|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 3:41 pm Assunto: O que fazer com este ficus... |
|
|
Ola a todos...
Espero que possam me ajudar, pois as duvidas são muitas.
A começar perguntando se ainda a tempo para fazer uma desfolha total neste ficus pra que vcs possam visualiza-la melhor? levando em conta a proximidade do inverno...
Além disso o que poderia ir fazendo pra começar a trabalhá-la...
Sera que consigo separar estas tres mudas sem mata-las? olha dso as raizes cmo estao....
e tem mais esta jabuticabeira, que tb nao sei se ja posso começar a mecher com ela....???
e sem querer abusar... rsrehhii..
tem essas mudas de Buxinho e serissa. devo replantalas em vaso maiorese, ja posso começar a direcionalas...???
Adiquiri tudo isto onten. e queria fazer algo com eles no domingo....
Então se puderem me ajudar ficarei muito grato... _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 6:07 pm Assunto: Palpites !!!! |
|
|
Olá Amigo !!!!! Tudo na Santa Paz????
Vou dar os meus palpites ok????
Se, por acaso algum forista achar que estou errado, por favor gente, digam, pois estamos aqui para aprender , certo????
Dois ítens que estou colocando em evidencia no momento:
1º - Sua localização,
2º - Já entramos no outono.
Portanto logo-logo o frio vai começar e as plantas entram em dormência.
Então eu faria o seguinte:
Por ser uma planta com uma resposta rápida eu acredito que ainda dá tempo para se fazer a alporquia nos três FÍCUS.
A Jabuticabeira deixaria ela quietinha, não mexa não, o vaso parece ser de bom tamanho, até a chegada da primavera.
Os BUXINHOS E AS SERISSAS, faria o transplante para um outro vaso maior, vaso de treinamento, "SEM MEXER NAS RAÍZES E NEM NAS FOLHAS",preparar um bom substrato com boa drenagem, com uma boa adubação.
Galhos quanto mais novos, mais fácil para se conduzir, então acredito que dê prá aramar, só não esqueça de tirar o arame se perceber que está machucando os galhos ok...
Bom, espero ter ajudado de alguma forma....E por favor galera, não esqueçam, se estiver errado, por favor me corrijam
Abraços de Montão
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 6:29 pm Assunto: |
|
|
não seria melhor separar os ficus? |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 8:45 pm Assunto: |
|
|
...sera que eu nao consigo separá-los???
.. e se eu fizer alporque nos dois menores, depois que eles pegarem eu consigo fazer morrer as raizes deles pra ficar so a do maior.... sem precisar fazer alporque no maior e dai adiantar os trabalhos nesse que ficar????
O que acham Almir e Rapha ?? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 9:35 pm Assunto: Fícus !!! |
|
|
Olá amigos !!!!
Nivorley, deixa eu ver se entendi.
Vc disse em fazer o alporque nas duas plantas menores, depois da separação deixar fazer MORRER as raízes delas, para assim poder cuidar da maior??????
Não precisa fazer isso não.....
É claro quando fizer o alporque, ela não poderá ser feito muito próximo ao nebari (solo), vai dar uma certa distancia de aproximadamente uns 20 ou 25 centímetros talvez, isso é vc quem vai decidir.
Faça o alporque nas duas plantas pequenas, após a separação dos alporques, dai então vc vai desmanchar o vaso.
Então vc terá...Os dois alporques que separou, mais as duas plantas que ficaram no vaso e a terceira que vc não mexeu.
Só que tem um detalhe né... não esqueça do inverno.
Se a separação do alporque for antes do inverno, não separe as plantas do vaso proximo ao inverno, deixe passar, quando chegar a primavera, daí sim, vc vai separar as tres plantas, e terá. no total 05 plantas.
Sim, outro detalhe, ao separar os alporques, na minha opinião elas deveram ir direto para o escorredor de macarrão, e ficar em local fresco, sem sol direto, durante uns 30 dias.
Esta foto é de um alporque de uma caliandra vermelha de folhas grandes.
Vixi maria acho que escrevi "por demais da conta né",
Qualquer dúvida escreva tá...
Abraços
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 9:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Nivorlei. Olha , se fosse meu esse ficus, tentaria separá-los. Sem alporque. Agora quanto desfolhá-los, cuidado! Essa espécie de ficus variegata não gostam de desfolha completa. Desfolhe um galho e depois de um tempo para a planta e desfolhe outro. Faço assim com o meu. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 9:49 pm Assunto: |
|
|
Que é isso amigo, pode escrever a vontade, esta me ajudando muito...
no caso do alporque.... pode me dar uma explicação de como fazelo.
Ja tentei uma vez em uns dois galhos numa arvore de rua, mas nao deu certo.... e quanto tempo leva pra enraizar...
Posso fazer uma desfolha parcial nelas e tirar uma foto pra vc dar uma ideia do local do alporque.... isso se vc nao achar que prejudica a planta... se for o caso posso protegela do frio de alguma maneira depois!
Muito obrigado por enquanto, e me desculpe a ignorancia.. rsrs
Abraço. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 9:54 pm Assunto: |
|
|
Oi newgalileu.....
enquanto escrevia minha resposta pro Almir, nao vi sua resposta chegar..
Primeiro obrigado por opinar...
Vc viu o estado das raízes..??? seria epoca pra eu tentar mexer nelas?? acho que vou terque machucalas bastante quando for separalas...
Nao sabia a variedade desse ficus... valeu.
te mais.. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:14 pm Assunto: |
|
|
Nivorley,
algumas considerações sobre suas plantas; primeiro com relação aos fícus:
1 - Desfolha total acho que não é uma boa, o fícus benjamina não aceita muito bem esse procedimento.
2 - Alporquia, acho que não é o caso, a menos que você queira mesmo mais outras mudas pequenas ou queira treinar como fazer um alporque. A razão é que geralmente fazemos uma alporquia num galho em que já enxergamos algum futuro, e com o objetivo de ganhar alguns anos no desenvolvimento da planta. As tuas mudas de fícus são muito novas...mas se achar que deve fazer, manda brasa!!!
Sugestões:
aramar estes dois galhos laterais baixando-os...
podar na marca amarela conduzindo para novo ápice o galhinho que sobe em vermelho.
Colocar num escorredor e esperar
apesar de ser bem nova a jabu, já pode ir aramando estes galhinhos marcados.
Mesmo estando num vaso médio, eu sugiro escorredor e esperar!!!
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
hsp 1.o PASSO

Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:15 pm Assunto: |
|
|
Eu acredito que o ficus variegata nao seja tao sensivel assim para a desfolha. Tenho um vaso com tres ficus tambem, e decidi por deixar os tres juntos, faço no minimo duas desfolhas por ano. Ha duas semanas atras desfolhei todos os tres e agora ja tenho folhas em todos os ramos. Se voce deixar o peciolo das folhas nao tem problema. E olha que estou em Curitiba, que faz frio ate no verao. _________________ Helio |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 11:23 pm Assunto: |
|
|
Vou fazer uma desfolha parcial....como disse o hsp de curitibaque ela aguenta, rsrsrsr, e amanha posto as fotos pra vcs terem uma visão melhor.
Oi Edson, aquele galho do ficus esta bem duro já, acho que vai ser dificil faze-lo chegar no ponto que vc sugeriu.... mas vou tentar.. e talvez possa fazer um alporque dali pra cima....
Valew pelas ideias Edson _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 2:40 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde a todos..
estou postando algumas fotos que fiz agora pouco, depois de desfolhar quase por inteiro...
O que acharam???
Almir, gostei da sua ideia de ter cinco plantas ao inves de apenas tres... rsrhiheh.... reparando nas parte superios delas, acho que daria boas plantas.. o que acham?.... qual melhor lugar pra fazer o alporque? e como vcs fariam??
o que me dizem?? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 3:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Observando os ficus, resta que vc tem várias opções de trabalho:
1) separar as plantas e replantar em vasos individuais, tomando o cuidado de distribuir as raizes de forma o mais radial possivel. Isso permitirá o desenvolvimento de um excelente nebari, um dos atrativos mais interessantes de um bonsai de ficus.
2) Manter as tres plantas juntas, porem em um vaso raso ou uma bandeja ou ainda uma laje de pedra. Ao proceder a essa composição, teria que cortar duas das plantas, reduzindo-lhes a altura, mantendo apenas uma mais alta que as demais. Isso iria transmitir coerencia e harmonia visual ao conjunto. Poderia replantar então pondo a planta maior um pouco mais à frente, circundada pelas outras duas, uma de cada lado, mas não muito, para dar um ar de maior naturalidade ao conjunto final.
Nesse caso, ao replantar, iria eliminar as raizes que se cruzassem, mantendo apenas as raízes num sentido unico de crescimento. Isso implica em formar uma estrutura individual com as raizes. Por exemplo: a planta mais alta teria raízes apenas na frente, cortando-se as raizes por de tras. as outras duas, ao contrário, teriam as raizes na parte de trás, mas não na frente.
3) Retira-se as plantas, separa cada uma por vez, descobrindo e liberando toda o raizame, sem cortá-lo. Cortaria, sim, o caule, reduzindo a altura da planta mantendo o primeiro galho apenas, que seria o ápice formador da estrutura de cada planta. Em seguida, usando musgo esfagno/fibra de xaxim ou de coco, terra vegetal tipo plantax (usada por horticultores para fazer germinar sementes) e uma pedra grande e irregular, distribuiria as raízes por sobre a pedra, prendendo-as com barbante. Em seguida, replantaria, em uma bandeja rasa ou laje de pedra, criando assim estruturas em estilo raiz sobre pedra, uma composição muito bonita e caracteristica para o bonsai de ficus.
4) Retire as plantas do local em que estão, arame os caules, cortando-os para reduzir a altura, mantendo apenas tres galhos, que irão ser a nova estrutura dos bonsai. Com o caule aramado, dê movimento levemente sinuoso ao caule, cuidando para que o arame não fique nem muito apertado, nem frouxo, replantando então individualmente, em vasos rasos, redondos ou retangulares.
Bem, alem dessas possibilidades, há um sem numero de outras, possíveis de serem feitas. Apenas uma ressalva: não desfolhe completamente os ficus. Cuide de manter, ao menos, duas ou tres folhas por galho, caso prefira manter as plantas na altura em que estão.
Sugiro cortar, reduzindo sua altura, elmininando tambem o excesso de galhos, escolhendo apenas os mais bem fornidos, que deverão ser estimulados para formar uma nova estruturação. Corte os galhos, ainda, no sentido do comprimento, visando reduzir e ampliar a ramificação, objetivando trazer para mais próximo do tronco a massa de folhagem.
Quanto às demais plantas, poderá igualmente fazer o mesmo que em relação aos ficus, modificando-lhes a estrutura via aramação e movimentos suavemente sinuosos. Não tema cortar galhos excessivos, caules ou raízes, de qualquer das plantas. Replante em vasos ou bandejas rasas, para formar lindos bonsai, individualmente, ou em grupo. Lembre-se que o grupo ideal possui plantas de mesma espécie ou que se combinem bem.
Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 3:47 pm Assunto: |
|
|
Ola nicky...
nao tenho a intensao de deixá-los juntos.
no caso de eu resolver separar as plantas, e cortalas eliminando a parte superior, qual seria o melhor lugar pra cortar aquele caule mais grosso, na sua visão?
nao tem problema fazer isso logo agora depois da desfolha? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 3:30 pm Assunto: |
|
|
Ola galera...
Separei aquelas mudas de ficus.
A menor delas eu deixei inteira (vamos ver se sobrevive)
As outras duas eu diminui a altura, mas so mechi naquela maior, a outra precisa de brotos novos, quase nao tem opcoes de galhos pra mecher..
Podem dizer o que acharam...... criticas e sugestões serão muito bem vindas!
Desde ja agradeço a todos que me ajudaram, muito obrigado!! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|