FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

QUEM SOU EU - Apresente-se antes de começara a postar
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> COMUNICADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 02, 2009 5:51 pm    Assunto: QUEM SOU EU - Apresente-se antes de começara a postar Responder com citação

Em virtude dos acontecimentos que estão ocorrendo vou pedir a todo novo usuário que se apresente colocando uma foto sua e, se possível mostrando suas plantas ou qual o seu interesse em participar.
É só clicar no IP do Sr Katashi que vocês verão que um amigo de Jaú-SP SR Wilson Fracassi usa o mesmo IP. Vejam que a informação é gravada nos registros deste Fórum. Não temos como manipulá-la. Esta informação pode ser vista por qualquer um.
No caso do Venerável Luiz Akira Katayama, você observará clicando no IP, que temos um visitante que era o Paulo de Souza (Se não me engano) que, é visitante porque o eliminei deste Fórum por colocações mal educadas. Ele voltou sob as vestes destes venerável Sr Katayama.

Tenha santa paciência, o que estas pessoas querem.

Por esta razão, todos os que quiserem participar do Fórum do ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal, devem se apresentar antes de postar.

Peço aos moderadores que façam esta verificação e, com toda a cortesia informe estes novos amigos desta obrigatoriedade
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Nov 02, 2009 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

NA VERDADE ,
estranhei q uma pessoa nascida no arquipélago Japonês, em 25 de julho de 1932 tenha o 1° nome "Luiz", mas...

pra não parecer paranóico, resolvi não dizer nada.
só pra lembrar, falsidade ideológica é crime inafiançável

vai vendo....

rsrsr
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luiz Akira Takayama
Visitante





MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Caro Sr. Mário Leal.

Realmente temos um funcionário que se chama Paulo de Souza.

Foi ele inclusive que muito instigou-nos (eu e meu avô) a participarmos do fórum de vocês.

Quando fiz uma leitura das postagens, não acreditei ser a mesma pessoa. O Sr. Paulo, que trabalha conosco, é uma pessoa muito trabalhadora, homem respeitável. Ele é meio durão sim, provavelmente pelo fato de estar conosco há muito tempo e estar habituado com certas exigências da família, que por sua vez é muito rigorosa.

Com a instrução que o Sr. nos coloca, fomos ter com o Sr. Paulo que nos confirmou ter se cadastrado no site e ter sido expulso, o que muito nos desonra perante o senhor, motivo pelo qual pedimos nossas desculpas.

O computador utilizado para o cadastramento realmente é o mesmo que utilizamos para uma série de trabalhos, seja na cotação de preços de produtos, pesquisas e por aí afora. Muitas pessoas utilizam esse computador, incluindo o nosso funcionário.

Para esclarecimento, o primeiro nome de meu avô "Luiz" é abrasileirado. Com toda certeza deste mundo, ninguém que nasce no japão se chama Luiz. É muito comum as pessoas adotarem nomes para facilitar a comunicação.

Meu avô já é ciente dos fatos, pede desculpas pelo constrangimento oferecido pelo nosso funcionário Sr. Paulo.

Gostaria de saber o que dizer ao Sr. Takayama, se devemos deixar o fórum ou não.

Aguardo pelas suas instruções.

Mais uma vez, desculpe-nos.
Voltar ao topo
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Correto senhor Luiz, aguardamos sua foto e de suas plantas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Fico satisfeito com o esclarecimento do fato. Agora para darmos consistência a todas as informações, pediria a você que postasse foto do seu avô mais seu viveiro. Seria muito interessante saber do seu endereço, este detalhe, por uma questão de privacidade, poderá ser passado somente a mim via meu e-mail:

mario@atelierdobonsai.com.br

Quero que tudo seja esclarecido como está sendo feito.

Repito que será um prazer muito grande a presença de seu avô neste Fórum pondo fim a situação que, como você menciona, foi causada por outra pessoa.

Todos estamos aguardando um final adequado para esta desconfortável situação.

No seu aguardo
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Luiz Akira Takayama
Visitante





MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caros foristas,

Encontro-me em situação que nunca imaginei pudesse me meter, porém estou.

Fiquei muito entusiasmado em participar deste fórum, motivado principalmente pelo Paulo, que insistiu que fizesse o cadastro de meu avô e postasse algumas de suas experiências.

Como é público, não sabíamos que o Paulo já havia participado e de forma não tão elegante, sendo ele enchotado do fórum.

Após muita insistência de minha parte, meu avô acabou cedendo, mas com aquele sorriso maroto que parece que adivinhava o insucesso.

Hoje acredito que ele somente aceitou para me agradar e mostrar, como sempre.

Inicialmente fiz uma leitura em diversas postagens, inclusive algumas de um tal de Paulo, que na verdade eu conhecia mas não sabia quem era. Notei que havia muito espaço para discussão, que havia muita gente boa e muito bem intencionada. Me empolguei bastante.

Também pude encontrar postagens de pessoas que já há bastante tempo lidam com bonsai, mas que também tem idade que soma a metado do tempo que meu avô pratica esta arte.

Inicialmente notei uma nítida divisão de águas, sendo de um lado o pessoal iniciante, ávidos por instruções, temerosos em não escrever bobagens e de outro lado, o pessoal mais experiente, pronto para atirar uma pedra em algum desavisado, que postasse alguma coisa não tão correta.

Creio que foi na leitura de algumas dessas postagens que meu avô, sabiamente, "matou a questão". Existe sim um grande jogo por trás disso tudo e, esse jogo não é nada bom.

Quando nos apresentamos, fomos imediatamente muito bem recebidos pelo pessoal iniciante, porém já na primeira postagem fomos quase que insultados por um forista que julgou que a instrução do Sr. Takayama era generalidade, como qualquer cultura.

Pessoalmente senti que não fomos muito bem aceitos, coisa que, mais uma vez digo, certamente meu Sr. Takayama, meu avô já previa.

Quando fomos informados as aventuras do Sr. Paulo no fórum e que por conseqüência foi registrado com o IP de nosso equipamento, as dúvidas e desconfianças abateram sobre nós de forma muito violenta. Fiquei apavorado, uma vez que foi justamente eu que insisti com meu avô para entrarmos no fórum e pior ainda, com as credenciais dele.

Fiquei, como ainda estou, extremamente assustado e triste. Porém, o Sr. Takayama, meu avô, está muito tranquilo e, com seu leve tapinha no ombro, quase me matou com seu sorriso leve.

Assim, gostaríamos de antes de tudo esclarecer algumas questões que pesaram sobre o nome do meu estimado avô:

- Seu nome Luiz realmente não existe nos documentos oficiais, é algo como já disse, emprestado daqui do Brasil. Então, o forista que desconfiou que meu avô não nasceu no Japão, fique tranquilo e nunca mais desconfie.

- O Sr. Mário Leal, que muito gentilmente nos recebeu em seu site, faz afirmação no mínimo deselegante (coisa que ele próprio condena muito), chamando meu avô de Venerável por duas vezes no mesmo parágrafo. Gostaria de deixar muito claro que nenhum de nós é venerável, até porque jamais fomos canonizados. É de hábito chamar um oriental de honorável e isso meu avô é e posso sustentar com muita honra.

- O Sr. Mário não sabia da história que lhe contei agora, porém logo de cara afirmou categoriacamente que o Sr. Paulo havia voltado nas vestes de meu avô. Isso não procede com a verdade e já foi muito bem esclarecido.

Sabemos que o tópico gerado por nós é muito simples, parecendo até mesmo ingênuo. Pois o início é assim mesmo, simples, ingênuo porém extremamente eficáz. Diferente do que determinado forista quis insinuar com uma história de bezerro tratado com amor. Informe-se que um bezerro doente deve e é tratado, porém até certo ponto, pois caso não apresente saúde perfeita, é totalmente descartado pois jamais terá desenvolvimento que lhe garanta ganho de peso que valha o investimento. Assim também com bonsai.

Até mesmo para justificar o que fizemos até o momento, a postagem seguinte dava conta a arrumação e organização do ambiente. Esse na verdade seria a continuação de outro tópico que já havíamos preparado.
Pode-se notar pelas fotos que os bonsaistas não se importam com a manutenção do local de trabalho, do seu jardim, do seu viveiro. É comum vermos fotos de lugares que não presam pelo asseio. E com o perdão da citação, vimos isso exatamente nas fotos das instalações do Sr. Mário, que em nada se parece com o melhor dos ambientes.

Também postaríamos algumas conclusões sobre o controle da germinação e a condução das mesmas, o que certamente eliminaria muitas dúvidas até mesmo do pessoal que não aprovou muito a questão de escolher as sementes.

Por fim, mas não menos importante, gostaria de deixar claro que esta postagem é totalmente particular minha, Yamashita e não de meu avô que já deu por encerrada a questão e neste instante está rindo de mim por dentro. Eu é que, na minha inoscência acabei por lhe envergonhar.

Para que não paire nenhuma dúvida, gostaria de esclarecer ao Sr. Mário Leal que a nós não deve nada e também nós não nos consideramos em débito de nada, mesmo nos recusando a postar nossas fotos de casa, nossas e toda nossa intimidade, coisa que não fui autorizado a circular pela internet e, principalmente, para que pessoas que de nós lançam desconfiança e até mesmo insunuações maldosas, se sintam mais "seguras de si".

Assim, lamentavelmente, nos despedimos deixando nossos votos de sucesso para aqueles que verdadeiramente merecem. Eles sabem quem são. Aos que de nós duvidaram e lançaram mão de palavras duras, nossos votos de melhoras.
Voltar ao topo
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/06/09
Idade: 39
Mensagens: 324
Localização: Ilópolis-RS

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Fiquei estarrecido!!!!!!!
Confiança, credibilidade....será que estamos tão vulneráveis assim??????
_________________
Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Yamashita,
É possível q vc tenha acompanhado as peripécias de Katash por aqui, que Fake ou não ele e Wilson postaram do msm computador com o msm ip, katash se mostrou uma figura difícil de lidar msm a distancia... Desse ip saíram agressões gratuitas, como em filme policial americano, em direção ao Mario principalmente. Na minha opinião a duvida dele não é nada desonrosa para seu avo, dada as circunstancias.

Logo depois, na msm semana, aparece Sr Takayama, com dizeres belíssimos... lebrei até de um filme " o ultimo samurai" quando li as postagens dele. Oq eu escrevi apos suas mensagens continuam valendo msm se Sr Takayama não existir. Eu gostei.. achei valida a lição, Mesmo se for Paulo q antes não soube se portar e agora esta fazendo o favor de revelar oq sabe, não me importa, eu gostei da informação que seu avo dispôs pra gente.
Eu desconfiei na verdade de Sr Takayama se tratar de Katash... e aposto q essa msm desconfiança motivou alguém a descobrir q o ip de Paulo é o da sua empresa, o msm q vc e seu avo usam. Alias essa conversa lembra um pouco uma das conversas que tive com Katash ou Wilson (não sei) por MP, onde eu pedia gentilmente que ele fosse mais educado e polido.

Citação:
Creio que foi na leitura de algumas dessas postagens que meu avô, sabiamente, "matou a questão". Existe sim um grande jogo por trás disso tudo e, esse jogo não é nada bom.

e respondi q não me importo, estou aqui pra aprender...

e oq posso dizer para seu avo é:
não se importe, esteja aqui pra ensinar...

se continuarem, e não se apresentarem com fotos, minha desconfiança vai permanecer silenciosa como antes da revelação do ip. Mas irei continuar lendo suas postagens enquanto essas fizerem sentido, e um dia posso me convencer que se trata realmente do Sr Takayama e deixo minha sinceras desculpas.
se continuarem e se apresentarem com fotos, meus sinceros votos de boas vindas permanecem, e deixo tb minhas sinceras desculpas.

Abraços
t+
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Tem gente que perde tempo, poderia muito bem escrever um livro, ou virar pastor.. aliás.. acho que a palavra correta seria profeta...

"Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces."

Misteriosamente o Sr. Luiz escolheu para se cadastrar neste forum o mesmo dia em que o dito "paulo" foi banido daqui.

Aliás, o funcionário utilizou o computador da firma para acessar um forum de bonsai, legal que tenham um funcionário tão bem informado e letrado:

Citação:
Estimado Sr. Mário Leal,
Antes de tudo gostaria de apresentar minhas mais sinceras desculpas, se minhas postagens não foram do seu agrado.

Como o ilustre amigo mencionou, sou novo neste fórum e sequer sou conhecido pelos membros que dele participam, assim como também nos os conheço.

Creio eu que, pela longa convivência com pessoas de hábitos e costumes muito mais rígidos (os orientais são muito diretos) acabei por ser um tanto quanto direto demais, faltando o que o professor perfeitamente entitula de didática.


Bom, tirando o fato do funcionário ser muito bem letrado e educado, também é um "mestre" do bonsai, então foi banido e no mesmo dia tivemos o cadastro de seus patrões, utilizando o mesmo computador. OK.

Convenientemente, não concordam em publicar fotos suas, nem do seu viveiro, nem mesmo enviar particularmente para o Sr. Mário, a quem criticam a falta de asseio no viveiro, sendo que o seu próprio é imune a críticas, já que não podem mostra-lo, OK, conveniente...

Temos então o Sr. Luiz Akira Takayama, que convenientemente é um sábio mestre do bonsai, sem nenhuma planta ou foto publicada na net, mesmo uma busca por este nome, veremos que o único registro é aqui neste forum, se buscarmos por "Akira Takayama" apenas, encontraremos um ator japonês. Bonsai? nada.

Convenientemente, ele não escreve português, então seu neto escreve por ele, com "errinhos" estratégicos em suas frases escritas, bem, se é o neto escrevendo por ele, porque frases com este tipo de "errinho" proposital? "Yoda bonsai sabe fazer..."

E a demagogia é grande, o ato de falar sem nada dizer...

Citação:
Pode fazer bonsai assim também, sem problema, mas primeiro respirar bonsai, estar junto da planta.


Mas é como se diz, precisamos nos apegar a algo, a um pastor falando bonito, ou um vendedor... Meu objetivo com este comentário é abrir os olhos de todos, já que com algumas frases vagas do Sr. Luiz, já temos respostas como:

"Muito profundo esse pensamento"
"Veneravel Sensei Takayama"
"Takayama, belas palavras, extremamente sensíveis...
Palavras assim é que nos levam a refletir sobre a natureza e também sobre o ser humano."
"O perfeccionismo nos detalhes é muito elegante e próprio da cultua japonesa"
"Enviada: Seg Nov 02, 2009 7:11 pm Assunto:
Mestre Takayama,

Bebi cada palavra dos seus ensinos."

e muito mais como podem ver lá...

Agora pergunto, não era exatamente isto que ele (a pessoa responsável pelos comentários) queria? sem mostrar planta alguma? sem mostrar viveiro algum?

Alguém aqui conhece essas pessoas? este viveiro?

Para encerrar, repito...

"Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!
Bem, ótima resolução de DOM MÁRIO...........
Só pode se cadastrar quem postar sua foto.........
Afinal, nós gostamos também de conhecer os novos foristas....
Assunto encerrado então ?????
E os bonsai ?????????
Kd ??????????
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!!!
DOM MÁRIO, repensando melhor os últimos fatos, venho colocar uma opinião mais radical.
1- Que se faça uma pesquisa entre TODOS os foristas e quem nunca colocou uma foto se apresentando e também uma foto de algum bonsai e/ou viveiro, que seja excluído do forum;
2- Que se dê um tempo a ser definido pelos moderadores para que TODOS se adequem.
Desculpem a radicalidade que não é meu feitio, mas chegamos num estágio tal que não dá mais para brincar.
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 6:53 am    Assunto: Responder com citação

Angela, não podemos ser radicais a este ponto pois, este Fórum, tem como finalidade ajudar os que se iniciam e, estes que se iniciam não tem plantas ou viveiro. Agora, a apresentação será necessária, digo obrigatória.

Estava pensando em retrucar a última colocação mas, verifiquei que estaria falando com ninguém. Seria perda de tempo. Este filme já vi neste Fórum faz alguns anos com um tal de Nakamura e, se repete agora.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Me perdoem por postar minha opiniao, sendo eu tao novo no forum.

Estou seguindo e dando apoio ao que disse nosso amigo arzivenko


QUEM NAO QUER POSTAR FOTOS OU MESMO MANDAR EM PRIVATE NO MÍNIMO NAO QUER AJUDAR OU SER AJUDADO NESTE FORUM.

Ou seja, nao deve participar desta comunidade.


Mais uma vez me perdoem pela intromissão no assunto considerando-se que sou novato no forum e na arte bonsai.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 9:18 am    Assunto: Responder com citação

DOM MÁRIO !!!!!!!!!!!!!!!!
Me desculpe pela radicalidade.....acho que foi pela indignação.
Por favor, não responda mais nada.....
Vamos em frente !!!!!!!!!!!!!
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Participo a bastante tempo do fórum e os últimos acontecimentos em nada tem a ver com as características deste ambiente, assim, concordo totalmente com a exigência da apresentação com foto e sugiro: até que os personagens, literalmente virtuais, se apresentem corretamente, que suas postagem sejam excluídas deste fórum o mais rápido possível pelos moderadores.
Da minha parte nem mesmo lerei qualquer postagem destas pessoas (ou se é apenas uma).


PS.: é não ter mais o que fazer mesmo!!!
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> COMUNICADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil