|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernanda Lameira
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 8:18 pm Assunto: Bosai de romã como cuidar? |
|
|
Boa noite!
Minha mãe ganhou um bonsai de Romã, muito lindo com alguns frutos e com muitos galhos e folhas. Depois de uma semana em minha casa ele começou a secar, seus frutos foram murchando e ficando pretos e alguns galhos e folhas secaram, acho que foi porque minha mãe não sabia cuidar dele, e não colocou a quantidade de água necessária.
Então fiquei com pena do bonsai e comecei a ler sobre como cuidar dele, mas como sou uma pessoa leiga no assunto não entendo bem, por exemplo, os galhos e folhas que secaram eu devo cortar todos os galhos inclusive se ele for mais grosso um pouquinho? Achei seu tronco bem fininho como visto em outras fotos de bonsai de romã me parece que ele tem uns 2 anos, gostaria de fazer a mamadeira mas não sei como plantar ele no escorredor de macarrão, e o que colocar no escorredor? na bacia consegui entender pois em todo lugar que eu li a respeito explica direitinho mas sobre o escorredor não.
E também sobre adubação sei que tem que ser feita de 15 em 15 dias, mas não sei o que colocar nesse adubo, e devo jogar o adubo no vaso bem no pé do bonsai? e não devo tirar nada para colocá-lo? Sempre colocando por cima, isso não vai transbordar o vaso em que o Bonsai esta plantado?
Desculpe-me pelas perguntas, mas espero que me entendam sou leiga no assunto.
Se alguém puder me ajudar desde já agradeço!
Como coloco fotos para vcs verem como ele esta? _________________ Fernanda Lameira |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 9:30 pm Assunto: |
|
|
Fernanda tente colocar a foto da seguinte maneira: Clique em Img depois você coloca a URL da foto, depois você clica em prever para ver se a sua foto saiu legal, aí você pode enviar. OBS: A fotografia tem que estar hospedada em algum site, exemplo: Flickr, Megagaleria, etc... _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Mar 20, 2008 7:50 am Assunto: romã |
|
|
Fernanda, em primeiro lugar seja muito bem vinda ao fórum, aqui você conseguirá obter muitas muitas informações sobre todos os tipos de bonsai.
Bom, vamos por partes, a questão de estar secando folhas, provávelmente pode ser falta de água mesmo, outro fator, também pode fazer a queda de folhas em Romã, é a adaptação do ambiente, de onde ele veio e onde ele está.
Para falar mais sobre isso, teriamos que saber o lugar onde ele está, se é dentro ou fora de casa, se é uma varanda, o tempo de exposição ao sol.
Quanto a adubação, não se deve adubar uma planta debilitada, sugiro a você nos fornecer as informações de ambiente e uma foto para podermos ajuda-la.
Sugiro em primeiro lugar cuidar bem da rega, a romã é bem resistente, se tiver uma boa insolação e água certamente vai brotar novamente.
Por enquanto não mecheria com transplantes, mamadeira etc. Primeiro leia bastante sobre como fazer e procure sanar suas dúvidas, no site do Atelier tem todas informaçõe, mas qualquer dúvida estamos ai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Mar 20, 2008 9:46 am Assunto: |
|
|
Olá Fernanda, acho que esta matéria aqui do site pode te ajudar!
"Plantio no escorredor
Plantar o bonsai num escorredor plástico, normalmente usado em cozinha, redondo e totalmente furado nas laterais e parte inferior.
Usar substrato com boa drenagem, preferindo granulação entre 3mm e 5mm. Usar para isso os ingredientes mais acessíveis e baratos em sua região.
Funciona bem a composição de 70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica, ou variações próximas disso.
Iniciar adubação 3 semanas após o plantio.
Manter o escorredor em local arejado e com boa insolação. " _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
Fernanda Lameira
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 9:14 pm Assunto: Bonsai romã como cuidar? |
|
|
Boa noite Marcos Castilho e muito obrigada, mas como faço para colocar as fotos em um site como vc explicou?
Boa noite Junior/pr muito obrigada; O bonsai de romã fica na area de serviço onde tem uma parte coberta e outra não, na parte da manhã rego ele e levo ao sol, mas só bate sol aqui em casa depois das 9:30, ai deixo tomando sol ate umas 12:00 hs ai rego novamente e coloco na parte coberta novamente ai ele fica ate no outro dia, e bem arejado, e ele já está brotamdo novamente, e quanto aos galhos cecos devo cortalos? vejo que não esta nascendo nenhum broto neles e eles são uns dos mais grossos, e mais em baixo, proximo aos pés do bonsai.
Boa noite Vinicius e muito obrigada, isso já tinha lido, mas o que é 70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica, ou variações próximas disso? _________________ Fernanda Lameira |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Fernanda Lameira
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Boa Tarde Fabiano costa e muito obrigada pelas informações. Vou tentar anexar a foto.
Teste
 _________________ Fernanda Lameira |
|
|
 |
Fernanda Lameira
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 5:52 pm Assunto: Bonsai romã como cuidar? |
|
|
Esta foto foi tirada alguns dias depois que ele chegou, estava lindo cheio de frutos e flores.
Esta outra foto foi tirada depois que ele secou os galhos e frutos.
Esta outra foto foi tirarda depois de ter retirado todos os frutos e aguns galhos secos.
E esta foi tirada hj, não sei se da pára ver direito mas ele esta se recuperando, dando novas folhas, mas tem esse galho em baixo que esta seco quero saber se posso corta-lo? e se sim, tem que ser bem rente ao tronco principal?
Desde já agradeço a ajuda. _________________ Fernanda Lameira |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 01, 2008 12:07 am Assunto: |
|
|
Fernanda,
em primeiro lugar, seja bem-vinda ao fórum. Em segundo lugar, vai aí mais algumas dicas sobre a postagem das imagens pois pelo visto você as hospedou no http://www.imageshack.us/ :
Na página principal você pode escolher o tamanho da imagem;
eu geralmente uso
320x240
640x480
Uma vez carregada a imagem, aparecerá no topo da nova página, 4 opções, sendo 3 para thumbnails (que você escolheu) em que aparece aquela tarja preta com informações sobre a imagem e 1 para banner.
No rodapé da página tem mais 5 opções; escolha a última e dê um control+C
Pronto!! está aí a imagem:
Agora vamos aos palpites sobre a romã:
Esta romã é daquelas plantadas em vasinhos plásticos de "mausai" e vendidas em supermercados; eu mesmo já comprei algumas delas.
Os maus tratos recebidos enquanto esperam a venda fazem com que a planta chegue em nossa casa já com alguma deficiência. Além disso tantos frutinhos lindos assim causam um grande stress na planta.
A romã é uma planta temperamental; é normal secar o galho onde está o fruto. Além do quê também é comum do nada secarem-se todas as folhas e rebrotarem depois de algum tempo...
O meu conselho, como já dito pelos amigos, é deixá-la se recuperar e daqui dois ou três meses fazer o transplante...
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Ter Abr 01, 2008 9:14 am Assunto: ... |
|
|
Então... Eu posto as fotos diretamente do meu Orkut para cá. Para mim, pelo menos, é mais fácil do que fazer upload delas de novo em outro site.
Quanto à postagem, para funcionar (ao menos para mim) eu tenho de clicar no botão "Img" (aí ele fica "Img*"), colocar o link, e depois clicar ali de novo (aí ele "fecha" o comomando de imagem do fórum). Se não, sai só o link para a imagem.
Sobre as romãs, tb estou tentando aprender mais. Plantei umas 200 sementes (de diversas formas diferentes - com e sem polpa, antes e depois de apodrecer o fruto, com e sem estufa, e em diversos sobstratos diferentes) e estou estratificando umas tantas outras, para plantar na primavera.
É uma árvore realmente bonita, como bonsai ou não. Pena que seus frutos sejam muito chatos de comer! hauhauhauhauha _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|