|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 4:15 pm Assunto: FUNGICIDA FOLICUR |
|
|
Olá Pessoal!
Alguém tem experiência com um fungicida chamado Folicur 200 EC da Bayer?? _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 4:51 pm Assunto: |
|
|
Elio,
O folicur é um fungicida (grupo dos triazóis) agrícola concentrado, e para comprá-lo é necessário receituário agronômico.
Outra coisa é que ele é específico para determinados grupos de fungos e é tóxico, para sua utilização é necessário usar luvas, máscara, macacão impermeável, proteção nos olhos e botas vulcanizadas...
Outra coisa é com relação ao seu preço, um litro não sai por menos de 180,00. A diluição recomendada é de 1:400, um litro do produto para 400 litros de água...
Imagine o tempo que vc irá levar para consumir todo o produto.... até ele acabar já perdeu a validade...
E ainda, como vc irá fazer pequenas diluições o risco de preparar uma superdosagem é muito grande e isso costuma matar as plantas mais sensíveis e fazer bons estragos nas demais...
Sou a favor da utilização desse tipo de protudo... mas antes vc tem que passar por um treinamento rigoroso... não recomendo vc usar Folicur, Orius, ou outro fungicida agrícola...
Já tentou ulizar a velha calda bordalesa? Funciona bem com aplicações quinzenais, é relativamente fácil de preparar, não agride o meio ambiente, não é tóxico a humanos e vc não corre o risco de matar suas plantas...
Mas é vc quem sabe....
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 6:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Ezequiel!
Antes de mais nada obrigado pelas explicações.
Só não sei se estamos falando do mesmo produto. Embora seja um triazol, conforme meu genro que é veterinário, comprou para uso nas fazenda que ele administra e me disse que é faixa laranja (se não me engano) e nível toxicidade III.
Sei que existe o Folicur, Folicur 3.6, Folicur 200 EC(que do qual estou falando)
Quanto ao preço existe muitas diferenças entre as marcas Bayer, Nortox e DuPont.
Meu genro pagou 48 reais por 1 quilo.(Bayer)
A diluição 75 gr para 100 litros de água.
Como já uso acaricidas e inseticidas, tenho o hábito da boa proteção na aplicação.
Quanto `Calda bordalesa, pelo fato de ter cobre, não é bom para as rosáceas.(que não aceitam cobre)
Estou usando a calda sulfocálcica mas tem o problemas de queimar os brotinhos novos de determinadas espécies (Calliandra, Lantana, etc). Uso na proporção de 1,5%. Menos que isso não faz efeito (palavras do Rock Jr)
Assim, busco uma opção mais letal. Não sou de usar produtos naturais. Usei vários (Pimenta, alho, cravo, fumo, etc, etc, etc) sem muito sucesso.
Sei que a maioria é adepta de produtos naturais, mas cada; cada um.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 6:43 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Concordo com vc, cada caso é um caso...
Como vc tem experiência com esse tipo de produto, e já tem o produto, então manda bronca...
Só não esqueça que se trata de um produto específico, e mais uma vez, tome cuidado na aplicação.
Depois diga como foi a reação da planta.
Um forte abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|