|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 3:03 pm Assunto: Que espécie é esta? Está doente? |
|
|
Pessoal,
Tenho uma planta que não se desenvolve a algum tempo e suas folhas estão secando.
Primeiramente, gostaria de saber qual a espécie desta planta, pois não tenho certeza se é um shimpaku ou uma tuia anã.
E o principal, queria saber o que são esses "pontinhos brancos" nas suas folhas e se é por causa disso que ela está secando. Será que é algum parasita?
abraço a todos _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 4:08 pm Assunto: |
|
|
Retire as folhas secas, veja se vc não esta regando a mais ou de menos a planta, e veja se ela recebe sol o bastante |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 8:12 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Lamento mas você pode estar perdendo sua tuia. Quando as folhas desta espécie começam a secar pode ser que já esteja morta.
Mas tente fazer como disse o amigo Rapha, pode as folhas secas. Pode ser que ainda resista.
Cuidado na rega desta espécie, coníferas não gostam de abuso com umidade. Mantenha o substrato apenas um pouco úmido, nuca encharcar...
Coníferas como estas em geral são um pouco difíceis para nós principiantes, recomendo adquirir outras mudas de outras espécies mais resistentes (Ex.: Fícus, ulmus, pitangueira, Bogainvillea, etc.) e começar um trabalho básico.
Boa sorte.
Franz |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 11:28 pm Assunto: |
|
|
Ok, obrigado pelas respostas.
abraço _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 11:20 am Assunto: |
|
|
Gustavo,
Sua planta esta infestada de pulgões, este é o motivo pelo qual esta secando. Faça duas a tres aplicações de inseticida, tipo dimy, decis, ou outro que se encontra no comércio, dando um intervalo de uma semana a cada aplicação. Fora isto deixe sua planta tomar bastante sol, entre 6 a 8 horas diárias, diminua também a rega, o shimpaku não gosta de solo enxarcado. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 7:58 am Assunto: |
|
|
Seu shimpaku esta infestado mesmo, segue as recomendações do Wilson que com certeza ele se recupera.
Boa Sorte _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Qui Abr 10, 2008 9:04 am Assunto: ... |
|
|
Na verdade, essas pestezinhas me parecem mais conchonilhas.
Eu tenho sérios problemas com conchonilhas nos meus cactos e orquídeas, especialmente em épocas de estiagem, quando as plantas "semtem" pela falta de umidade.
Para reconhecer se são mesmo conchonilhas, basta o amigo ver se esses bichinhos se parecem com pequeninas conchinhas brancas, acinzentadas ou azuladas.
Se forem, sinto muito informar, mas inseticidas "comuns" não funcionam com elas, pois elas têm uma camada cerosa que as protegem da infiltração de umidade (e assim, de venenos líquidos).
Para tanto, existem duas soluções: retirá-las uma a uma (mais saudável porém bem trabalhosa e demorada), ou com venenos específicos para conchonilhas, sendo que a maior parte deles é elaborada à partir de metais pesados, como chumbo e/ou mercúrio, e são extremamente prejudiciais à saúde humana e animal.
No entanto, se preferir esta saída mais "simples" e menos saudável, recomendo que cubra o corpo, use luvas de borracha - de preferência, as cirúrgicas -, um óculos de proteção e com toda certeza, uma máscara do tipo C.A. 448 - Poeiras e Névoas (no mínimo), ou melhor ainda, uma com filtro de carvão ativado.
Só lembrando que este tipo de substância é absorvido pela pele, e não é eliminado pelo corpo, então ele é cumulativo. Se não forem tomados esses cuidados básicos e você abusar desses venenos, daqui a alguns anos você pode cair morto sem motivo aparente.
Como a maior parte desses venenos serve também para matar fungos e bactérias que atacam as orquídeas, vez ou outra sou obrigado a usá-los para não perder algumas plantas mais raras, mas quando se tratam das comuns, deixo à cargo da Natureza decidir, muito embora eu me arrependa quando elas morrem...
Se forem pulgões mesmo (parecem uns besourinhos bem pequenos, verdinhos, alaranjados, brancos ou vermelhos), basta misturas um pouco de detergente em água e borrifar sobre sua planta. A planta nem sente, mas os bichos desidratam e "secam".
Espero poder ter ajudado.
Um grande abraço. _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|