FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de pingo de ouro
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 2:24 pm    Assunto: Yamadori de pingo de ouro Responder com citação

Ola amigos estou observando 3 pingo de ouro bem grandes que estao para serem jogados fora em uma construção, estou com uma duvida sobre o solo que devo usar quando retirados, alguem pode me ajudar pois vou a noite sequestra lo dos pedreiros rsrsrsrsrs, ja estão quase arrancados, o dono me deu altorização de retirar............
Assim que fazer a retirada eu posto as fotos Ok..

Editado pela última vez por Diego Santana em Qua Mar 12, 2008 6:11 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Diego, para recuperação de raízes pós-yamadori, principalmente em pingos, eu uso areia média pura, se quiser pôr um percentual pq de orgânico tipo casca de pinus ou terra granulada, eu prefiro terra vegetal, pode ser uns 20~30%, tá ok.

Abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Diego tenho dois pingo de ouro que foram sequestrados também a uns dois meses e utilizei 30% de terra vegetal, 40% de pedrisco de areia grosso e 30% de telha picada. Reagiu muito bem, nem murcharam as folhas que não podei, pegaram fácil.
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Diego tenho um que deve medir uns 2m de altura coletei a uns 3 meses , coloquei numa caixa de areia grossa somente , e reagiu muito bem , ja esta com 3 alporquias.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

O problema é arrumar areia grossa, aqui tem muita areia fina de rio, será que serve
Mauro Kugler Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Diego, faça o seguinte. Misture meio a meio. 50% de terra e 50% dessa areia fina. Procure peneirar a terra e usar os grãos mais grossos. Vai ajudar bem. Eles se recuperam muito rápido, se quiser já fassa a poda drástica, acho até melhor e mais fáci,l de recuperá-los. Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Diego, já te orientaram na formulação do substrato para teu pingo de ouro, mas tente junto das empresas de material de construção que possivelmente vc encontre uma areia com granulometria mais indicada ,mas se não encontrar serve a fina mesmo.Não sei se o novo proprietário da Bonsai Brasil de Curitiba já está atendendo, foi lá que comprei pedrisco de rio e dalomítico.Bom, faz mais de um ano, mas não custa tentar.Outra dica é se dirigir as contruções e pedir para peneirar a areia que está sendo usada, muitas vezes é até bom para eles, que conforme o trabalho aproveitam só a areia mais fina.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Diego,
as lojas de materiais de construção geralmente tem 2 tipos de areia:

areia grossa para serviços mais brutos como concreto estrutural e contra-piso e,

areia fina para serviços de acabamento como emboço e reboco.

O caso é que mesmo a areia grossa, (assim chamada) não é muito grossa para o nosso objetivo; mas funciona bem. Eu tenho usado para compor o substrato para mudas em recuperação e tem dado certo... As dicas do Mauro e do Ivanil são ótimas...
Se você preferir comprar o substrato pronto, vai aí um link de uma empresa de Campo Mourão, talvez você já a conheça:

http://www.bonsai.com.br/ric-substrato.htm

Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Amigos obrigado pelas dicas, vou utilizar plantax na medida de 50% com 50% de areia grossa.................
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal segue as fotos do yamadori, olha o solo esta totalmente errado pois usei terra vegetal e pedriscos, fiz isso pois quando passei na obra as plantas ja estavam retiradas, peguei rapidamente e as plantei neste solo mesmo....................

Outra planta

Fiz a retiradas de alguns galhos que estam sobranndo, mas vou estudar um Jin ou a retirada dos 2 galhos laterais da planta.........

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 5:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diego, para o próximo yamadori que fizer, seja de pingo ou de outra espécie qualquer, pode usar um substrato bem melhor que areia, seja fina ou da grossa: caco de telha ou de tijolinho maciço. Dada as peculiariedades da ceramica, que possui micro poros, a agua da rega adere a elas, permanecendo o material mais umido, por um tempo maior, propiciando a rápida recuperação das raízes de alimentão da planta, bem como a emissão das novas. Wink

A vantagem do material ceramico está no fato de que, ao usar areia, deve tomar um cuidado extremo com o excesso de umidade nas raízes de alimentação. A camada superior da areia as vezes seca, mas por baixo, na camada que permeia o recipiente e na parte inferior, muitas vezes a areia fica encharcada. Isso acarreta que, ao ver a parte superior seca, vc procure compensar, regando e carreando mais umidade a que já existia. Isso irá matar as raízes por asfixia em meio liquido excessivo. Rolling Eyes

Com o substrato ceramico, tal não ocorre, vez que a agua da rega manterá a umidade, agregando-se aos micro poros das particulas, escoando-se o restante. As particulas irão fornecer a umidade necessária que as raízes requeiram, à medida que se desenvolvem, ocorrendo o ressecamento delas gradualmente, ao mesmo tempo, quase. Very Happy

Alguns cultivadores, eu particularmente, usamos misturar ao caco de telha ou de tijolinho maciço certa quantidade (25 ou 35%) de substrato tipo PLANTAX, usado por horticultores para a germinação de sementes de hortaliças. Esse substrato pode ser comprado em casas do ramo, vendido em sacos de até 50 kg. Contem em sua composição vermiculita e carvão triturado, obtido da queima de casca de pinus. Very Happy

Compondo dessa forma o substrato ceramico, poderá acondicionar sem medo de perda não só as raízes de plantas recolhidas (yamadori), mas tambem as provenientes de estaqueamento, alporquia ou semeadura. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Caro nicky,

a gente fica ainda mais feliz quando encontra pessoas como vc que abre o livro do conhecimento e reparte com os que não tem.!
Obrigado pelas lições de conhecimento recem postadas.

Ivanil
-------------------
Reparte o que lhe sobra e aos outros falta.(Papa???)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

NIck eu ja utilizo a mistura de 30 % de plantax 30% de areia grossa e 40% de tijolos moidos em meus yamadoris, mas como disse nao estav preparado para pegar estas plantas foi passei pela obra, e ja estavam retiradas se eu deixa se elas la com certeza iriam morer, por isso as coloquei neste solo horivel.................
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal começou a brotar, espero que nao seja o restinho de energia do tronco.......
Quando firmar os brotos, posto novas fotos..........................
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Ola ai vai as fotos das primeiras brotações>>>

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: