|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 8:21 pm Assunto: Eugenia microphylla |
|
|
Bom, essa eu estava devendo... Depois da oficina com o Roberto Gerpe, no dia 16 de fevereiro, não podia deixar de trabalhar uma planta no dia seguinte... Um amigo dono de horto me deixou fazer o trabalho de poda lá mesmo, mas havia esquecido de levar a câmera fotográfica... Hoje eu fui lá pegar para envasar e agora tenho uma foto para mostrar...
É a minha primeira tentativa de formar um naturalístico... Por isso ela está tão cabeluda... Quero ver como se comporta depois do envase para depois aliviá-la um pouco. Mas ela terá sempre uma copa o mais frondosa possível. Tem cerca de 40 cm de altura (sem o vaso) e um nebari interessante que por enquanto está escondido, mas que no ano que vem ficará à mostra, eu espero... Supreendentemente, podei muito pouco as raízes. Ela tem todo um sistema de raízes bem fininhas que deve sustentar tranquilamente a planta. Quando podei semana passada, retirei mais de 80 por cento dos galhos e folhagem, então não será preciso desfolhá-la, eu acho...
Pelo que li, é uma espécie que demora bastante a engordar o tronco, mas gosto da proporção atual mesmo assim, por isso foi para o vaso... Ela vai envelhecer tranquilamente, não estou com pressa...
É a primeira vez que trabalho essa planta, por isso, quem puder me dar qualquer dica sobre a espécie, eu agradeço muito. Desde que havia visto a do Duprat, estava louco para trabalhar uma delas... Ainda tem muito trabalho pela frente, mas gosto muito do resultado até agora...
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 11:37 am Assunto: |
|
|
Pedro,
Se a intenção é baixar um pouco mais a altura, a espessura do caule acabará ficando mais proporcional. Acho que mesmo tentando um "naturalístico" você terá que direcionar alguns galhos, mesmo que seja podando e deixando crescer... Vejo que já começaste e com aramagem no lado direito.
O tempo e sua condução irão nos mostrar como pode evoluir uma muda neste estilo para se transformar em um grande bonsai. Desejo todo sucesso nesta empreitada.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 11:53 am Assunto: |
|
|
Oi Pedro,
Já ficou muito bom este começo
É uma planta bastante resistente, apesar de as vezes secar subitamente algum galho... Tenho um pré desta espécie que de um dia para o outro, depois de uma pequena poda de manutenção, secou toda folhagem perdí alguns galhos e hoje está quase refeita  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 12:23 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, antes de finalmente tentar trabalhar uma delas, fiquei observando algumas durante quase um ano... Eu percebia que realmente alguns galhos secavam aparentemente do nada, mas eu creditava isso à falta de sol nos galhos mais interiores, visto que eram plantas de topiaria... Ao mesmo tempo, no alto, a brotação é incrível! Faz uma semana que eu podei ela e ontem envasei. Ela tinha ficado no horto, e quando fui pegá-la ontem, percebi váááárias novas brotações!!
Bom, se ela se refaz ao mesmo tempo que perde alguns galhos, tudo bem...
Cláudio, eu baixei bastante para uma primeira intervenção... Aos poucos irei baixando um pouco mais, quero que ela fique com uns 30-35 cm, assim acho que o tronco ficará bastante proporcional com a quantidade de galhos, uma vez que a ramificação da Eugênia é tão grande. O naturalístico, ao contrário do que parece, realmente não é deixar a planta crecer totalmente solta, mas usar de todas as técnicas usuais (aramagem, tração, poda...) para trabalhar a planta, mas tendo como objetivo uma árvore menos estilizada... Mais natural... Daí eu acho que vem a dificuldade de se fazer um bom naturalístico, o que espero conseguir com essa planta. É verdade que ela facilita muito, tendo um tamanho pequeno, muita ramificação e folhagem pequenina... A aramagem que fiz foi para simular os galhos que saem em busca de luz, descendo e depois subindo, como vejo em várias árvores aqui mesmo em frente de casa na beira do Rio Bengalas.
Obrigado pelos votos de sucesso. Espero conseguir levá-la a uma planta de qualidade. Se ficar 50% do que o Duprat conseguiu com a dele, já fico muito feliz!
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:12 pm Assunto: |
|
|
Amigo Pedro
Tenho uma Eugênia parecidissima com a sua e vou trabalhar ela logo logo.
Vou postar uma foto dela para vc ver antes de começar a o trabalho.
Pretendo um naturalismo também e acho que tanto a sua como a minha terão muita beleza e suavidade com o passar do tempo...
Belo tabalho e parabéns pela aquisição.
Rogério. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:20 pm Assunto: |
|
|
Vou ficar atento a esse tópico, tenho umas 30 mudinhas de Eugênia para trabalhar no futuro...
Sucesso aos amigos em seus projetos naturalísticos!!! |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 9:45 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Pedro,
Veja que como são paracidas!!!
Abraço
Rogério.
Vista da inclinação do tronco...
 |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 9:58 pm Assunto: |
|
|
Alguém sabe dizer se dá pra tirar mudas das eugênias por alporquia?
Eu também tenho uma muda dessas de topiaria que pretendo transformar em bonsai, mas não o fiz até agora por pena de tirar um galho que seria ótimo pra transformar em outra árvore.
Aliás, belas plantas Rogério e Pedro.
Abraços,
Gustavo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|