|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Out 07, 2007 10:13 pm Assunto: Juniperus Procumbens |
|
|
Oi pessoal....
Fiz recentemente este trabalho com um juniperus procumbens (tuia jacaré), depois de bons anos sem trabalhar este tipo de planta...
O trabalho se resumiu a 2 principais focos:
1. uma boa limpeza de tronco, eliminando toda a madeira podre
2. inicio de estruturação dos galhos
Visão geral da planta, antes...
Detalhe da base do tronco, antes...
Depois...
Detalhe da base...
A "esculpida" do tronco, apesar de parecer uma eliminação drástica de madeira, resumiu-se a eliminar apenas o que estava podre. Praticamente não houve retirada de "madeira viva"...
Ao eliminar a madeira podre, aquele imenso shari estava quase pronto... ... Tive que ser muito cuidadoso nessa limpeza, pois a madeira morta e boa é bastante fina e longa, portanto, mais frágil...
Deixei mais galhos do que imagino para o futuro, com intenção de, com um pouco mais de tempo e brotaçoes, eu poder visualizar uma segunda etapa de refinamento de estrutura...
Uma possibilidade seria deixar apenas a estrutura mais próxima ao ápice da planta, aliminando aquela mais à esquerda.
O primeiro galho à esquerda (mais claro), com uma curvatura meio em arco é um sério candidato a ser eliminado no curto prazo.... estou só me acostumando e sentindo melhor essa possibilidade...
Queria saber dos colegas se estão de acordo com esta idéia...
Sugestões são bem vindas!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 1:49 am Assunto: |
|
|
Charles, parabéns, ficou show!!!!!!!
Quanto a eliminação dos galhos citados, assino em baixo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 2:06 pm Assunto: |
|
|
Que transformação
Ficou um trabalho incrivel, um belo exemplar quanto as demais modificações eu aguardo ancioso pelas fotos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 4:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, parabens pelo lindo trabalho realizado até agora. Ficou realmente uma lindeza.
Creio que, em se tratando de um literati, há um excessivo numero de galhos realmente, e alguns deles terão que ser, gradativamente, eliminados no transcorrer do tempo, enquanto os principais seguirão avançando na formação da densificação aerea.
O apíce, que vc estilizou como um "shidare", resultou diferente, mas para fixá-lo melhor, talvez fosse conveniente inclinar a planta um pouco a esquerda, quando do envase, para realçar essa caracteristica.
O trabalho de escavação, mesmo sendo apenas madeira morta, mostra que ainda temos muito que aprender com as plantas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 4:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Charles
Á quanto tempo, hein!
Lindo trabalho
Eu estou na dúvida se retiraria, ou não...talvez sim, porque começa num ponto onde se pretende a continuidade de observação do tronco até ao ápice (que neste caso de certa forma o interrompe, dispersando a atenção), mas talvez não tirasse, porque pode (para já) preencher um vazio que ali fica/ficaria...
Talvez dando-lhe outro movimento, o ramo é jovem e permite isso, mesmo que com direito a ouvir um "Click" ou Crack" .
Gostei bastante, apenas estou um pouco aprensivo por causa do desbaste significatvo na massa verde.
No Junipero convém deixar algumas reservas, porque levam algum tempo a recompor-se...de tronco com escamas secas, jamais não voltará a rebrotar e nem todas as pontas verdes num junipero, são de desenvolvimento para novos ramos... a escolha tem que ser selectiva, aquando das podas...e por essa dificuldade acrescida, é/será preferivel fazê-lo por etapas e deixando inclusive alguns de sacrificio, coisa que não fiz em alguns meus..., mas aprendi.
Como estará o nebari dele, que se encontra oculto?? sabe?? deve estar 5 estrelas ao fim de tanto tempo...
Ficamos a aguardar novos desenvolvimentos, e com um vaso que faça "Jus" ao excleente trabalho que podemos constatar
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 11:59 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles...
A sugestão para este lindo tronco seria esta, de minha parte...
Abraço...
Paulo Roberto. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 7:02 am Assunto: |
|
|
charles ficou muito boa sua restilização ate agora , qto a retirada do galho mais baixo acho tbem que ficaria melhor pois ficaria com mais leveza e ficaria mais parecido com um literate e a sugestão do nick e boa de inclinar um pouco pra esquerda . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 7:30 am Assunto: |
|
|
Charles, parabéns pelo bonsai...achei muito lindo.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 1:17 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Fabio, Ricardo, Junior... legais seus comentários... valeu !....
Grande Nick...
Gostei da sua sugestão de inclinar um pouco para a esquerda... tá anotada, como grande candidata!... .. obrigado
O excesso de galhos foi intencional, por enquanto, e uma das razões, além da minha percepção, é exatamente "emprestar" os olhos dos colegas prá me dar opções nos passos a seguir!...
É verdade amigo, temos muito a aprender com a mãe-natureza! Absolutamente todo o shari desta planta foi "ela" quem esculpiu... eu só eliminei aquilo que nos impedia de enxergar o trabalho "dela"... Depois faço uma foto do outro lado do tronco, onde há uma grande extensão do shari em forma de meia-cana... maravilhoso!...
Grande Castro...
De fato amigo... há quanto tempo!...
Aquele galho não é tão flexivel como parece mas, concordo com voce que ele interrompe a continuidade visual do tronco... Acho que o destuino dele está traçado mesmo!....
Espero não ter problemas com a retirada de massa verde que fiz... e creio mesmo que não haverá.. vamos ver...
O nebari, pelo quanto procurei aprofundar, não parece mostrar algo de muito mais interessante, mas acredito que a simples retirada de mais 1cm de substrato e boa limpeza das raízes vivas, fará uma boa diferença ao replantá-lo no vaso definitivo... que acho que ainda nao tenho...
Paulo Roberto...
Gostei muito da sua sugestão!... Além da inclinação à esquerda, como sugerido pelo Nick, voce sugere uma copa mais tradicional!...
Ficou muito bonito seu desenho e está registrado como uma ótima alternativa!... obrigado!...
Flavio...
Pois é... aquele galho mais baixo tem tido opinião unânime quanto a retirada... e logo farei isso...
Quanto ao estilo, está definido mesmo que será um literati... apenas deixei mais verde por enquanto, para sentir melhor a segunda etapa!... E como voce viu, já recebi ricas sugestões aqui!...
Abraço a todos,
Charles |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 1:52 pm Assunto: |
|
|
Lindo trabalho Charles,
Creio que não teria o que acrescentar ao que foi dito pelos colegas.
Mas uma pergunta queria lhe fazer. A tempos pensei na possibilidade de deixar um tronco apodrecendo para justamente deixar a natureza esculpir a madeira de determinada árvore. Dai pensei... qual seria o melhor processo de forçar deliberadamente o apodrecimento de determinado tronco? Seria uma alternativa interessante pois a naturalidade é sempre constatada em tais troncos. A sua árvore fortalece esta idéia...
Enfim em que condiçoes ela chegou a este estado anterior a seu trabalho? _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 2:46 pm Assunto: |
|
|
Charles, ficou belissima sua árvore, concordo com a retirada do 1° galho e a proleção do Paulo Roberto, mostra um belo futuro para ela...não deixe de posta a evolução dessa maravilha!
UYm grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 3:35 pm Assunto: |
|
|
Paulo Henrique...
Legais seus comentários... motivadores... valeu!...
Duprat, tudo bem?
Este jacaré fazia parte de um lote de algumas centenas, falando de mais de 12 anos atrás.
Quase a totalidade foi vendida e os remescentes ficaram meio abandonados, distantes da área em que se dava mais cuidados às plantas. Seus troncos eram muito altos, ou longos, chegando a mais de 1,5m.
Um belo dia, foram remanejados de local, podados drásticamente na altura e galhos maiores e, novamente "semi-abandonados"...
Com isso, as copas cresceram e formaram uma massa compacta, impedindo a entrada de sol no interior da plantas.
Os troncos foram totalmente cobertos por grossa camada de musgo que, por sua vez, passaram a reter terra e resíduos orgânicos...
Penso que a poda drástica do tronco e galhos impôs uma redistribuição severa no fluxo da seiva, o que poderia ter provocado a morte de grandes extensões ao longo dos troncos, que se transforaram nos sharis. Os shins eram as partes remanescentes dos troncos e galhos podados...
Enfim... acho que a somatória destas condições, em princípio desfavoráveis, as principais causadoras destes jins e sharis "naturais"...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 6:46 pm Assunto: |
|
|
Charles
Achei muito boa sua estilização, embora a projeção de copa do Paulo Roberto seja ótima.
Eu jamais recomendo que alguém faça um fukinagashi, mas vendo a estrutura de tronco e copa inicial e final, fiquei espantado de que não tenha sido sugerido este estilo para seu junípero.
Duprat
Concordo que os shari e jin naturais são mais bonitos. Mas talvez seja muito grande o risco para a vida da planta tentar conseguí-los pelo apodrecimento de tronco e galhos. Como não dá para controlar o processo, bastaria um pequeno descuido e a planta estaria comprometida. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 9:26 pm Assunto: |
|
|
Charles,
ficou muito bonita, nem parece a mesma planta, tal a diferença no tronco. Parabéns pela planta e pela visão, com certeza será linda nas suas mãos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 1:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Ferreira... tudo bem?
Agradeço seus comentários... muito legais...
O estilo fukinagashi chegou a me ocorrer, mas este é um estilo que uso quase como "ultimo recurso"... ... não é extamente minha predileção...
Mantive a inclinação original do tronco e busquei um estilo bunjing+shidarê, mas também gostei muito da proposta do Paulo Roberto, que seria algo como bunjing+moiyogi... ...
Não descarto a mudança....
Sobre as condições naturais que propiciam a formação de jins e sharis, pessoalmente também não recomendo forçar a sua ocorrência!... Só tive a sorte de encontrar o "trabalho feito" ...... e a planta viva!...
Oi Darkso, tudo bem?
Gentis seus comentários amigo... motivadores!.... valeu muito!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|