FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Terra de formigueiro.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 1:41 pm    Assunto: Terra de formigueiro. Responder com citação

Aew gente!

Eu estava indo ao médico dias atrás e me deparei no meio do caminho com um imenso formigueiro, rodeado por aquela terrinha maravilhosa que as formigas tiram da terra! Hehe. Mas eu tenho uma dúvida em relação àquela terra: Afinal de contas, ela é utilizada pra se obter uma maior drenagem - por conta da sua formação em torrões pequenos - ou pra retenção de água? Eu peguei um punhado na mão, esfarelei e percebi que ela fica muito fina. Oras, se eu a colocar no substrato com o intúito de facilitar a drenagem, quando eu molhar o substrato os torrões vão se dissolver e formar uma terra tão fina que não vai adiantar de nada na drenagem. E se eu colocá-la com o objetivo de reter a água... Bem... Uu não consigo visualizar aquela terra tão fina retendo água. Alguém pode esclarescer esta minha indagação?

Até mais e obrigado aew!

Rodrigo de Matos Silva

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Fala ae Rodrigo, beleza? Eu também ja estive de olho nessa "terrinha", mas uma certa vez peguei um punhado na mão e apertei, ficou como se fosse uma argila, agora também estou na mesma dúvida que você, pois peguei um punhado dessa terra e hoje está que nem argila compacta. Então, creio que seja melhor ter um pouco de cuidado ao utiliza-la. Espero que o pessoal responda e nos tire essa dúvida.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Sinceramente pessoal nao gsoto de utilizar a terra de formigueiro acho a de cupinzeiro muito melhor, so utilizo ela. T+

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

A terra de formigueiro é muito boa, mas só no começo... depois compacta com facilidade... tenho alguns escorredores dela misturada com telha triturada. Funciona dessa maneira.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 9:21 pm    Assunto: Acho melhor não utilizá-la Responder com citação

Aew galera!

Pois é, eu acho melhor eu não inventar de colocá-la não. Pra não correr o risco do substrato não ficar legal, utilizarei materiais mais adequados. Valeu pelos esclarescimentos ai gente!!!

Até mais,
Rodrigo de Matos

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: