|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Junior de lima
Registrado: 03/04/08 Idade: 59 Mensagens: 17 Localização: São Paulo - Capital
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 7:11 pm Assunto: Dúvidas com Mini Romã |
|
|
Boa noite Pessoal.
Sou iniciante na Arte de Cultivar Bonsai e gostaria de informações sobre esse novo membro da minha familia. Trata-se de uma Mini romã que adquiri em um viveiro no dia 31/03/2007. Bom tenho apenas as medidas da mascote que são 34 cm x 3cm. Está plantada em escorredor, porém não sei se corretamente, pois utilizei essa técnica através de pesquisas em sites e aqui no forum. Coloquei no fundo do escorredor telha quebrada com cerca de 3 cm cada pedaço e mais a mistura da terra em que veio a planta com cerca de 30% de substrato 100% orgânico. A planta fica no sol cerca de 4 horas por dia. Na verdade não consegui compreender bem essa técnica. Bom tem a foto dela aqui. Poderiam me ajudar com dicas de poda, engrossamento do tronco e galhos, enfim não sei nada. Agradeço desde já a atenção.
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 9:56 am Assunto: |
|
|
Alex, seja bem vindo ao Fórum.
Pelo que dá de perceber você não usou a capacidade total do escorredor, deveria ter colocado bem mais substrato, ainda pode faze-lo. Retire a romã e preencha mais com substrato e acomode ela novamente.
Deixa ela crescer livremente por uns 2 anos, haja visto que é uma mudinha bem nova, quando você notar que estão saindo raízes pelo fundo do escorredor pode recorrer a técnica da mamadeira, colocando este escorredor em cima de uma bacia cheia com um substrato rico em matéria orgânica.
Você já começou um bom movimento no tronco dela e neste tempo de engorda você pode ir fazendo pequenas podas para ir definindo o estilo.
Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida estamos ai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Junior de lima
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 10:39 am Assunto: Obrigado |
|
|
Entao devo colocar mais terra no escorredor e, durante esse período vou fazendo as podas para dar forma certo? E quanto a epoca correta para podar? e, também, quando devo tirar as amarras que estão dando forma a planta? Posso, durante esse periodo, determinar a forma definitiva da planta?
Amigão desculpe pela avalanche de perguntas é que nao sei nada e sou fascinado por bonsai, mas estou estudando muito e adquirindo diversos materiais para consulta. Já assassinei algumas mudas e nao quero mais perde-las.
Muito obrigado pela dica.
Abraços Alex |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 11:19 am Assunto: |
|
|
Alex, deve sim colocar mais terra no escorredor. Outra coisa interessante seria você preencher corretamente seu perfil, com a localidade e estado que mora, pois em um país com a dimensão do Brasil existem muitas diferenças climáticas e conseqüentemente diferentes medidas a serem adotadas nas plantas. As podas para correção da estrutura não tem uma época definitiva, mas as podas maiores devem ser feitas na primavera. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Junior de lima
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 1:52 pm Assunto: |
|
|
Junior, fiz as modificações que você recomendou e agora é só esperar. Estou indo a Atibaia no sábado adquirir mais algumas mudas, em breve, publicarei as fotos.
Agradeço a atenção e as dúvidas surgirão com o tempo.
Abraços
Alex - São Paulo - SP |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|