|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 8:37 pm Assunto: Questão sobre bitola dos arames... |
|
|
Tenho uma pergunta aos foristas mais experientes:
Como decidir a bitola (expessura) do arame a ser usado na modelação das plantas?
Quanto tento colocar os arames, sempre me parecem que ou ficam muito grossos ou muito finos. Como atingir um ponto "ideal"?
Muito grato pelas respostas! _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 11:28 pm Assunto: |
|
|
Erik,
Eu tenho usado fios sólidos de cobre nas bitolas 1,5mm; 2,5mm e 4,0mm para aramação nas minhas mudas já que aqui na minha cidade é difícil encontrar arame de alumínio. Dependendo da espécie e da textura do tronco uso o fio encapado. Por vezes até uso arame galvanizado n.o 18 para galhinhos novos e bem finos.
A minha pouca experiência diz que não existe uma regra geral do tipo tal bitola de tal arame serve para aramar galhos com tal espessura de tal espécie... Entra aí a sensibilidade do bonsaísta!!
No começo eu havia tentado algumas aramações com fios de 6,0 e até 10mm. O problema: não são fáceis de conduzir e a aramação não fica boa. Hoje uso no máximo o de 4,0mm sendo que para galhos mais teimosos faço uma aramação dupla.
Do mesmo modo se passo um fio 1,5mm e este não dá conta de tracionar o galho o quanto eu quero, faço de novo uma aramação dupla.
É só o tempo que pode nos dar esta sensibilidade...
Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 8:08 am Assunto: |
|
|
Erick
De fato, como disse Edson, não existe uma regra para isso não. Com o tempo, e na base da tentativa e erro você vai adiquirindo experiência.
Esta é uma avaliação que pode variar muito, por exemplo, as coníferas tem galhos bastante flexíveis, por isso muitas vezes podemos usar um arame mais fino, porém plantas como azaléias tem galhos muito duros, e nos obriga a trabalhar com arames mais grossos, ou usar dois ou três arames mais finos juntos, o que muitas vezes é mais recomendado. De maneira geral uso fio de cobre nas bitolas 1,5 - 4,0 - 6,0 e 10,0 mm. Com esta gama de bitolas dá pra fazer muita coisa.
Como disse acima, muitas vezes é melhor usar dois fios de 4,0 mm juntos a usar um fio de 10,0 mm, fica mais fácil para trabalhar e o resultado é melhor. A única coisa que eu não gosto é de usar o fio de cobre encapado, é que o cobre desencapado, após ter contato com água e com a intempéries do tempo, acaba por ficar mais duro, mais rígido e com isso consegue fixar melhor o galho.
Eu costumo decidir a bitola que vou usar, primeiro observando a grossura do galho, segundo tentando flexionar o mesmo com a mão e vendo a resistência que oferece, com isso é possível ter um idéia da força que o galho exigirá do fio.
Em regra geral é isso. |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 5:45 pm Assunto: Ok! Muito obrigado! |
|
|
Vou fazer algumas experiências então.
Perto da minha casa, há uma loja especializada na venda de produtos de cobre, alumínio e zinco, e eles possuem uma ampla variedade de arames. Apenas o preço não é muito bom: o arame de cobre custa 50,00 reais o quilo (é arame mesmo, não fio de luz).
O de alumínio varia de 4,50 a 7,50 reais o metro, dependendo da bitola. Estou consultando umas opções mais baratas (eu tenho arame galvanizado em casa a dar com o pé, mas ele não me parece muito bom por que é muito "duro" e não aceita muito bem "dobragens", mesmo sendo fino - 1mm).
Estou usando ele apenas para "segurar" os galhos nas bordas dos vasos, quando os traciono para baixo, e também para fazer ganchos e outros "penduricalhos" para prender as plantas. Também tenho arames de ferro recozido às centenas de metros, e são bem maleáveis, mas infelizmente enferrujam.
No mais, ainda não estou precisando de montes de arame, então o que tenho aqui (de arame de cobre) está dando para o gasto. O mais difícil mesmo é passar esses arames de um jeito que não fiquem muito "feios"... hauhahauhauhauha.
Mais uma vez, obrigado ao pessoal pela atenção!
Um bom fim de semana a todos! _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 5:52 pm Assunto: |
|
|
Erik,
Uma dica que lhe dou é procurar oficinas elétricas que fazem enrolamento de motores elétricos. Esses fios de cobre que vc disse que custam 50,00 o kg, nessas oficinas eu consigo até por 5,00 o kg, e até mais barato, o problema é que não é um fio contínuo de vários metros, pois eles cortam os fios para tirar dos motores.
Outra dica, não sei se essa é possível já que vc mora em capital e se torna mais difícil nesse caso, mas no meu caso, como tenho um amigo que trabalha na cemig, ele me arranja fios de alumínio, esses de transmissão pública e não cobra nada... mas não sei de seus contatos...
Espero ter ajudado.
Abraços |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
Bem, uma relação sobre bitola de arame e de galho a ser aramado, já ouvi coisas diferentes, mas generalizando, vc pode usar a bitola do arame para a mesma bitola do galho, isso em alumínio, se for cobre, um pouco menos, mas daí depende de vários fatores, mas já pode começar por aí.... Aos poucos vai se pegando jeito, tem um truque legal:
Vc empurra o galho a ser aramado com um pedaço do arame estimado a fazer este trabalho, segura aí uns 10cm deste esticado, sabe??? Daí, caso o galho se curve, reduza a bitola do arame até que o último que fizer o mesmo efeito, dobrar o galho e não ser dobrado, seja o próprio a ser usado! compliquei??? qquer coisa eu expplico de novo...
Caso o arame se curve, deve ser empregado um de maior bitola!
Uma coisa é certa, vale mais um arame de maior bitola e fazer o serviço certo, que um que não dá conta do recado, tendo que inclusive colocar um segundo, por falta de capacidade do mesmo...
O grande trabalho da aramagem não é o momento de fazê-la, e sim, o da retirada de arame... pensem nisto! É onde inclusive, ocorrem a maior parte de acidentes relacionados...
abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 8:03 am Assunto: |
|
|
"O grande trabalho da aramagem não é o momento de fazê-la, e sim, o da retirada de arame... pensem nisto! É onde inclusive, ocorrem a maior parte de acidentes relacionados... "
Fabiano,
Nunca se deve tirar o arame desenrolando-o e sim cortando-o, você deve cortar a cada volta, transformando-o numa série de pedaços. Retirar o arame tentando desenrola-lo pode comprometer o trabalho prejudicando e até quebrando o galho. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 10:58 am Assunto: |
|
|
Wilson, não serei hipócrita, eu faço assim nas melhores, porém em algumas eu tento reaver o arame... Sei que não é o correto mas como custa caro e não tenho facilidade de comprar na minha região o arame adequado no qual eu gosto de trabalhar, me dá pena jogar tudo fora quando sei que consigo retirar este arame sem problemas à planta, lógico que para conseguir experiência no caso, foram-se alguns galhos... concordo com vc....
Grande abraço e obrigado pelo toque,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 11:16 am Assunto: |
|
|
Fabiano,
Não se trata de hipocrisia, mas sim de deixar claro ao nosso amigo Erick qual a forma correta de fazer, já a forma e os motivos pessoais que cada qual faz no dia a dia não vem ao caso. Nossa obrigação quando respondemos uma pergunta, ainda mais de uma pessoa que esta começando é passar a técnica correta, e a técnica é esta, cortar o arame. |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 9:34 am Assunto: Pois é... |
|
|
Eu mesmo, dependendo da situação, tiro o arame desenrolando o mesmo (quando está apenas no tronco ou em galhos "limpos). Quando ele está muito "preso" entre ramos, ou quando não sai com facilidade na primeira tentativa, corto tudo.
No fim, acabo aproveitando os "retalhos" para fazer argolas, ganchos e outras peças de "ligação", para prender na borda dos vasos, ou para estender pontas de arames que "saem" da planta para serem amarrados no vaso e que ficaram muito curtos.
Isso tb facilita bastante na hora de afrouxar o arame para ver se a planta vai fcar naquela posição, sem ter de tirar todo o arame, ou para estica um pouco mais os mesmos.
Mas, na ora de torcer, podar, puxar, esticar e aramar as plantas, sou um traste, por que fico com medo de estragá-las. No fim, acabo fazendo tudo bem de vagar, as vezes até demais... rs _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 11:11 am Assunto: |
|
|
Wilson, eu quiz dizer que eu não seria hipócrita, não estava dizendo que vc o estava sendo, por favor não me interprete mal, é que esta palavra é muito forte e carregada, na verdade eu nem gosto de usá-la, mas de repente a usei, se não me fiz entender claramente, me perdoe amigo, gosto muito de vc e n tenho intenção nenhuma de estragar nossa amizade virtual que já perdura por um tempinho por causa de um mal entendido, que é o principal agente de inimizades que conheço.
Sobre aramagem, o que tem que ser feito, é realmente o que vc explicou, eu que faço errado de vez em quando, mas é consciente, era isso que eu estava tentando explicar e tenho certeza que o Erik entendeu, ok?
Grande abraço amigos, e desculpem o off-topic.
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 12:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Erok!
Diante das tuas dúvidas e dificuldades, recomento o seguinte:
Aí mesmo na avenida em que vc mora, no nº 3640 fica a loja O Bonsai (Ex-Bonsai Brasil). Ali vc encontra arame de aluminio anodizado mais barato do que vc encontrou. Recomendo o alumínio e ainda mais por ser anodizado. Além do mais, o Marcos (gerente) ou o Edson poderão em questão de minutos te dar várias dicas no uso do arame.
Caso vc possa, sábado à tarde estarei lá, também.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 2:06 pm Assunto: |
|
|
E ainda ganhará muito em conhecer tais figuras como o Marcos e o Edson, além do grande Elio... com certeza vale muito a pena, vale o esforço!
Abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 9:10 pm Assunto: " |
|
|
Eu bem que gostaria de estar lá mesmo aos sábados, visto que o pessoal parece comparecer na loja.
No entanto, trabalho até as 17:30 hs todos os sábados, aí fica bem inviável. Até cheguei a pensar em não entrar na Associação Paranaense de Bonsai por que pelo que vi, os eventos ocorrem primariamente aos sábados, o que me impossibilita de participar.
Mas fiz a incrição, e vamos esperar para ver o que o futuro reserva. Afinal, se não se faz um bonsai da noite para o dia, o que dizer de um "bonsaísta"... rs
À partir de agora, é tentar acomodar as coisas e arrumar mais "janelas" de tempo, por onde "fugir"... rs...
Mas vou passar lá um domingo desses (acho que abre aos domingos... rs) e conferir sua dica!
Muito obrigado de novo! _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 12:03 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Erik. No domingo pela manhã o pessoal também aparece.
O grande que o Fabiano falou é o meu tamanho..........rsrs!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|