|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 9:33 pm Assunto: Acer palmatum secando |
|
|
Gente eu estou com problema com um acer palmatum verde, de uns tempos p/ca ele vem dando uma secada, perdendo folhas e agora uns galhos secaram...
Não sei oq pode ser, tirei-o do sol e agora ele está na sombra...
Será o calor que tem feito aqui em jlle??
O único adubo que usei é osmocote...
Se alguem puder me dar uma luz..
Abraços _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
konig
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 12:05 am Assunto: |
|
|
Oi Frk. Tambem tenho um Acer Palmatum Verde. Ele é uma muda e esta no escorredor para ganhar tronco. Geralmente o Acer Palmatum Verde (momiji), deve ser adubado com organicos, tipo TM + FO, evitando o quimico, mesmo sendo de liberação lenta como o osmocote. Adubos quimicos no Acer, fazem aumentar o tamanho das folhas e do entre-nó nos galhos, ou seja tu terás um bonsai meio pescosudo e com folhas grandes. Creio que o teu bonsai seja aquele que postasse as fotos a um tempo atraz. Ele é mesmo bonito, com um belo tronco e nebari, só falta a copa que virá com o tempo. Tire o Osmocote e adube com torta de mamona + farinha de osso + humus de minhoca, e algum adubo quimico, mas da forma liquida com a metade da dosagem do fabricante a cada 15 dias. Tenho feito isso no meu e ele ganhou bastante galhos desde então e folhas pequenas, embora esteja no escorredor. O meu pega sol a partir das 11:00 da manhã até as 19:00 hrs, e ainda não queimou nenhuma folha. Ontem e hoje aqui em Joinville fez uns 32°, então reguei ele e os meus bonsais umas 3 vezes, sendo a ultima rega, as 19:00 Hrs com spray de água. _________________ Alexandre Luis Konig |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 10:57 am Assunto: |
|
|
Pois é Konig, eu vou tentar fazer isso mas ainda nao resolveu o misterio das minhas folhas e galhos secos....
sei lá oq se passa com ele, ele foi transplantado em agosto e quase não teve poda de raizes, estava vindo super bem até que chegou agora ele deu essa capengada...
O acer é realmente aquele das fotos...
Vou tirar o osmocote e colocar a FO+TM e ver no que dá...
Será que soluçõa glicosada não ajudaria tb??
Abraços! _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:38 pm Assunto: |
|
|
Bom gente, a situação tá complicada, mais um galho se perdeu, na verdade o ápice, que já tinha boas ramificações...foi secando, secando, e hoje vi que estava morto...
Espero que não perca o outro galho, que já começou a secar as folhas que tinha...
Tirei o osmocote e não botei mais nada, continua na sombra, mas com um pouco de luz solar..
Estou realmente preocupado com essa planta, não tenho experiência com acer, mas estou intrigado com a maneira que ele definhou...estava brotando tão bem antes...
Peço sinceramente a ajuda dos amigos que tenham experiência com a espécie...
Abraços _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 10:21 pm Assunto: |
|
|
Olá FrK_leal
Vamos lá a ver se ainda conseguimos fazer algo por ele.
Primeiro sem fotos é dificil alguém opinar, mesmo com fotos não é facil sem elas então
Podia começar por informar mais algumas coisas e isto é válido para todos que necessitam de saber o que se passa com os seus exemplares e aquilo que os outros necessitam para dar uma mãozinha, ainda que sem compromissos.
Quando o comprou?
Já foi transplantado? se sim, à quanto tempo?
Como é composto o substrato em que se encontra?
Qual a sua localização normalmente?
Como o rega? e em que alturas?
Como o aduba normalmente?
Fez/faz fitossanidade como preventivo? que cosutma usar?
Para já, pode ser que respondendo a estas, já seja de algum apoio para alguém opinar
Outra coisa importante...Acer palmatum verde não são todos da Variedade "momiji", Acer palmatum existem sensivelmente 200 cultivares, que tanto têm parecenças na sua identificação, como parecer pertencer a outra familia...
Uma coisa que me parece importante e a ter em atenção, é que o adubo Orgânico (se forte) quando mal utilizado, é/será tão nefasto quanto o Quimico, dependo das condicionantes em jogo.
Eu posso adubar hoje com um quimico (e rego) e devido, ao meu solo aberto (drenante) ele não vai/irá permanecer por muito tempo no solo por causa da lexiviação provocada pela rega, caso se detecte ter sido em excesso pode recorrer-se a colocá-lo em água corrente para o lexiviar...o que num orgânico (de força elevada) pode não acontecer pela sua liberação lenta (mas em niveis altos), só se dará por isso quando o mal está feito....depende.
Adubos é para usar com moderação seja em que caso for, por precaução e beneficio, mais vale adubar mais vezes, mas em menores quantidades (doses mais reduzidas/diluidas)...e uma das regras de Ouro, é que "Bonsai com problemas/doente não se aduba" o que até ver, me parece ser o seu caso
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
konig
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 3:15 am Assunto: |
|
|
Oi Frk. Pois é, o Castro deu uma verdadeira aula de adubação. Obrigadão Castro. Realmente eu não sabia sobre o excesso de organicos, valeu mesmo.
Frk, tu fizeste algum trabalho na raiz dele nos ultimos dias? É que estamos quase no nosso verão e agora é uma época ruim para isto. Se for problemas com a rega, geralmente as plantas se comportam assim:
Rega em demasia, as folhas e ponteiras murcham e depois começam a secar a partir do centro da folha para as pontas.
Falta de rega, o substrato fica impermeável, e as folhas começam a amarelar das pontas para o centro da folha, e tambem costumam enrolar e murchar em condições extremas.
O teu Acer apresenta seca a partir do peciolo ou das pontas das folhas?
è só na parte aérea da planta ou por baixo tambem? _________________ Alexandre Luis Konig |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 7:02 am Assunto: |
|
|
konig escreveu: | Oi Frk. Pois é, o Castro deu uma verdadeira aula de adubação. Obrigadão Castro. Realmente eu não sabia sobre o excesso de organicos, valeu mesmo. |
Olá Konig
Não é aula não amigo, é apenas partilha do meu ponto de vista, passível de estar menos correcta
De facto com os adubos orgâncios existe menor probabilidades/riscos de ocorrer uma Osmose inversa...precisamente por ser de liberação lenta...agora também será uma facto de que a titulo de exemplo, os orgânicos que costumo ver aqui citados tem indices/valores mais altos que os orgânicos e os quimicos daqui...por isso todo o cuidado é pouco
[ ]s
 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 7:52 am Assunto: |
|
|
FrK_leal escreveu: | sei lá oq se passa com ele, ele foi transplantado em agosto e quase não teve poda de raizes, estava vindo super bem até que chegou agora ele deu essa capengada...
|
Eu retirei todo o osmocote que estava no vaso, e respondendo às suas perguntas castro:
-Foi transplantado há quase 6 meses
-O substrato é caco de telha, pedrisco e terra, em proporções semelhantes
-Ele está atualmente na minha varanda, agora está na sombra, mas antes pegava o sol da manhã
-A rega é geralmente feita pela minha "secretária do lar" na parte da manhã
-Eu o adubava com Torta de mamona e farinha de osso, mas troquei recentemente pelo osmocote
-A ultima pergunta eu não compreendi, desculpe....
Vou tentar tirar umas fotos p/postar.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 7:34 pm Assunto: |
|
|
Olá FrK_leal
FrK_leal escreveu: | -Foi transplantado há quase 6 meses |
Ok...como se encontrava ele nessa altura??
tinha boas raizes?
Cortou-as, em que quantidades aprox.? pela data ( 6 meses) estou em querer ter sido feita em pleno Inverno, é a altura adequada de o fazer ai?
Podou a copa nas mesmas proporções, para haver compensação hidrica??
não teria sido preferivel estabilizá-la e proceder ao transplante na época correcta (antes da Primavera)
FrK_leal escreveu: | -O substrato é caco de telha, pedrisco e terra, em proporções semelhantes |
Pela composição, não vejo que possa ter problemas de maior, em principio do substrato não será
FrK_leal escreveu: | - Ele está atualmente na minha varanda, agora está na sombra, mas antes pegava o sol da manhã |
não é só o sol que poderá fazer mal...num Acer até o vento faz das dele , nada de correntes de ar e isto é para todas, dado que as desidrata.
FrK_leal escreveu: | -A rega é geralmente feita pela minha "secretária do lar" na parte da manhã |
Aqui já tenho algumas reticências...pior inimigo do Bonsaista, a ausência e os cuidados de alguém que por muita boa vontade que tenha, não saiba de todo o que está a fazer, tratando-os como uma planta normal (não sei se será o caso )...também me acontece, já que muitas das vezes é a minha Espôsa que o faz, mas sempre que posso ensino-lhe mais um pouco...pode ser que com sorte o vicio pegue .
O bonsai deve ser regado por nós, e dependendo de diversos factores nem todas as espécies têm as mesmas necessidades hidricas.
Logo com certeza haverá alturas em que necessita de ser regado mais que uma vez e outras em que poderá estar um ou dois dias sem o ser...não deve ser um acto mecânico..." "tipo", todos os dias de manhã"
Eu por exemplo, mesmo sendo desaconselhado opto muitas vezes por o fazer quando chego à noite...é mais perigoso por causa de os expor por mais tempo à humidade, propiciando até possiveis ataques de fungos...mas ainda assim prefiro, porque ao fazê-lo sei que o solo vai acabar por se empregnar com a água, coisa que se o fizermos de manhã, dependendo da temperatura logo às 1.ªs horas, começará a evaporação.
Assim faço-o de noite e protejo-os de dia ( as espécies mais senciveis).
No entanto ainda assim, naqueles em que não é necessário proceder à rega, opto por fazê-lo de manhã.
Nessa altura se notar que alguns ainda aguentavam mais umas horas, rego-os na mesma, porque é/será preferivel do que lhe faltar a água num periodo de ausência.
Contudo devemos ter presente que a maioria dos óbitos em Bonsai, se deve mais por excesso de rega, que por falta dela...tal como por excesso de zêlo.
FrK_leal escreveu: |
-Eu o adubava com Torta de mamona e farinha de osso, mas troquei recentemente pelo osmocote |
Não conheço qualquer deles, nem pessoalmente ninguém que o faça, para poder opinar sobre tal .
FrK_leal escreveu: |
-A ultima pergunta eu não compreendi, desculpe.... |
Não tem que pedir desculpa, provavelmente terei sido eu, que não me expliquei como deveria.
Os Bonsai estão sujeitos às mesma pragas e doenças e acidentes fisiológicos que as suas congéneres de mair porte.
A diferença é que neles devido a se encontrarem confinados, a sua pequena estatura e fragilidade, os danos podem ser graves ou senão mesmo irreparaveis.
Por isso existem bonsaistas que praticam a prevenção em termos de aplicações de produtos de combate ( fungicidas/insecticidas etc.) eu em tempos fazia-o, mas deixei de o fazer...optei por actuar conforme o quadro que se me apresente...
Agora quando chega& durante o periodo do Inverno não abdico de lhe administrar umas doses de fungicida...mesmo tndo-lhe fornecido antes do Outono boas doses de "PK" 0-56-56, que para além de serem macronutrientes, os dois em conjunto funcionam como fungicidas.
Já me aconteceu com um Acer de 17 anos (de Bonsai e não de vida) ter apanhado fungos nas raizes durante o inverno e só dei por isso devido ao seu atraso em rebentar no inicio da Primavera...rebentava sempre primeiro qu o meu Deshojo, e naquele ano não aconteceu...quando dei por isso, apenas deu para vê-lo a definhar todos os dias...até que o pior aconteceu
Existe um ciclo vicioso interactivo que é representado por um triangulo em que cada um dos vértices existe um factor:
Erro de localização
Erro de rega
Deficiência do Solo
A interação entre estes, são responsáveis por grande parte das pragas e doenças nos nossos bonsai...já que eles ( Bonsai) em boas condições, desde que devidamente nutridos estão mais aptos/têm mais condições de os combater sem ajudas de maior....
Quando refiro "devidamente nutridos", é para recordar que o adubo em falta ou em excesso, não deixa de ser um dos factores responsavel por um possiveis acidente fisiológico
Outra coisa importante que se deve ter em consideração, é respeitar o periodo de defeso entre aplicações de :
Diferentes produtos de nutrição, deve-se aguardar pelo menos 48horas entre a sua sobreposição.
Produtos de nutrição versus sanidade - 5 dias - Nunca antes de 3 dias
Produtos de sanidade versus sanidade - 8 dias - Nunca antes de 5 dias
Bom parece que me alonguei
Boa sorte,
Cptos.
 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 10:02 pm Assunto: |
|
|
Respondendo às suas novas perguntas castro:
-Na altura do transplante ele se encontrava num vaso já com a terra saturada, com uma infinidade de raízes
-Não foi feito nenhuma poda significativa nessas raizes, somente lavagem e desembaraço das mesmas...
-Ele estava sem folhas na época
-A informação que recebi na floricultura era que o transplante deveria ser feito naquela época (aqui a primavera começa no final de setembro e em agosto já estava relativamente em clima de primavera)
Quanto às regas, eu sempre tento olhar pelas minhas árvores, mas devido ao fato de eu trabalhar fora (moro numa cidade e trabalho em outra) tenho que deixá-los infelizmente aos cuidados de terceiros... Geralmente eu os rego à noite quando necessário...
Farinha de Osso e Torta de Mamona são adubos orgânicos muito utilizados por aqui.
Seguem algumas fotos para entender o drama...
e isso foi em setembro +-
Já essa em novembro, depois da poda de um galho que desotoava do conjunto..
De acordo com a sugeswtão do amigo vhobus, ele está agora com o vaso submerso para "lavagem" do substrato, para tirar todo eventual excesso de adubação
Espero que vcs possam me ajudar.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:17 pm Assunto: |
|
|
Olá FrK_leal
Não pretendendo que seja um diagnóstico, já que não tenho sapiência para tal...a julgar pelo que aconteceu ao meu....o seu a esta distância e pelas fotos, teve/tem problemas no sistema radicular.
Sei que o que se vê é provocado pela rega naquele momento, mas...
Vê aquela mancha no nebari, aquela que vai até aquela "calosidade"?
Pois é...isso é indicador de que o substrato, não é tão drenante quanto deveria, ou deixou de ser por algum motivo ....podem ser vários, desde a matéria orgância escolhida (sem passar pelo crivo) até os restos (pós excedentes da decomposição) do adubo orgãnico que não foram removidos, antes de serem substituidos.(suposição minha) podendo ter mesmo origem numa intoxicação provocada por excesso de adubos.
Na foto de Novembro, dá para ver nitidamente "a fronteira" de humidade existente no tronco...(em principio) aqui já devia estar com problemas de fungos (tal como aconteceu com a minha)...é um desgaste continuo.
Enquanto houver energia no tronco, as folhas vão sendo alimentadas,sem problemas de maior, porque o circuito se faz pelo interior... mas como vai apodrecendo por aquela zona que vê na foto, funciona naquele local como que um alporque com anel de Malpighi completo...os açucares processados pelas folhas não chegam ás raizes e estam vão definhando gradualmente...num alporque normal já é stressante, numa árvore atacada é um problema bem grave...
Veja/raspe com uma unha à volta daquela zona que se vê bastante humida, para ver se ainda se encontra o cambio verde em algum local...se existir...recomendáva-lhe que depois de controlada a rega, aplicasse o quanto antes depois de uma, um fungicida no solo...como por exemplo o "Previcur N" da Bayer
http://www.bayercropscience.pt/internet/produtos/produto.asp?id_cultura=*&id_problema=*&id_produto=92
Coloque o Bonsai num ponto mais elevado, não próximo do chão, que apanhe algum sol (Q.B./quanto baste), desde que não demasiado exposto/de forma directa ( os fungos gostam de locais pouco arejados e dão-se mal com o sol)
ainda que não tenha sido conclusivo, espero ter sido de alguma ajuda, contudo não considere estas as minhas palavras como um dado absoluto, já que convêm reunir e cruzar o máximo de informação possivel, de preferência o quanto antes a julgar pelo "quadro" que lhe apresenta o seu Bonsai...
Boa Sorte
[ ]s
 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 9:34 am Assunto: |
|
|
Bem gente a situação tá dificil...sábado tive que podar mais um pedaço, ficando agora só o tronco sem brotos...
eu estou pensando em plantá-lo num escorredor só com areia grossa....
Será que é uma boa?
Estou bem chateado com a situação desse acer...
Sei que a época não é propicia mas será que ainda dá pra ficar pior do que está?
Aguardo retorno dos amigos... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 7:25 pm Assunto: |
|
|
Gente, eu não sei se tem salvação, algumas raízes não parecem mais estar vivas...
Eu passei ela para um grande escorredor com areia grossa como substrato, reguei com enraizante e vou deixar lá...mas sem grandes expectativas..
Tá feio o negócio...
Vou esperar p/ver... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 9:41 pm Assunto: |
|
|
FrK_leal escreveu: | Gente, eu não sei se tem salvação, algumas raízes não parecem mais estar vivas...
Eu passei ela para um grande escorredor com areia grossa como substrato, reguei com enraizante e vou deixar lá...mas sem grandes expectativas..
Tá feio o negócio...
Vou esperar p/ver... |
Olá FrK_leal
Procedeu a um transplante de emergência...por vezes é necessário se queremos salva-lo.
Mais importante que qualquer enraizador, teria sido a administração de um fungicida.
Se o problema tiver origem em fungos, e não tiver sido feita uma prevenção de nada vale colocar seja o que for...porque as raizes ainda estão a ser atacadas.
Como não tem folhas podia ter sido submergido por completo num recipiente com fungicida, mal não teria feito
Raspou a casca ( com a unha ou lamina) em alguns pontos daquela mancha para ver se o "cambio" está verde??
O quadro não é nada bom, sei o que é porque também já perdi uns assim, no entanto cada caso é um caso e vamos esperar que o seu tenha melhor fim
Boa sorte
Cptos.
 |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Mar 27, 2008 11:27 pm Assunto: |
|
|
FrK_leal,
Qual o resultado do transplante do seu Acer? Ele resistiu?
obrigado _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|