FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Correção nebari - Piteco
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 10:44 am    Assunto: Correção nebari - Piteco Responder com citação

Bom dia gente.
Andei mexendo numas plantas minhas esse final de semana e fiquei com uma pulga atrás da orelha...
Tenho um exemplar de Pithecolobium tortum, obtido por semeadura há uns dois anos no máximo que é um dos meus preferidos... já tem sua estrutura quase toda formada e tem um porte razoável, mas desejo deixá-lo engrossar um pouco mais...
Ele esta atualmente num escorredor que estava plantado no chão...esse final de semana tirei o do chão mas ainda estou conservando no escorredor (tinha muitas raízes saindo do escorredor por sinal e não as podei ainda)
Na última troca de terra, percebi que o nebari tem lá suas falhas e tenho a intenção de corrigi-las, só não sei qual seria a maneira e a época ideal para tal...
Infelizmente não tenho fotos das raízes como estão, mas vou tentar pelo menos tirar uma foto da planta...

Para corrigir o defeito, pensei nas seguintes opções:
-Alporque via torniquete (como já disse é meu xodó, não quero correr o risco de perder)
-Enxerto de raiz por transfixia (tentei com galho numa carmona e até então parece ter dado certo)

Quem tem mais experiência com a espécie, como o pessoal do Rio, pode me dar uma mãozinha nessa ai? Qual seria a melhor técnica e época p/tal?

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

FKR

Não sou muito bom com dicas, mas a melhor maneira (na minha opinião) é a alporquia, pois as raizes ficam bem distribuidas. Agora, só não sei qual é o melhor tipo para o piteco. Quanto a época, espera chegar a época de calor, pois já entramos no outono e o tempo já começou a ficar um pouco gelado.

Um abraço.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 11:41 am    Assunto: Responder com citação

Olá FrK!

Estou com um pitheco na mesma situação. Vários foristas opinaram sobre a alporquia. Veja meu tópico do Forum Central (Pithecolobium Tortum).

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 6:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma ótima forma de se corrigir um nebari, de qualquer planta, com raras exceções (coníferas, talvez), é fazendo uso de uma tabua, cortada redonda, que prendemos no fundo da base do tronco, apoiando sobre ela as raízes, que distribuimos radialmente, fixando-as com cordão, passado por furos previamente feitos na tabua. Very Happy

A madeira, costumo usar compensado, sendo a espessura variável: depende do tamanho da planta, da grossura do tronco. Very Happy Apos selecionar as melhores raizes é só dispo-las sobre a tabua, prender e enterrar todo o conjunto, mas ao invés de faze-lo em escorredor, é preferivel uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, para auxiliar a aeração das raízes. Very Happy

Claro que esse trabalho é complementar ao alporque pretendido, vez que apenas via alporquia ou enxertia de raizes, é que as teremos em quantidade suficiente para fazer essa distribuição e corrigir/formar um bom nebari. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: