FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu Primeiro Bonsai - Jabuticaba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
imachado

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2008 4:13 pm    Assunto: Meu Primeiro Bonsai - Jabuticaba Responder com citação

Olá pessoal!

Este [fotos] é o meu Primeiro Bonsai, uma Jabuticabeira. Após muito pesquisar sobre os Bonsais, tive a coragem de "cultivar" um.

Vasculhei aqui no Fórum e, de cara, encontrei um problema que estou enfrentando, as pontas das folhas estão queimadas. Segundo sugestões, a rega é o mais indicado para tratar este problema. Estou fazendo tal, e espero em alguns dias postar aqui os resultados. É recomendável "cortar" as extremidades que estão queimadas?

Como pode ser visto através das fotos, o Bonsai ainda se encontra no "vasinho de compra". Tenho algumas (outras) dúvidas:
- Neste primeiro momento, qual seria o vaso ideal para "fazer com que minha árvore cresça e floresça?!
- Qual seria a "terra" apropriada para colocar no vaso desta pequena árvore?!
- Devo eu trocar de vaso e já adubar a terra?!

Aguardo respostas!!
Muito Obrigado!!![img][/img][img][/img][img][/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2008 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

imachado, se você quer que sua planta cresça, recomendo ler no site do Atelier a matéria sobre escorredor e mamadeira, vai sanar suas dúvidas.
A terra, seria o que chamamos de substrato, como é uma frutífera, ela precisa de um solo mais gordo, rico em matéria orgânica. Em jabuticabas eu uso 40% areia grossa lavada, 50% de um composto para plantio de sementes (pode ser plantax ou rendamax) e 10% húmus de minhoca, mas você deve observar o seu clima para conseguir um substrato mais adequado a sua região.
Quanto a adubação, muitos recomendam 40 dias depois do replantio, mas eu costumo fazer somente após 60 dias pois o composto já é rico em matérias orgânicas e mais o húmus que contem muitos nutrientes.
Qualquer dúvida estamos ai.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2008 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

imachado,
o Júnior já te deu ótimas sugestões para um futuro reenvase e substrato mais adequado.
As folhas que estão queimadas podem tranquilamente ser retiradas fazendo-se uma pinçagem com a mão mesmo. É só segurar no galho e no "cabinho" da folha e puxar...
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: