|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Capasciuti
Registrado: 02/10/08 Mensagens: 68 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 6:05 pm Assunto: Acer Palmatum - Fv Opinem |
|
|
Pessoal, estou a muito tempo atras de um Acer acessível e esta muito dificil!
Numa floricultura da cidade achei este aí... está meio feioso, etc, mas gostaria da opinião de vcs para ver o potencial da arvore se tornar um bom bonsai. Só com a analise critica dos mestres daqui é que vou decidir comprar ou não.
Critiquem pessoal! Além disso, se possível, me deem idéia do que ele pode virar, como pode-se trabalhar nele
Ela esta com aprox. 40cm de altura.
A primeira vista, como o ponteiro já dá para quebrar o galho, pensei em apenas abaixar um pouco o galho da direita (o mais fino, atras) para, depois que sairem as folhas, a triangulação ficar mais "cheia" (se é que vcs me entendem (rs).
Bom, espero comentários! Abraços!
Ps. Caso não consiguam ver as fotos (acho que esta dando um prbleminha com o blog), por favor acessem http://www.bonsaitkg.blogspot.com/
 |
|
|
 |
Guilherme Neumann
Registrado: 10/09/08 Idade: 40 Mensagens: 21 Localização: São Paulo
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 7:29 pm Assunto: |
|
|
Amigo, aqui em sp, no ceasa de quarta e sexta feira, existem pessoas vendendo pré bonsai de acer palmatum por um preço bem acessivel, e mudas de acer tridente por 5 reais.
Se puder, já que é do lado de sjc, vale a pena! |
|
|
 |
gustavomello

Registrado: 05/10/08 Idade: 46 Mensagens: 43 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 7:40 pm Assunto: |
|
|
Amigo, olha só minha experiencia com acer e nula, pois é uma planta que requer mutio cuidado e destreza, que eu ainda não tenho.
Bom mas vai lá minha visão:
É uma planta que tem um potencial grande mais vai requerer o bom e velho tempo, alias muito tempo. rsrsrsrsrsrs
O nebari já tem um boa formação, o que já é de grande ajuda, a primeira parte do tronco com uma leve inclinação para a esquerda tambem me agrada, mas seria bom ver esta inclinação por outros algulos para ver se ela não fica melhor de outro jeito.
Já a segunda parte do tronco que abruptamente se inclina para a direita fica fora de contexto e não me agrada, talvez se fosse minha eu a eliminaria ou tentaria um alporque não sei.
Espero te ajudado. abraços |
|
|
 |
Capasciuti
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 7:40 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Neumann escreveu: | Amigo, aqui em sp, no ceasa de quarta e sexta feira, existem pessoas vendendo pré bonsai de acer palmatum por um preço bem acessivel, e mudas de acer tridente por 5 reais.
Valeu pela dica!
Mas com relação a este ai? Zero?
Abraço |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 8:33 pm Assunto: |
|
|
Amigo Capasciuti
Gostaria muito de ter um Acer para trabalhar + ainda não achei um que tivesse potencial.
A 2 anos atrás meu, irmão que mora no Japão, me mandou umas sementes de Acer Palmatum e de 15 plantadas só 3 vingaram. Dessas 3 depois de alguns meses 1 morreu por falta de água. Outra morreu pela mãos de minha filha que na época tinha 4 anos.
A ultima morreu no começo desse ano.
Não sei por que...
Ela foi ficando sem folhas e não brotou +. Fiz tudo que podia...
Não deu... Morrei também
Sua planta tem uma boa base e parece que o Nebari também esta legal.
Acho que ele está muito comprido e na minha opinião eu deixaria o primeiro galho que sai a esquerda na primeira foto e podaria a partir dali o galho grosso.
Trocaria essa bandeja por um escorredor e depois uma mamadeira.
Acho que com isso novas brotações aparecerão + abaixo.
Vejamos o que falam os + sábios
Abraço
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 8:37 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Neumann escreveu: | Amigo, aqui em sp, no ceasa de quarta e sexta feira, existem pessoas vendendo pré bonsai de acer palmatum por um preço bem acessivel, e mudas de acer tridente por 5 reais.
Amigo Guilherme Neumann
Eu costumo dar um pulinho no CEASA 1 vez a cada 2 meses e os dias que tem plantas a venda são terças e sextas-feiras.
Será que desde a ultima vez que fui o dia mudou?
Se mudou preciso ficar esperto para não perder a viajem.
Abraço.
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Guilherme Neumann
Registrado: 10/09/08 Idade: 40 Mensagens: 21 Localização: São Paulo
|
Enviada: Seg Out 06, 2008 2:55 pm Assunto: |
|
|
Rogério, você tem razão é de terça e sexta! desculpem meu erro.
Eu costumo ir de sexta com minha sogra que faz ikebana, e ela havia me dito que tinha terça também, troquei as datas.
Agora Capasciuti, eu não conheço muito de Bonsai, e menos ainda de acer, sou um mero iniciante. Tenho uma muda de Acer tridente que comprei no ceasa inclusive, mas fiz uma poda radical, ela esta brotando agora.
Eu gosto muito dos acers do walter pall. Acho que essa altura 40cm é legal mas talvez a bifurcação dele esteja muito alta.
A sugestão do Gustavo me pareçe a mais proveitosa, a de fazer uma alporquia, embaixo você aproveita o bom nebari, e em cima pega essa bifurcação. 2 em 1. heheheh
Acho que é isso, desculpe se falei besteira!
guilherme. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Out 06, 2008 8:07 pm Assunto: |
|
|
Eu gostei de Acer. É uma espécie que é muito difícil achar que nos agrade. Se fosse você ficaria, pois eu estou há um tempinho na arte e einda não achei um que tivesse tamanho potencial. Se lá no Ceasa como os amigos disse não tiver nada melho pode pegar. Aliás pode dizer o preço via MP. É que quero comprar um e gostaria de saber. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Capasciuti
|
Enviada: Qua Out 08, 2008 9:02 am Assunto: |
|
|
Pessoal, muito obrigado pelas opiniões!!!
Mas achei umas arvores mais interessantes, no meu ver com maior potencial... um nebari mais formado, tronco melhor (conicidade), etc...
Como estou viajando, no fim de semana posto algumas fotos deles. para vcs darem uns pitacos... Um já fiz algumas podas (no hotel mesmo, heheh) e vou tentar um Mayogi... o outro vou tentar um "Vassoura".. vai ser um pouco mais dificil, mas chego lá, heheh.
Abraço a todos!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|