FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 12:56 am    Assunto: Dúvida... Responder com citação

Recentemente adquiri (por compra, coleta, semeadura etc...) várias plantas "tradicionais" para a prática do bonsai.

No entanto, todas possuem uma característica mais ou menos comum entre elas: a demora para tranformar as "mudas" em bonsais.

Sei que isos faz parte, e não me importo - gosto de ver como as plantas crescem e se desenvolvem ao longo dos anos, por isso sempre semeei e plantei mudas por aí - mas gostaria de saber se, para o bonsai, espécies "arbustivas" de crescimento realmente rápido, como as ervas aromáticas (já vi um bonsai muito bem sucedido de alecri-de-jardim neste fórum) são viáveis como bonsais, como por exemplo (além do alecrim) a lavanda/alfazema e a alfavaca, que possuem folhas bem pequenas e "troncos" que se desenvolvem bem.

Desde já, muito obrigado pelas dicas.

Boa noite a todos,

Érik!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Seja bem vindo Erick a este espaço.

Aqui você irá aprender bastante sobre esta arte apaixonante.

Mas de antemão tenho que te informar que ervas não podem ser consideradas bonsai verdadeiramente. Precisam ter origem em arvores com caule lenhoso.

Esta é a arte de miniturizar arvores em vasos, usando técnicas apropriadas para a caracterização em estilos que reportam à aspectos e aparências de árvores em estado natural.

A paciência é peça fundamental nesta prática. Apesar de haverem métodos de propagação que aceleram bastante a busca por um resultado “final”, sempre irá demandar alguns bons anos de trabalho.

Não se preocupe com a demora. Neste momento procure aprender, ler bastante e tirar dúvidas... Vá exercitando técnicas na medida em que for aprimorando-as... execute as técnicas básicas... Escolha mudas já bem formadas e inicie um trabalho... Procure observar os trabalhos dos colegas... Observe muito... Leia a respeito. Não se preocupe se cometer alguns erros no início, mesmo os experientes ainda erram, imagine nós principiantes. Desta forma você irá curtir bastante a arte esquecendo um pouco o tempo...

Pode postar suas árvores aqui neste fórum com fotos para que tirem suas dúvidas. Há muitos aqui que irão te ajudar.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
diogoclemente

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Alguem podia me explicar como faz pra colocar foto ???? Embarassed
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 6:58 am    Assunto: Responder com citação

Eric,

O Franz já deu uma excelente resposta, penso da mesma forma.

Além dessas características, tem outra bastante importante: quanto tempo vive uma erva aromática? Nada impede, claro, você ter um pé de alecrim cultivado como bonsai, aliás, como você mesmo ressaltou, existem bonsai de alecrim.

A vantagem das plantas que possuem crescimento acelerado é que permitem um engrossamento do tronco e galhos mais rápidos e, conseqüentemente, um bonsai formado em menos tempo de cultivo. Por outro lado, a manutenção da forma fica comprometida, vez que as podas de manutenção deverão acontecer com mais freqüencia.

É perfeitamente compreensível essa ansiedade em ter nossos bonsai formados o mais rapidamente possível e isto, por si só, justifica a adoção de técnicas especiais como a do escorredor/mamadeira. Particularmente, acho que uma boa opção seria a aquisição de algum bonsai já formado, de pequeno porte, para suprir essa vacância preliminar, digamos assim e, ao mesmo tempo, servir de material para o exercício da manutenção.

Nem se preocupe pois, assim que tiver seu primeiro bonsai pronto, o desejo de outros irá surgir.

Um grande abraço,

Sergivaldo

PS.: Diego, na página inicial do fórum há um espaço especial destinado a essas dúvidas: FOTOGRAFIA.
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 12:34 pm    Assunto: ... Responder com citação

Boa tarde a todos!

Franz, Sergivaldo, obrigado pelas respostas!

Na verdade, a pergunta veio mais pela questão da "praticidade" de se obter algumas ervas aromáticas em contraposição à árvores "boas para bonsai". Eu, inclusive, tenho uma grande variedade dessas ervas em casa, algumas com troncos bem lenhosos quando ficam mais velhas.

A pergunta também veio pelo fato de eu já ter visto vários "bonsai" feitos, por exemplo, com suculentas, e cuja beleza e estética algumas vezes supera a de muitos "bonsais verdadeiros".

Claro, cuidar de uma árvore é bem mais trabalhoso, creio eu, e demorado. Posso estar enganado, mas talvez ao se firmar numa posição radicalmente tradicionalista, as pessoas possam perder grandes oportunidades de enriquecer suas vidas com (no caso dos bonsais) plantas e técnicas novas. Para citar um exemplo, já vi alguns ensaios de "bonsais" feitos com cogumelos, e que ficaram lindíssimos, mesmo que estes durem, no máximo, algumas semanas ( http://www.artofbonsai.org/feature_articles/mushroom.php )

Mesmo sendo um iniciante no bonsai, creio que esta prática não está - ou não deveria estar - ligada apenas à miniaturização das árvores. Creio que a maior importância é a atividade lúdica que ela envolve, e as lições não só de paciência, mas de compreensão da Natureza e de crescimento espiritual que o cultivo do "bonsai" pode proporcionar. Pois, embora exija técnica e conhecimento específicos, creio que também exija sensibilidade e percepção.

Talvez eu esteja estrapolando demais e sendo muito "sonhador", mas eu costumo fazer um paraleo do bonsai com outras "artes" que pratico: o wu-shu e o tai-chi. À primeira vista, ambos parecem apenas técnicas de combate e exercício físico, mas elas estão profundamente atreladas ao auto-conhecimento tanto de seu corpo quanto de seu "espírito", e visando o desenvolvimento de ambos para a melhoria do indivíduo enquanto ser humano.

Creio que procurei o bonsai como uma extensão disso, como uma maneira de, ao passar meu tempo livre observando as minhas plantas, cuidando delas, e percebendo como elas se desenvolvem, independentemente de serem árvores ou ervas, orquídeas ou cactos (que também tenho de monte) talvez eu possa aprender algo e melhorar como indivíduo.

Afinal, eu vejo essas atividades não como obrigações, mas como prazeres, não como entretenimento ou forma de ganhar dinheiro, mas como uma forma de conhecer a mim mesmo e ao mundo ao meu redor. Assim ao menos para mim, não é o tempo que a planta vive, mas sim aquilo que ela é capaz de lhe proporcionar enquanto está ali que vale ("Que não seja eterna visto que é chama, mas que seja infinita enquanto dure"...)

Bom, acho que é isso. apenas para finalizar, gostaria de deixar claro que esta é a minha opinião, e que não pretendo impô-la a ninguém. Da mesma forma, gostaria de pedir desculpas de antemão se, por algum motivo, estas palavras possam ter soado agressivas ou desrespeitosas: eu tenho um grande problema de ser muito passional quando expresso minhas opiniões, o que não significa que tenho a intenção de ser agressivo ou de faltar ao respeito.

Sobretudo, tenho certeza de que aprenderei muito mesmo neste fórum (inclusive com vocês dois, já demosntraram conhecer tanto e que, pelos trabalhos aqui demonstrados só fazem atestar isso).

Novamente, meu muito obrigado pela colaboração e pelas respostas. Podem ter certeza que ainda vou "incomodar" muito por aqui! rs

Um grande abraço e uma ótima tarde para todos!
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Erik,

Erik Wroblewski escreveu:
Afinal, eu vejo essas atividades não como obrigações, mas como prazeres, não como entretenimento ou forma de ganhar dinheiro, mas como uma forma de conhecer a mim mesmo e ao mundo ao meu redor. Assim ao menos para mim, não é o tempo que a planta vive, mas sim aquilo que ela é capaz de lhe proporcionar enquanto está ali que vale ("Que não seja eterna visto que é chama, mas que seja infinita enquanto dure"...)

Concordo plenamente com suas palavras. Bonsai não deve ser considerado como um fim, um objetivo, mas um caminho para alcançarmos aquilo que buscamos. Reconheço, entretanto, que me ative à parte técnica.

Nesse universo de caminhos vale tudo que nos faça sentir bem, sentir felizes. Mas não devemos cometer o equívoco de acharmos que tudo que cultivamos em vaso é bonsai. Da mesma forma, não podemos confundir capoeira com o tai-chi, embora ambos possuam movimentos lentos (desculpe-me pela péssima comparação). Na minha opinião, se é bonsai ou não, para quem gosta do que faz, é o que menos importa. Também não podemos cometer o equívoco de achar que bonsai, para ser bonsai, tem que viver mais de cem anos.

Os cogumelos que estão no link que você postou são belíssimos, de fato, mas não são bonsai - são plantas de acento (kusamono), utilizadas em exposições e na composição do tokonoma.

Para finalizar, faço questão de deixar claro que discussões neste nível só nos fazem crescer.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 10:53 am    Assunto: Bom dia, Sergivaldo! Responder com citação

Realmente, concordo contigo: é ótimo poder expressar-se sobre assuntos dessa forma, e ter com quem debater, sem aquele risco das famosas "carteiradas", ou seja, quando algumas partes da discussão se valem de títulos para "vencer" a conversa.

Voltando à "discussão" inicial, acho que vou concordar que plantas como "ervas aromáticas" não podem ser chamadas de bonsai, visto que para caracterizar uma planta como tal são necessários que se observem alguns "quisitos técnicos", como vc e outros colegas bem apontaram anteriormente.

Tendo como base a sua argumentação sobre o Tai-Chi e a Capoeira (que não foi "tosca" em momento algum) foi possível refletir e comtemplar que, no mesmo sentido em que as duas coisas são "primas", por se tratarem ambas de "artes marciais", mas que no entanto nem de longe são iguais ou possuem a mesma raiz, assim como os bonsai e o cultivo de outras plantas "para se parecerem com bonsai".

Melhor ainda foi perceber, através dessa discussão, que o pessoal deste fórum está disposto a debater sobre assuntos mais "filosóficos", mesmo com um novato como eu. Muito obrigado! Isso só me estimula mais a participar e a continuar tentando com minhas plantas.

Também concordo que essas discussões valem muito para a gente crescer. Como iniciante, eu nem sabia o que era "Tokonama", agora já estou procurando aprender (rs).

Agora, minha dúvida é: existe algum termo para classificar as plantas "ornamentais", que não sá árvores (como suculentas e ervas aromáticas) que são cultivadas para se parecer com bonsai? Ou isso é só uma "invenção" de bonsaísta desocupado? rs
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Discussões como esta de fato são muito proveitosas. (dá até vontade de participar, assim sendo peço licença para expressar o que penso)

Toda arte caracteriza-se por algumas regras ou pré-requisitos para que seja vista não somente como arte em si, mas para que se possa diferenciá-las umas das outras. Pode-se novamente utilizar-se o exemplo do Serginvaldo (capoeira e tai-chi). Ambas são artes marciais, porém com características distintas. No bonsai também não é diferente, mas talvez seja mais fácil diferenciar bonsai de Ikebana, em vez de diferenciar um bonsai de uma planta ornamental cultivada em vaso.

Em minha opinião, para ser bonsai deve obrigatóriamente seguir algumas regras mínimas, caso contrário é jardinagem. Lógicamente dentro da arte bonsai é possível ser flexivel, mas até certo ponto. O problema muitas vezes é determinar este ponto. E tal dificuldade talvez resida no fato que algumas coisas dependem de visão pessoal e de interpretação subjetiva. A arte nos proporciona liberdade e a criatividade, mas esta liberdade e criatividade deve ser exercida dentro do nosso propósito. Assim, se nosso propósito é fazer bonsai, nosso livre arbítrio não pode descaracterizar nossos propósitos, senão comprometemos nosso objetivo.
Existe uma máxima em comunicação que pode ser refletida - "comunicação não é aquilo que falamos, mas sim aquilo que o outro entente "

Acredito que fazer bonsai é comunicar-se, assim algumas regras são fundamentais para que alguém olhe e veja um bonsai em nossa planta, não apenas uma planta em um vaso.
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Wilson Fracassi escreveu:
Acredito que fazer bonsai é comunicar-se, assim algumas regras são fundamentais para que alguém olhe e veja um bonsai em nossa planta, não apenas uma planta em um vaso.

Aproveitando essa afirmação, gostaria de voltar o início mesmo do tópico, e à pergunta primeira: "é possível criar um bonsai com uma planta ornamental/erva aromática?"

Claro, dificilmente produziremos algo que se pareça com um bonsai usando um pé de salsinha. Mas pensando em meus pés de lavanda, alfavaca e alecrim, que produzem troncos lenhoshos e boas copas, é possível criar algo que, no mínimo, possa ser identificado como um "bonsai", pelo menos à primeira vista.

No entanto, como foi dito anteriormente também, existem critérios de estilo, técnicos e tambés estéticos para a produção de um bonsai (para fazer uma comparação dentro do termo "arte", pintura e escultura ambas o são, mas de formas bem distintas).

Mas o que me vem à mente, novamente, é o fato de que estes critérios (ou a maioria, pelo menos) também podem ser aplicados a outras plantas que não árvores e arbustos, mesmo que eles não possam ser chamados de "bonsai verdadeiros" por alguma questão de "tradição".

Sergivaldo escreveu:
Bonsai não deve ser considerado como um fim, um objetivo, mas um caminho para alcançarmos aquilo que buscamos... Nesse universo de caminhos vale tudo que nos faça sentir bem, sentir felizes.

Creio que seja exatamente esse o meu pensamento sobre o bonsai. Pouco me importa se é "verdadeiro" ou não, ou se vai ser chamado de "jardinagem".

Por isso volto à sua afirmação sobre a comunicação, pois concordando e complementando, muito embora esse "bonsai que não é bonsai" possa não estar correto conforme um posicção "tradicional", creio que é aquilo que ele representa não só para a "audiência", mas para a pessoa que o cultivou em especial, que é importante, sua carga simbólica e seu significado reflexivo.

Eu, por exemplo, costumo tratar cada uma das minhas plantas como um "filho", pois é um ser que está sob meus cuidados e minha responsabilidade. Dispenso os cuidados necessários, mas vou além: sou do tipo "biruta" que conversa com as plantas, que diz a elas quando serão podadas e por que. Claro, como com relação às pessoas, cada uma delas tem necessidades específicas "personalidades" diferentes, e algumas requerem mais cuidado que outras. E ainda como com relação às pessoas, sempre existem aqueles que gostamos mais, com as quais mais nos identificamos e com as quais passamos mais tempo.

Talvez resida aí uma diferença entre o "bonsai de árvore" e o "bonsai de não-árvore" (rs): suas necessidades diferenciadas, sua dificuldade e sua personalidade. Embora um "bonsai de não-árvore" possa ficar bonito, ele nunca terá a maturidade de uma árvore centenária, e por isso talvez não seja um "bonsai verdadeiro". No entanto, nada impede que ele lhe traga momentos de alegria e encante a outras pessoas além de você.

PS: Muito bem vinda sua participação! Quanto mais opiniões, melhor!
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

Erik,

Creio que você absorveu perfeitamente a essência do bonsai. Existe uma série enorme de definições sobre o que é e o que não é bonsai. Há muitas discussões e controvérsias. Cabe a cada um de nós escolhermos aquela que mais nos agrada e seguirmos. Esteticamente falando, chamo de bonsai à planta, de caule suculento ou não, colocada num vaso ou bandeja própria para tal e que, ao contemplá-la, tenho a sensação de estar diante de uma árvore em miniatura. Nada, entretanto, diminui o prazer de quem pensa de forma diferente.

Também possuo alguns cactos e suculentas e, vez por outra, costumo colocá-los em vasos para bonsai, como esta onze-horas, por exemplo:

Interessante é que até as plantas que estão no chão eu as podo como se fossem bonsai.

Wilson, é muito legal vê-lo participar de mais um debate interessante. O tempo vai passando e sempre temos algo de novo para aprender. Isto é o que importa.

Em tempo, há um site muito bom (um dos meus favoritos) que possui uma série de kusamonos belíssimos e, no mínimo, inspiradores:

http://www.yamadori-bonsai.info/Putz_Beistell.html

Abraços,

Sergivaldo
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 12:15 pm    Assunto: Muito bonita sua planta... Responder com citação

Eu tenho algumas aqui em casa, mas elas não vão para frente! rs

E sobre o link, MUITO legal. Realmente, inspirador!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: