FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaquia Nectarina
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 9:55 am    Assunto: Estaquia Nectarina Responder com citação

Quando voce se apaixona pela arte do Bonsai, parece incrivel, mas tudo que é planta voce acaba imaginando se daria para fazer um bonsai, qual a melhor maneira (estaquia, sementes...etc), qual a forma ideal etc.
E parece incrível tambem que, nao sei os colegas daqui, mas acabei ficando mais alertas a lugares onde há podas, estração de arvores, novas construções afim de ver se tem alguma plantinha que possa dar um futuro bonsai.
Bom, mas vamos ao que interessa realmente.
Na casa de meu pai tem um pé de nectarina, no qual ele fez uma poda drastica em um tronco grosso. Vendo aquilo veio em mente pegar uns galhos e fazer umas estaquias da planta.
Assim o fiz, peguei varios galhos de varias espessuras e coloquei em um substrato. Surgiram varios brotos depois de pouco tempo e fiquei muito animado, inclusive saiu até uma flor em um deles.
Porem, de uns dias para ca, as folhas começaram a murchar e cair.
Minha duvida seria:
- Se essa planta pega facilmente por estaquia;
- Se existe alguma técnica especial para estaquia ou para essa planta especifica;
- Se é normal as folhas cairem;
- Se demora sair raizes , ou se vai sair raizes da forma que fiz (o substrato que usei foi partes iguais de terra e areia;

Uma curiosidade: Os demais galhos cortados pelo meu pai ficaram amontoados em um canto, e sem contato com o solo, porem tambem sairam diversos brotos, principalmente no tronco mais grosso, qual a explicação técnica para essa situação?
Desde ja agradeço aos amigos.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2008 10:44 am    Assunto: nectarina Responder com citação

Evaldo, o que aconteceu é que as brotações vieram com a seiva que continha no caule cortado, e um pouco com a água que ele conseguiu absorver, o que faz com que os brotos durem poucos dias.
Acho a época para estaquia nada propícia, o certo é na primavera.
O indicado nesse caso é a alporquia, com certeza vc terá sucesso, mas também tem que ser feita na primavera.
Boa sorte.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2008 6:21 pm    Assunto: Re: nectarina Responder com citação

Junior, agradeço a atenção.
O jeito vai ser esperar a primavera entao.
Obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: