FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como posso cuidar desse bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
laly_qmc

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 5:48 pm    Assunto: Como posso cuidar desse bonsai Responder com citação

Sou nova nesse ramo de bonsai, tenho somente um unico e faz 1 mes q ele está comigo, postei já algumas coisas sobre ele e me foi recomendado retirar o fruto dele, notei q ele ficou melhor depois disso surgirao novas flores e eu deixei somente 2.
Acontece q o problema aqui é o substrato, vejo q ele não dá um bom escoamento de agua para a planta, ele tambem está em "torrão", e vejo q conforme eu reguei ela, uma raiz está eio descoberta.
Queria coloca-lo em um escorredor/mamadeira para o engrossamento do caule. Andei lendo algumas coisas do forum, queria saber certinho o q devo fazer:
1) O substrato para a mamadeira, é recomendado 70% de materia inorganica e 30% de organica, o q posso usar tanto na inorganica como na organica? Areia normal?? Terra? o q seria argila?? não é uma pasta usada apra fazer bonecos é?? (supomos q eu nao encontre a argila o q posso usar?)
2) qndo eu colocar na mamadeira, a terra q esta no meu vaso agora vai? ou tenho q retira-la?? se tenho qnto???
3) e as flores vcs recomendam eu retirar tb? fiquei com dó de tirar, pois estava muito bonita.
4) ela tem uma bifurcaçao eo galho sem flor cresceu bastante, alguns rams estao gigantes, podo eles???
5) o q devo usar na adubagem na mamadeira??
6) como devo cobrir as raizes dele na mamadeira as q estao meio visiveis? (superiores)

Meu bonsai parece nao gostar de sol, eu coloco ele para fora e ele murcha todo, e o sol nao incide sobre ele e nao é forte, aqui em florianopolis tem muito vento entao teho medo q quebre os galhos dele por isso coloco pouco no sol, o caule proximo a terra parece q está meio podre, acho q foi a drenagem q reteu agua e acondeteceu isso no caule, mas acho q com a mamadeira melhorará não é???

Coo vcs podem ver eu usei uma terra comum para cobrir as raizes, sei q nao fiz bem, mas estava com medo q elas ficassem exposta e atraissem fungos ou algo assim, qro fazer logo o transplante para a mamadeira.

Essa época é adequada???
Aqui esta um tempo ameno, a temperatura fica entre 17 e 25 °C nao tem muito sol, clima fechado e chuva.

Me ajudem por favor, qro ver meu bonsai bem fortinho
espero q nao fique muito pesado as imagens.
Obrigada a todos amigos! Mto obrigada

Editado pela última vez por laly_qmc em Qui Abr 03, 2008 7:11 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
laly_qmc

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 5:53 pm    Assunto: fotos Responder com citação

Ele qndo eu ganhei, retirei os enfeites.

Ele agora, com 2 flores

Ele com os ramos novos q vieram

O substrato ruim de q lhes disse.

Por favor ajudem-me qro tirar logo esse substrato

[/img]
sandroguchilo

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Embarassed meu anjo não me entenda mal - isso ai um dia poderá ser um bonsai ,,mas por enquanto é só uma mudinha de roma!!!-- agora quanto ao que fazer - primeiro tire essa terra ( faça uma boa mistura " bem drenada " com 80% de pedriscos e caqueira -entre 2 e 3 milimetros e o restante em partes iguais de terra vegetal e húmus ) e o coloque em um vaso maior - em agluns anos ela estará pronta para trabalhar!!!! Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
laly_qmc

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 8:24 pm    Assunto: Certo Responder com citação

refiram-se como quiser, q seja mudinha, alguem poderia me ajudar com a pergunta q eu fiz?
Já vi bonsais mais novos q a minha "mudinha" na mamadeira, caso nao de para colocar, o q posso fazercom o caule dela.
Obrigada a todos q conseguirem ou tentarem responder minah pergunta

Obrigada sandroguchilo
laly_qmc

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Vou fazer isso q vc me disse sandroguchilo, mas o q seria caqueira?
Onde posso encontrar???
Obrigada!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 12:10 am    Assunto: Responder com citação

laly_qmc,
a primeira coisa que percebo pelas fotos que você postou, é que está regando demais a tua romã. Esta parte "úmida" até quase a metade do tronco denuncia isso. Pode comprometer as raízes matando a plantinha.
Sugestões:
1 - você pode passá-la para um escorredor com um substrato bem drenante, mas sem mexer no torrão original para não estressar ainda mais a muda. Num próximo reenvase daqui a dois ou três anos é que você vai retirar um pouco deste torrão.
2 - A matéria inorgânica para a mamadeira pode ser cacos de tijolos ou telha. Aqui na minha região é difícil encontrar algum produto similar para comprar; então a solução que achei foi pegar um martelo, um pedaço de caibro e uma cervejinha e partir para o quebra-quebra... Laughing Laughing
3 - Pode usar uma peneira de arroz para separar os pedriscos
4 - A matéria orgânica pode ser terra vegetal+húmus de minhoca
5 - Passando para um escorredor agora, pode esperar as raízes começarem a sair por baixo para então colocar todo o conjunto numa mamadeira. Ao retirar a muda deste vaso que está agora, vai ver que as raízes provavelmente não estão ocupando todo o vasinho. Remova com cuidado a muda com o torrão e a massa principal de raízes e plante-a no escorredor.
6 - As flores, até pode deixar alguma; afinal ninguém é de ferro!! São de fato muito lindas!!!
7 - Os galhos gigantes pode podar.
8 - Melhor cobrir as raízes; vão desenvolver melhor. No futuro até pode descobrí-las um pouco para evidenciar o nebari.
9 - O tronco meio podre é reflexo de muita rega como eu disse antes.
10 - O transplante sem mexer nas raízes pode ser feito agora.
11 - Feito o transplante, modere o sol e principalmente vento por algumas semanas...
Espero ter ajudado.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: