|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bonsairei
Registrado: 24/03/08 Mensagens: 22 Localização: São João del Rei - MG
|
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Sex Mar 28, 2008 9:53 pm Assunto: |
|
|
otimo, porem eu retiraria os "matinhos" para apreciar o nebari do ficus. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 3:54 am Assunto: |
|
|
Erlon,
Primeiro quero dizer que gostei muito deste ficus, eu também tenho alguns deles que estou tentando domar, mas acho que poderia ser melhorado; vamos aos palpites :
1 - acho que você devia pelo menos dar uma capinada no matinho porque o Rapha tem razão, provavelmente está escondendo o belo nebari...
2 - Levando-se em conta a dificuldade em aramar ou tracionar o ficus boni, dado que quebra só de olhar, o teu exemplar tem o primeiro terço do tronco muito interessante com um bom movimento e uma base bem forte. Entretanto a conicidade e o movimento se perde a partir daí. Observe a parte azul do desenho...
3 - Pela foto não é possível afirmar com certeza mas este galho marcado em amarelo poderia ser o novo ápice...
4 - Por enquanto você sacrificaria a copa para obter um exemplar muito mais bonito daqui uns anos...
Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 10:46 am Assunto: |
|
|
Concordo q ela tem q ser reduzida e retirada aquela parte reta apical, mas acho q o novo ápice deve ser um pouco mais alto, quem sabe bem no início da parte assinalada em azul...
Como é uma planta trabalhada há algum tempo, eu n ia falar nada, mas já q foi tocado no assunto e ela está nesta parte do fórum é para ser gugerida... então fiz o comentário, porém é uma idéia minha, assim como a do Edson, caso vc n ache que seja correto, ou tenha outro projeto para a planta, tbm vale...
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|