|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 3:58 pm Assunto: KABUDACHI BONSAI: serissas |
|
|
O estilo clássico denominado KABUDACHI, estabelece que multiplos troncos partem de uma mesma raiz. Com isso, temos então que, em essência, trata-se de um tronco único. Inicialmente cultivada no chão, há uns quatro anos retirei uma serissa que apresentava a qualidade necessária para a formação de um bonsai dentro desse estilo, com onze brotações estabelecidas, finalizando em algo que poderíamos definir como sendo onze troncos:
Inicialmente foi realizada uma poda drástica nas raizes, visando reduzir seu volume, cuidando de cortar fora as mais grossas e mantendo um máximo ideal de capilares (raizes finas, de alimentação). Depois, selecionamos uma laje de pedra dura, coletada há alguns meses numa area de cerrado próximo da cidade goiana de Cristalina. Escolhida a melhor posição na pedra:
Em seguida, contando com a prestimosa colaboração e auxilio do amigo bonsaista Wagner Arnaut, fizemos uma distribuição de tarefas: ele preparou o substrato necessário, misturando caco ceramico, terra granulada, pedrisco, bioplant e musgo esfagno, tudo bem umedecido em agua contendo solução enraizante, enquanto eu cuidava de podar a parte aerea da planta, para deixá-la mais "limpa" e "apresentável":
Uma visão posterior da pedra base, que apresentava tambem uma ótima frente:
Esta laje de pedra apresenta ressaltos naturais, criando estratificações ou "andares", possibilitando um bom trabalho, com um ótimo resultado final. Aqui, uma visão da lateral esquerda:
Escolhida a melhor frente, cuidamos então de aplicar uma primeira camada do substrato, fixando em seguida as raízes da planta sobre ele. Depois, cobrimos todas as raizes da planta, com mais substrato. Como esse substrato, além de drenante, ficou bem "molhado", mas que apenas úmido, foi necessário usar uma capa plastica para fixá-lo e manter a planta firmemente ancorada no ponto escolhido na pedra. Na imagem abaixo, o amigo Wagner segura o trabalho, parcialmente finalizado:
O material plastico utilizado é do tipo "filme", que adere firmemente a qualquer superficie. Apesar disso, ele permitirá uma boa aeração das raizes, enquanto elas se estabelecem e se firmam, o que deverá ocorrer dentro de no máximo 15 a 20 dias. Findo esse prazo, o plastico será cortado e retirado, restando o trabalho então devidamente finalizado.
Ao contrário do bosque bonsai anteriormente apresentado, esse trabalho foi depositado sobre uma bancada, onde irá ficar exposto ao clima, isto é, recebendo luz, calor solar e chuva ocasional. Será regado diariamente, sempre ao final da tarde, e a adubação inicial será dentro de 45 dias.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 4:10 pm Assunto: |
|
|
achei um pouco artificial. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 4:27 pm Assunto: |
|
|
E ai NICK como vai????
Agora é esperar e ver como fica né??
fiquei com uma dúvida aqui, qual tempo mínimo para que este filme fique em volta das raizes???
abração |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 5:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, a principio o trabalho resulta mesmo dessa forma, com pouca ou nenhuma naturalidade. Apenas depois de transcorrer uns anos, digamos uns 10, é que o trabalho irá apresentar a naturalidade adequada. É preciso estabelecer que é comum, na natureza, esse tipo de ocorrencia, em que um feixe de troncos, partindo de um mesmo ponto comum, isto é, uma mesma raiz, cresça e se expanda, mesmo estando na beira de um penhasco, que foi a idéia que tentei passar com esse trabalho.
Embora talvez não seja algo tão comum em nosso país, que não tem uma area montanhosa tão incremente quanto em outros países, é natural vermos formações como essas em imagens colhidas nas cordilheiras, como os Alpes, Pirineus, Himalaia, ou mesmo mais próximos de nós, como os Andes peruanos.
Acredito que com o passar dos anos, estabilizando bem o solo de cultivo, a formação ficará muito mais interessante e natural do que agora, principalmente porque ficou esteticamente feia, revestida com esse plastico. Mas irá melhorar, tenho certeza disso.
Ruan, meu chapa, há quanto tempo!!! Espero que esteja tudo bem com o buxus, depois poste uma imagem dele, atualizada, para eu poder analisar e ver como está. Isto é, se ainda estiver vivo, é claro.
E os outros buxus, já detonou? Poste aí tambem para vermos. Um abraço e até a próxima. Quando puder, dê um pulinho até aqui em casa, para conversarmos e trocarmos umas idéias, ok/
Em relação ao plastico, devo retirar dentro de 15 dias, se o tempo aqui em Brasilia ficar seco por um período maior. Do contrário, se continuarem as chuvas, devo manter por mais tempo, uns 20 dias. Mas nunca mais que isso, sob pena de comprometer as raízes, que ficarão por demais umidas, ok?^Ainda que haja algum espaço para a drenagem, é importante deixar o substrato totalmente livre, para não prejudicar a planta e com isso todo o trabalho executado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Maxwel de Lima

Registrado: 01/02/11 Mensagens: 90 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 7:20 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, essa serissa é muito bonita e ainda mais nessa pedra vai ficar show
Parabéns. _________________ Aquele que tiver paciência terá o que deseja.
Benjamim Franklin |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
uma duvida
acima de quantas arvores é considerado KABUDACHI?
eu estou com uma que tem 3 saindo da mesma raiz que esta sobre uma pedra. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 10:36 pm Assunto: |
|
|
Nicky, poste fotos desse fenômeno na natureza. |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 11:32 pm Assunto: |
|
|
Nick, muito bom esse passo a passo que vc faz, ajuda muito o pessoal que esta iniciando.
Gostei muito da pedra, é outra paixão que tenho, admiro muito formas rochosas e tal..., deve ter ficado pesadinho esse bonsai hein,rs
Abraço _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 2:32 am Assunto: |
|
|
Mestre nickyfury, como vai amigo?
Parabéns pelo trabalho, estou saindo de férias e vou dar uma circulada de carro pelo nosso Brasil, esse seu trabalho me inspirou procurar rochas que possam ser usadas em projetos belos como esse seu...
vou postar umas fotos que achei em sites gringos pra aguçar a imaginação de todos,
abraço e parabéns...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 6:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabricio, fico satisfeito que meu trabalho tenha agradado ao nobre amigo, bem como a outros. Apesar de que, como bem podemos ver nas imagens que voce postou, a natureza é pródiga na formação de estruturas exemplares do estilo que intui, devo salientar que meu propósito com essa composição não foi a de querer igualar tal trabalho natural, ainda que eu tenha citado a possibilidade de sua ocorrência, dentro das condições que citei, ou mesmo, como visualizamos agora, dentro das mostradas por essas belissimas imagens.
Minha intenção, como salientei, é que daqui a alguns anos o trabalho possa resultar mais natural, menos, digamos assim, sem a qualidade técnica e o preciosismo que tal composição requer para ser bem definida. Talvez, com o tempo, eu consiga algo como a imagem abaixo, construída a partir de uma planta de origem japonesa, chaenomeles spiciosa:
No caso desse trabalho em particular, seu cultivador preferiu colocar a planta centralizada numa base rochosa, ligeiramente parecida com a que eu usei. Mas isso se deve ao fato de que essa espécie, que usualmente emite uma profusão de troncos a partir de uma mesma raiz, ter sido estilizada como se se tratasse de um Hokidachi e não um kabudachi. Isso se prende ao fato de que ao preencher todos os galhos/troncos com uma folhagem densa, essa espécie retorna com o estilo pretendido pelo autor.
Além disso, trata-se de uma planta frutífera, que produz um pseudo marmelo (daí seu nome popular: marmeleiro japonico). O fruto não é comestível. A floração é um toque a mais nessa espécie, com lindas flores rosáceas. Minhas serissas, coitadinhas, produzem apenas umas florzinhas pequeninas em forma de estrelas: daí seu nome popular: arvore das mil estrelas.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|