|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 3:45 pm Assunto: Minha Sibipiruna! |
|
|
Ganhei esta sibipiruna da minha noiva. Esta planta estava na casa dos pais dela, em Joinville, e nasceu sozinha em um vaso "abandonado" com substrato (muito rico em matéria orgânica).
A planta tem uns 3 ou 4 anos, e sempre foi "nanica" por causa de sempre estar num vaso. Foram feitas algumas podas ao longo de sua vida, por isso dos "tocos" em seu tronco.
Ela parece ter sentido um pouco a mudança de clima, quando veio aqui para Curitiba (há cinco dias atrás), perdendo algumas folhas. ?Seu tronco estava coberto de musgo e fungos, creio que pelo excesso de umidade. Tive de passar uma esponja para limpar a planta.
Como sou iniciante, gostaria de algumas opiniões dos foristas. Desde já muito grato!
Um ótimo domingo e uma semana excelente a todos!
Copa:
Raízes:
"Defeitos" (restos de podas":
"Visão Geral":
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 8:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Erik!
Creio que vc deveria, com um alicate bola, ou outra ferramenta que o sibstitua (formão), retirar esses tocos para que as cicatrizes já estejam bem melhores quando do próximo transplante.
Por ora, face estarmos entrando no Outono, não tem muito o que fazer.
Quanto à queda das folhas é natural pela mudança de ambiente, Joinville (quente) Curitiba ( Frio, estamos com uns 15 graus, hoje).
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 8:50 pm Assunto: |
|
|
Erik estas com um otimo material , com certeza vai dar um belo bonsai
Boa sorte _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 9:28 pm Assunto: Seja bem vindo |
|
|
Tambem achei sua planta maravilhosa, tem um excelente nebari e os "tocos" podem ser resolvidos. É uma planta muito resistente.
Seria interessante uma maior movimentação no tronco. Pesquise pelos estilos africanos de Charles Geronio, na pagina principal deste forum, acho que cai muito bem com sua planta.
Lembro que igualmente a voce também sou iniciante, logo são sugestões que deve analisar bem ou esperar a sugestão dos mais experientes.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:31 am Assunto: Opa! |
|
|
Muito obrigado!
Acabei de remover os "tocos" sobressalentes, assim que der, vou tirar umas fotos, para postar aqui.
Quanto a dar movimento ao tronco, bem que eu queria, mas a dificuldade (para mim, pelo menos) é lidar com a madeira, que já é dura. Meu maior medo é partir a planta ao meio! rs
Além disso, ainda não achei nada sobre época de aramagem, poda, etc, para a sibipiruna, então estou "pegando leve" com ela... rs
Mas podem deixar! Essa vai ser uma daquelas que vou deixar algumas fotos por aqui para "acompanhamento"! hauhauhauhauha
Novamente, muito obrigado.
Um bom dia a todos! _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|