FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com buxinho que ia ser jogado fora...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 11:39 am    Assunto: Ajuda com buxinho que ia ser jogado fora... Responder com citação

Hj cedo, durante minha caminhada até o trabalho, passei pela frente de uma papelaria onde havia um buxinho "arrancado" no canteiro. No meu horário de café, fui até lá e conversando com o dono da papelaria, ganhei a planta, que ia ser "despejada".

Como ainda estou no trabalho (e só poderei retornar para minha casa à noite), não tenho como fotografar a planta no momento, mas posso colocar aqui algumas informações sobre ela, pois quero salvar a danadinha. Vamos lá:

1- Pelo que fui informado, ela foi retirada ontem à tarde, próximo ao fim do dia. Ela parece saudável, tem muitos galhos e folhas, com aproximadamente 50 cm de altura e uma copa também com mais ou menos meio metro de diâmetro.

2- Ela conservava uma boa parte das raízes, em um torrão de mais ou menos 20 cm de altura por uns 40cm de diâmetro, mas tive que reduzir o torrão (conservando as raízes) para poder trazê-lo.

3- Envolvi o máximo que pude das raízes expostas com uma camada de algodão em rolo, molhado, e depois em um saco plástico tranparente (era o que eu tinha disponível).

4- Coloquei uns 250ml de água mineral (meia garrafinha) sobre as raízes, depois de estarem no plástico, por que o substrato estava muito seco.

Vou plantá-lo hj à noite, em um vaso grande, e deixar dentro do apartamento, por enquanto.

Gostaria de saber se fiz alguma besteira descomunal, ou o que posso fazer para aumentar as chances de sobrevivência da planta. À noite, posto fotos de antes e depois de plantar.

Desde já muito grato por qualquer ajuda,

Érik
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 7:25 pm    Assunto: Help Responder com citação

Após te-la plantada, regue a planta e borrife bem as folhas, procure de alguma maneira cobri-la com um saco plástico, para que vc possa produzir uma estufa em miniatura, não é necessário fazer nenhum furo parra que a planta "respire", procure colocar sua planta em um local de meia sombra, que não pegue o horário de sol mto forte, espere uns dias, umas 2 ou 3 semanas, depois disso, se tudo tiver dado certo, começe um processo de adubação para sua planta. Boa sorte!!!
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 9:34 am    Assunto: Já está plantado! Responder com citação

Infelizmente, ontem à noite no caminho para casa, com aquela planta enorme embaixo do braço, não pude bater muita perna para encontrar um "vaso perfeito" para ela. No fim, acabei comprando um vasão, que além de largo era fundo, mas preenchi uma boa parte do fundo com cacos de telha (para drenagem) e areia. No fim, a planta ficou bem acomodada.

Agora é só cuidar dela. Até a primavera (quando vou começar umas podinhas bem de leve - pelo que vi, os buxinhos não curtem muito ser podados), vou ter tempo de estudar sua estrutura para decidir o que fazer com ela. Ela tem um monte de rebrotos de poda ebm embaixo, alguns "troncos" relativamente grossos (da expessura do meu polegar) e uma galharada sem tamanho.

Estou providenciando algumas fotos, mas como só tenho a câmera do celular que tem só uma resolução VGA, dá um trabalho danado e custa algumas centenas de fotos pra ter uma meia dúzia de imagens visíveis.... hauhauhauhauha

De novo, muito obrigado pelas dicas e pela atenção. É esse tipo de coisa que motiva a gente a continuar sempre!

Um grande abraço a todos!
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 3:19 pm    Assunto: Algumas fotos! Responder com citação

Então... finalmente, consegui tirar umas fotos. Coloquei algumas de antes e depois de envasado. Não tenho ainda muita idéia do que fazer, pois a base está muito ramificada. Gostaria de algumas opiniões.

Novamente, muito obrigado, pessoal!

Antes:

Depois:

Rapha

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

no minimo Sokan
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: