fala Edson belesa. Agora seria possível você me dar umas dicas de como fazer para melhorar aquela cicatriz? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 11:31 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
o fícus tem uma cicatrização boa e rápida. Dá pra você desbastar aquela parte seca do tronco com um alicate de corte e com o tempo ir disfarçando. Eu tenho várias plantas com cicatrizes horríveis. Uma coisa que eu descobri é que é imprescindível ter ferramentas funcionais e de boa qualidade para trabalhar as mudas. Estou num projeto de diminuir a cerveja para a aquisição de algumas boas ferramentas...
Qualquer coisa que precisar, estamos aí...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
Registrado: 08/03/08 Mensagens: 79 Localização: Campo Mourão - Pr
|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 12:15 pm Assunto: |
|
|
Ola Gilberto
Quero ainda ter essa sorte de encontrar uma planta com essa sua, creio que ela tem bastante futuro, bela planta.
Sobre a primeira planta eu queria saber o seguinte, eu tentei fazer algumas estaquias de ficus, e nenhuma vingou. Qual o metodo que utilizou para que essa planta vingasse?
Abraços _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 9:01 pm Assunto: |
|
|
Belesa Edson valeu pela dica. Eu tenho uma dremel e vou tentar usar ela para realizar este trabalho. Mas eu vou dar uma pesquisada no forum e ver se tem alguma máteria a respeito. |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 9:07 pm Assunto: |
|
|
Fala Evaldo. Por incrivel que pareça eu fiz várias estacas de ficus tendo todo o cuidado colocando as estacas no enraizador, e depois colocando algumas delas naquelas estufas de garrafa pet como indicado no forum. Outras mudas eu coloquei em vazos. Resultado: destas estacas todas se perderam. E esta que vingou foi a que eu desprezei. Simplesmente peguei ela e enterrei no quintal e lá deixei. E aí esta o resultado um enraização tremenda em pouco mais de 4 meses. |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
Registrado: 08/03/08 Mensagens: 79 Localização: Campo Mourão - Pr
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 9:11 am Assunto: |
|
|
Caro Gilberto
Só mais uma pergunta, a sua estaquia saiu uma brotação inicialmente e depois elas morreram?
Digo isso porque uma das estacas que fiz brotou, mas depois de um tempo cairam a brotacao e ontem fui determinado a arrancar a estaquia do chão por achar que nao ia vingar mais, porem ao esfregar ela com a unha percebi que estava verde ainda, me deu uma "gota" de esperança, Agora vou esperar mais para ver no que da. _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:12 pm Assunto: |
|
|
Evaldo com duas delas aconteceram isso. Começaram a brotar, mas depois elas simplesmente morreram. Mas eu acredito que o motivo foi excesso de água. Ela apodreceram. Deve se ter o máximo de cuidado no item molhar e no tipo de substrato utilizado. O meu substrato estava uma porcaria. Reconheço isso. Acredito que a filha única tenha vingado pela mesma estar diretamente no solo e isso possibilitou o seu desenvolvimento. qualquer coisa estamos aí. Abraçao |
|
|
 |
|