|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo de Lima

|
Enviada: Qui Mar 13, 2008 6:54 pm Assunto: JUNIPERUS PROCUBENS (OU HORIZONTALIS?) |
|
|
Saudações, amigos no Bonsai!!!
Sou um principiante na arte, adquiri minha primeira árvore em 2006 no Horto Nova Conquista e desde então, não parei mais. Contraí o vírus Obcecatus Bonsalis e venho tentando me aprimorar. Já passei pelas fases iniciais da moléstia quando baixei Bonsai, Arte Viviente e li todas as seções de ajuda de todos os sites que consegui achar sobre esta técnica milenar. Finalmente tomei coragem e me registrei no forum.
O que acham de minha Tuia Jacaré? Muito obrigado e um abraço!
Correção... Hospedarei minhas fotos em um site que permita o compartilhamento... Parece que o Picasa não permite mais. Mas tentarei postar ainda hoje. Até mais! |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Paulo de Lima

|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 2:25 pm Assunto: |
|
|
Agora, sim. O que acham desta Tuia Jacaré? (Procubens ou Horizontalis?). Juro que aperfeiçoarei a técnica de tirar fotos, mas por enquanto foi o que consegui. Obrigado!
Comunidade bonsaísta do Atelier do Bonsai (e, especialmente, Fabiano), obrigado pela acolhida e espero um dia também poder contribuir para engrandecer este Forum. Um abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 5:42 pm Assunto: |
|
|
Paulo meu amigo, seu jacaré é muito interessante, vc quer reestilizá-lo?
De quem é este vaso? Embora eu ache ele muito fundo para sua planta, é um lindo vaso.
Caso tenha alguma dúvida, estamos no aguardo...
Abraço.
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Paulo de Lima

|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 8:40 pm Assunto: |
|
|
Sim, gostaria muito de estilizá-lo. Por incrível que pareça eu o comprei como muda em um pote de plástico, não sofreu estilização. Somente retirei alguns ramos para mostrar o movimento de seu tronco mas estou na dúvida se deixo somente a copa principal, podando-a para triangularizar mais ou deixo os outros ramos, dos quais gosto muito.
Quanto ao vaso, adquiri-o na Chácara Tropical, com o Roberto Gerpe, de quem adquiri a muda também. Concordo que é fundo mas como aqui no RJ passamos por um verão muito rígido, achamos por bem não transplantá-lo, somente envasá-lo com o torrão para não sacrificar a planta, por ora.
Poderia me dar algumas dicas? Obrigado e um abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 8:56 pm Assunto: |
|
|
Paulo, eu n gosto de mexer em juníperos nesta época, acho q deve deixar chegar o inverno, ou uma época mais fria, no mínimo meio de outono, caso esteja frio, para dar umas torcidas e podadas neste seu jacarezão!
Enquanto isso, sugiro que vá dando uma viajada na sua planta, desenhe alguns projetos que vc ache interessante para ela, você verá que em pouco tempo, qdo chegar o inverno, terá alguma idéia mais madura para estilizá-la, pelo menos uma linha de pensamento.
No mais, no que precisar, estamos aí...
Abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 9:58 am Assunto: |
|
|
Oi Paulo
Muito boa planta você adquiriu!
O amigo Fabiano também deu boas dicas, então não tenha pressa em mexer nela agora
Deixo uma sugestão, inclinando uns 45º...
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 5:15 pm Assunto: |
|
|
Paulo
Muito bonita sua Tuia.
Gostei muito da dica do Alexandre + o que o Amigo Fabiano falou eu assino em baixo. Temos a vontade louca de começar a trabalhar nossas plantas logo que as adiquirimos e nem sempre isso é possivel.
Por esperiencia própria te falo que é melhor esperar a época certa para um trabalho ou outro em nossos Bonsai. Já perdi alguns por impaciência, e isso é muito frustrante.
Espere, pense e imagine as formas desejadas e chegando a época ponha em pratica seu trabalho.
Grande abraço
Rogério.
Obs: nos mande fotos futuras depois de estiliza-lo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 7:50 pm Assunto: |
|
|
Eu gostei muito da projeção do Alexandre, para variar...porém acho que a princípio deveria deixar aquele 1o galho da direita, dando o mesmo movimento no qual foi feito ao jin, porém vivo.
Caso n goste, mais tarde tem a opção de fazer este tal jin, que tbm ficou muito bom.
Agora amigo, vc já tem até projeção, mas n deixe de pôr seu jeito na planta, algum detalhe só seu...vc terá tempo para refletir....
Abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Paulo de Lima

|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 7:57 pm Assunto: |
|
|
Fabiano, Alexandre, Rogério e amigos do Forum,
Muito obrigado pela atenção ao meu apelo por ajuda. É muito empolgante me comunicar com pessoas a milhares de quilômetros, que têm o mesmo interesse em Bonsai que eu. Receber suas sugestões e conselhos é mais do que especial, é mágico.
Sinto uma emoção profunda e me encho de amor toda vez que passo pela varanda e vejo os Pré-Bonsai que me dão a honra de crescerem e viverem comigo. Sou grato a eles e a Deus por ter achado algo em minha vida que me emociona tanto...
Em japonês, sensei significa aquele que nasceu antes, ou seja, aquele que foi iniciado na Arte antes de nós e que nos orienta no Caminho. Obrigado a todos vocês que me orientaram e daqui de meu lar no Rio de Janeiro eu os saúdo e agradeço.
Um abraço. |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|