FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com terra de cupim e vasos...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/08/11
Idade: 40
Mensagens: 206
Localização: Nepomuceno-mg

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 12:06 pm    Assunto: ajuda com terra de cupim e vasos... Responder com citação

Bom dia amigos.
gostaria de pedir 2 opnioes a vcs.
1 sobre a terra do cupim.
achei este cupim e achei interessante a granulometria do solo queria saber como usar?



adquiri estes lindos vasos e gostaria de saber sobre a como escolher sobre um vaso raso e um vaso mais fundo.
no caso de uma jabuticaba sera que daria em um vaso raso?
como saber a fundura?


desde já agradeço a atenção...
_________________
Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 12:50 pm    Assunto: Re: ajuda com terra de cupim e vasos... Responder com citação

olá Diogo Afonso

Vou expressar a minha opinião. Sobre a terra de cupinzeiro já usei, mas não gostei, percebi que se desmancha com o passar do tempo, e em bem menos de um ano terá uma massa de terra que se tornará tijolo com as regas, por isso prefiro pedrisco com granulometria adequada e percentual adequado de matéria orgânica, variando o material para mais ou menos absorvente de acordo com a necessidade .
Quanto ao vaso, terá que fazer a analise de como estão educadas as raízes da sua planta, se receberam boa educação e estão curtas e muito ramificadas, possuem raízes finas suficientes em pouca profundidade de raiz, pode colocar num vaso mais raso, um vaso médio... se não receberam educação suficiente e ainda permanecem um pouco pivotante, escolha um vaso profundo para ir educando aos poucos..

abraço
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Não me metendo mas já!!! Alguem tem alguma matéria sobre o momento da escolha adequada do vaso para cada espécie???
Desculpe usar teu tópico, mas este é um assunto que eu não domino e não tenho a minima idéia de por onde iniciar!!!
Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

olá Djalmo

O momento adequado para envasar uma planta é a partir do momento que a planta passa a demonstrar características de arvore velha, ou as características que buscou desenvolver enquanto pre-bonsai. De preferência que o caule tenha desenvolvimento suficiente para permanecer e apenas aumentar a massa verde, porque após o envase o desenvolvimento do caule estaciona bruscamente.
Quanto ao estilo de vaso, é um pouco subjetivo, e varia de bonsaísta para bonsaísta , mas tem-se um norte mais ou menos assim: características femininas, galhos sinuosos, folhas caducas , vasos ovais caem bem, para pinus, arvores masculinas galhos e caule mais rígido, poucas curvas, os retangulares, e as cores também influenciam, para femininas as cores suaves, amarelados, etc... masculinos marrons e cores fortes.... também contrastes de cor de folha e vaso: ex: folha vermelha do acer, vaso oval de cor azul...
tudo isso muito subjetivo, a arte é você quem dita as regras,... talvez surja alguém dizendo ao contrario e estará correto também ...
abraço
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo-RS escreveu:
olá Djalmo

O momento adequado para envasar uma planta é a partir do momento que a planta passa a demonstrar características de arvore velha, ou as características que buscou desenvolver enquanto pre-bonsai. De preferência que o caule tenha desenvolvimento suficiente para permanecer e apenas aumentar a massa verde, porque após o envase o desenvolvimento do caule estaciona bruscamente.
Quanto ao estilo de vaso, é um pouco subjetivo, e varia de bonsaísta para bonsaísta , mas tem-se um norte mais ou menos assim: características femininas, galhos sinuosos, folhas caducas , vasos ovais caem bem, para pinus, arvores masculinas galhos e caule mais rígido, poucas curvas, os retangulares, e as cores também influenciam, para femininas as cores suaves, amarelados, etc... masculinos marrons e cores fortes.... também contrastes de cor de folha e vaso: ex: folha vermelha do acer, vaso oval de cor azul...
tudo isso muito subjetivo, a arte é você quem dita as regras,... talvez surja alguém dizendo ao contrario e estará correto também ...
abraço



E para uma frutiferá, oque me indica???
tenho uma cerejeira e estou pensando em envazar, mas as duvidas são muitas. kkkkkkk
Ja tem algum tempo que não atualizo mas a planta é esta, ela ta melhor agora!!!! Eu acho!!!! kkkkk
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16975&postdays=0&postorder=asc&start=0
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo-RS escreveu:
olá Djalmo

O momento adequado para envasar uma planta é a partir do momento que a planta passa a demonstrar características de arvore velha, ou as características que buscou desenvolver enquanto pre-bonsai. De preferência que o caule tenha desenvolvimento suficiente para permanecer e apenas aumentar a massa verde, porque após o envase o desenvolvimento do caule estaciona bruscamente.
Quanto ao estilo de vaso, é um pouco subjetivo, e varia de bonsaísta para bonsaísta , mas tem-se um norte mais ou menos assim: características femininas, galhos sinuosos, folhas caducas , vasos ovais caem bem, para pinus, arvores masculinas galhos e caule mais rígido, poucas curvas, os retangulares, e as cores também influenciam, para femininas as cores suaves, amarelados, etc... masculinos marrons e cores fortes.... também contrastes de cor de folha e vaso: ex: folha vermelha do acer, vaso oval de cor azul...
tudo isso muito subjetivo, a arte é você quem dita as regras,... talvez surja alguém dizendo ao contrario e estará correto também ...
abraço

Rolling Eyes
boa dica no meu caso vou ter de botar a minha enterrada mesmo.
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Qua Jun 12, 2013 12:09 am    Assunto: Responder com citação

olá Djalmo

Não temos uma regra definitiva, no começo da arte nossa paciência é testada a todo instante, parece piada para quem começa escutar, - " no próximo ano podo aquele galho", depois de dois anos envaso".... então a dica que dou, ... mas não relaxem muito,... mas façam, se sintam bem, caprichem nos vasos, caprichem no substrato...
falando da tua planta,... tem um caule bom, precisa de podas, as raízes tem um probleminha estético, tenta reverter... escolha galhos no caule para retirar, delimite patamares no ápice... e envase tua planta,... acompanhe ela envasada... cuide das primeiras geadas.. e deu..

abraço
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Jun 12, 2013 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo-RS escreveu:
olá Djalmo

Não temos uma regra definitiva, no começo da arte nossa paciência é testada a todo instante, parece piada para quem começa escutar, - " no próximo ano podo aquele galho", depois de dois anos envaso".... então a dica que dou, ... mas não relaxem muito,... mas façam, se sintam bem, caprichem nos vasos, caprichem no substrato...
falando da tua planta,... tem um caule bom, precisa de podas, as raízes tem um probleminha estético, tenta reverter... escolha galhos no caule para retirar, delimite patamares no ápice... e envase tua planta,... acompanhe ela envasada... cuide das primeiras geadas.. e deu..

abraço


Obrigado pelas dicas, quanto as raizes eu cobri elas, não aparecem mais, quero no final do inverno reenvazar e cortar se possivel aquelas pernas que ela tem, mas eu estou retardando o momento do envase, acho que por medo de errar e acabar perdendo os mehores materiais, mas isso com o tempo passa como o medo da poda drastica, quero postar a foto atual para que possam avaliar se realmente é o momento de levar o material a um novo nivel!!!
Abraço
_________________
"Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Eu já usei, só que antes de colocar no vaso eu costumo dar uma torrada no solo do cupinzeiro no forninho elétrico mesmo ou no forno do fogão a gás, para evitar uma possível infestação nos meus vasos. mas isso não é necessário é apenas uma precaução.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 7:02 pm    Assunto: bonsaimais Responder com citação

Em relação a terra de cupinzeiro, que uso há vários anos, minha sugestão é que faça uma quebra do material mais duro que encontrar num cupinzeiro qualquer, descartando o material mais macio e sem proveito. Após a primeira quebra, quando formar bolotas de tamanho parecido com o de uma bola de gude grande, leve ao fogo alto, num recipiente metálico, mexendo com uma colher de pau, por uns 15 a 20 minutos, até que sinta que está bem quente. Retire do fogo e deposite numa bacia para secar, ao sol quente, nunca na sombra, ainda revolvendo. Deixe "descansar" assim por uma semana, pelo menos, antes de usar.

Material queimado, proceda a outra quebra, visando agora obter granulos de tamanho variado. Use um bastão curto de madeira, como martelete, para fragmentar, apoiando sobre uma base ampla, dentro de uma bacia, que pode ser um pedaço de vigota por exemplo ou similar. Esse material deve ser logo em seguida misturado aos demais componentes do substrato que for usar (por exemplo: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinheiro, outros), e guardado em um recipiente hermeticamente fechado, para evitar acesso de insetos e outros fungos ou parasitas.

Em relação ao vaso: geralmente, cuidamos sempre de obter uma planta que esteja nas condições e proporções que achamos interessante que tenha, e só então iremos cuidar de envasar. Para engrossar um tronco, é mais que sabido que devemos cultivar a planta no chão, por uns dois a seis anos, dependendo da espécie, até que esta chegue ao calibre que satisfaça ao cultivador. Grossura e altura, então, são melhores conseguidos nessa forma de cultivo.

Os japoneses costumam formatar suas plantas sempre dessa maneira: plantam sementes, que após germinarem são cultivadas em recipientes individuais por até tres anos. Em seguida, vão para o solo, onde ficam por dois ou tres anos, voltando a um recipiente de cultivo controlado,que pode ser um vaso de treinamento, um caixote de madeira ou uma bacia plastica (exceto pinheiros). Depois desse tempo, volta novamente para o solo, dessa vez com os galhos primários iniciados, buscando agora não apenas engrossar um pouco mais o tronco, mas tambem engrossar os galhos primários e, em alguns casos, os galhos secundários. O ápice pode sempre ser substituído, então não há que buscar seu engrossamento formal, mas apenas em razão da substituição.

Digamos que se use desse recurso por seis anos: ao final desse tempo, retornamos a planta a um recipiente de cultivo controlado, que pode ser um dos que indiquei acima, ou mesmo um vaso de bonsai um pouco maior do que o que serão finalmente usado, quando o bonsai estiver pronto. Entenda-se por "bonsai pronto" aquele que tem um tronco relativamente robusto (não necessariamente muito grosso, vez que isso irá sempre depender da espécie), galhos primários, secundários e terciários formados e ápice escolhido ou eventual (que poderá ser substituído ao final pelo definitivo).

Alguns cultivadores vendem material que chamamos de pré bonsai. Nos sites nacionais é comum encontrarmos plantas que se enquadram nessa categoria. Essas plantas estão a um passo da finalização, vez que, em sua maioria, encontraremos parte do planejamento bem adiantado, quanto a sua estrutura aérea (tronco, galhos primários, secundários e terciàrios), sistema radicular definido e controlado (o recipiente de cultivo é um ótimo redutor e limitador do crescimento). Com essas plantas, podemos então usar e abusar do recurso de adotar um vaso de bonsai como base de cultivo e treinamento, facilitando então o reenvase final, quando iremos transplantar para o vaso definitivo, após o bonsai estar pronto, ou finalizado, dentro das condições que o cultivador, obviamente, julgar razoável.

Plantas obtidas via yamadori geralmente estão a meio passo, pois se tem um tronco robusto, um sistema radicular razoável, por outro ainda precisam ter definidos a redução e controle do sistema radicular, e a formatação correta dos galhos, estabelecendo e engrossando os galhos primários, secundários e terciários, sem falar na finalização, que estabelecerá então a ramificação fina, essa sempre a meta final na conclusão anterior de um bonsai.

De qualquer maneira, a cor e profundidade do vaso irá depender de diversos fatores: entre estes, a espécie é sempre prevalente, pois que algumas frutíferas, como a jabuticabeira, pedem recipientes mais profundos para seu cultivo adequado, principalmente durante os primeiros anos de formatação dos galhos. Pitangueiras, sempre dependendo da origem, se yamadori ou mudas de germinação de sementes, podem tambem requerer material mais profundo para um cultivo mais adequado, visando sempre uma melhor formação estrutural.

Frutíferas alienígenas (naturais de outros países), como a piracanta, a carmona, kinzu, romanzzeira, karin (marmeleiro japonês), chaenomeles japônica, pedem recipientes de média profundidade, mas devemos sempre ficar atentos, pois seu sistema radicular desenvolve-se e aumenta absurdamente em pouco tempo, o que significa reenvase mais próximo (em menor tempo entre um e outro). A cor do recipiente, então, irá ser estabelecida sempre considerando o aspecto do contraste da cor dos frutos em relação a cor do vaso. Quanto maior o contraste entre essas partes, mais atrativo será o resultado final.

A maioria das floríferas nacionais, como a caliandra, podem requerer vasos entre médios a mais profundos, sempre dependendo do tamanho da planta e da grossura do tronco. Quanto à cor do recipiente, vale tambem a regra do contraste.

Para estabelecer corretamente qual a profundidade do recipiente de cultivo, é importante termos antes de mais nada condicionado o sistema radicular a um recipiente pequeno de cultivo, que pode ser uma bacia plastica, um escorredor, ou mesmo um vaso de treinamento. Esses recipientes, claro, sempre serão de maior profundidade e tamanho que o vaso definitivo, vez que iremos cortar, reduzindo o volume das raízes ainda mais, antes de replantar.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 02, 2013 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, levando em conta o contraste proposto na escolha do vaso, se tenho frutos vermelhos eso um vaso azul, por exemplo, no caso de frutos pretos uso um vaso verde??? Estaria mcerto a associação???
_________________
"Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jul 02, 2013 11:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Frutos pretos? vaso verde? bem, combinaria apenas se as folhas da planta fossem pretas tambem......como isso não existe, então não é uma boa combinação. O que tem que prevalecer é a estética visual. Lembre-se: estamos num país tropical, onde as folhas geralmente são de cor verde o ano inteiro, com raras exceções em que há presença de novas brotações na cor vermelha, ou de algumas espécies que, no outono, próximo ao inverno, secam as folhas, que ficam um pouco avermelhadas ou levemente marrons nessa fase de transição.

A estética visual é muito importante. Um exemplo: é dificil vermos um vaso totalmente branco, mesmo quando a planta é uma florífera. Ou um vaso de cor preta. São duas cores que os orientais não acatam muito bem, primeiro porque o branco é a cor-símbolo associada ao ato da morte, ao contrário de nós ocidentais, que adotamos a cor preta, como representante significativa do luto. Então, vasos nessas duas cores não são muito bem aceitos, ainda que possamos, vez ou outra, encontrar plantas que estejam acondicionadas em vasos nessas duas cores......

Frutos escuros e folhas verdes combinam melhor com recipientes na cor ocre, marrom terra, areia creme, vermelho, azul cobalto, ou ainda recipientes que tenham grafismos (desenhos ou gravuras impressas ou gravadas nas laterais do vaso). Vejamos alguns recipientes dentro dessas especificações:

As coníferas, como o pinheiro e o junípero e suas inúmeras variedades, são quase sempre plantados em recipientes de cor ocre, marrom, ou creme escuro e cor de terra, sem grafismos. Mas como em toda regra, há exceções nessa também:









Frutos roxos, com folhas verde escuras, ficam bem também nessa tonalidade ocre ou cor de terra:





Frutos vermelhos contrastam bem com a cor azul:



Ou amarelo ou creme:



Algumas frutíferas, como a romanzeira, realizam mudanças outonais na cor de suas folhas e mesmo de seus frutos, então temos que escolher um recipiente que contraste com isso, como é o caso do recipiente na cor azul:



A cor azul é também escolhida no caso de folhas que mudam de cor ao longo do ano. Claro que, nesse caso, estou me referindo ao clima temperado, comum na Europa e na Ásia, e a planta em questão seria o Acer palmatum, que apresenta cor verde, vermelha, amarela e mista nas estações do ano, ficando nu de folhas no inverno:



Uma conífera como o pinheiro negro, muito cultivado no Brasil, geralmente pede um vaso na cor terrosa ou ocre:



Outra variedade de acer, muito cultivado no Brasil, o buergerianum ou tridente (kaede em japonês), pede vaso azul:



voltando ao vaso de cor verde, eis um bom contraste:



Floríferas vermelhas, em recipiente azul escuro, algo bem contrastante, porém harmonioso:



Vaso verde com grafismo em relevo, planta com folhas vermelhas:



Outra planta com folhas vermelhas, vaso creme com bordas azuis:



Um clássico: um bonsai de karin, um marmeleiro japonês (nome: pseudocidonya sinensis). Essa planta apresenta mudanças na cor da folha, como o ácer, ao longo do ano (nos países de clima temperado, sempre lembrando), e ainda frutifica no outono, frutos verdes que maduros ficam amarelo ouro. Recipiente contrastante azul:



Outro vaso verde, mas a planta apresenta flores brancas (sakura ou cerejeira japonesa):



Uma frutífera com frutos vermelhos, folhas verdes, uma malus haliana (mini macieira). O recipiente tem cor prevalente em azul, com desenhos contrastantes que lembram as flores da própria planta. Em mini bonsai ou shohin bonsai (plantas entre 5cm a 25 cm) é comum encontrarmos esse tipo de recipiente, particularmente quando se trata de floríferas ou frutíferas:



Algumas peças, por outro lado, tem grafismos ou desenhos intricados, possuem cores fortes ou com características que os diferenciam por demais da conta. Nesse caso, é arriscado plantar algo neles antes de pensar e pesar bem todas as possibilidades, considerando que, ao final, teremos que ter uma harmonia perfeita entre o vaso e a planta, estética e visualmente falando, para não por tudo a perder......Vejamos alguns desses tipos de recipientes:









[img]http://bonsaitonight.files.wordpress.com/2009/07/pots-1.jpg?w=300&h=199[/img]

[img]http://bonsaitonight.files.wordpress.com/2009/07/pots-2.jpg?w=300&h=199[/img]

[img]http://bonsaitonight.files.wordpress.com/2009/07/pots-4.jpg?w=300&h=199[/img]

Algumas peças como essas acima são, na maioria das vezes, usadas apenas como parte de coleção de vasos para bonsai. Isso significa que jamais irão ser usados para colocarem uma planta dentro deles. Vasos antigos também se enquadram nesse posicionamento de arte decorativa:







Antigamente, nos países asiáticos, era muito comum vermos vasos para bonsai com grafismos, relevos ou desenhos variados ou de motivos que tivessem a ver com o cultivo de floríferas e frutíferas. Atualmente essa cultura está em desuso, sendo que há poucas peças que são fabricadas dentro dessa linha antiga de decoração:













Como usar então um recipiente assim? Bem, a resposta é óbvia: devemos sempre seguir a orientação quanto a cor prevalente do recipiente em contraste com a cor principal da planta. Se conífera, prevalece os terrosos, ocres e marrons claros ou escuros, com ou sem grafismos. Se sempre verdes, podemos usar esses e outros, em tonalidades mais contrastantes com a cor verde escura das folhas; se frutíferas ou floríferas, dependendo da cor destas partes destacadas da planta, iremos adequar a cor, o grafismo, o desenho ou relevo com a cor do fruto ou flor.


Então, o principal a gravar é isso: o mais importante é adequar harmonia, estética visual. Para tanto, minha sugestão é que se pesquise nos sites de bonsai internacionais, via google imagens (digite bonsai pots) para visualizar e aprender de maneira plena tudo que se puder sobre a dificultosa arte da adequação planta/vaso. Apenas quando estudamos o assunto a fundo, vendo imagens as mais diversas de plantas e vasos, é que poderemos ir aprendendo como fazer para com nossas plantas. Estudar é sempre o melhor caminho. Essa é a minha dica.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 02, 2013 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

nickfury sempre criando matérias completas a cada comentário!

Citação:
Em relação ao vaso: geralmente, cuidamos sempre de obter uma planta que esteja nas condições e proporções que achamos interessante que tenha, e só então iremos cuidar de envasar


Concordo plenamente contigo, existe uma afobação muito grande para envasar as plantas, todos querem o produto final logo no início da jornada.

Eu particularmente não tenho nenhum bonsai, apenas uns quantos pré em caixotes de madeira. Até comprei dois ou três potes, mas não vou me preocupar com isso nos próximos 5 ou 10 anos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 6:18 pm    Assunto: bonsaio Responder com citação

Arzi, meu chapa, bons ventos o trazem ao nosso convívio novamente. De fato, finalizar uma planta e só então adequar ao vaso é o procedimento correto. Infelizmente, a maioria não pensa dessa maneira. Todos querem "para ontem" o bonsai de amanhã!! Laughing

No entanto, é admissível que sejamos um tanto quanto flexíveis nesse sentido, pois que realmente é altamente estimulável ter um "bonsai" pronto em nosso viveiro, quando não para justificar os gastos em tempo, material e dinheiro investidos nesse sentido. Por isso, gosto de pelo menos indicar o material o mais corretamente possível, e passível, de ser adotado pelo cultivador, para que ao menos o resultado possa ser algo que se aprecie, não apenas pelos "leigos" que nos cercam no dia a dia, mas por outros amigos e colegas bonsaistas como nós.

Eu sempre busco adquirir peças, no caso vaso e recipientes afins, para acondicionar minhas plantas, desde que estejam aptas a isso, de maneira a ter um viveiro um pouco mais apresentável. Contudo, tenho também muito material ainda em fase de desenvolvimento, que irão levar muitos anos ainda antes que estejam aptos a ir para um vaso ou bandeja apropriados. Todavia, isso não impede que eu vá comprando vasos e os estocando para uso oportuno, pois sei por experiência própria o quanto é ruim buscar um recipiente para acondicionar a planta em dado momento e não ter nada, de maneira a ter que usar um substitutivo que nem sempre ficará adequado, ou em harmonia, ao nosso laborioso trabalho.

Dessa forma, é minha sugestão no sentido de que, sempre que puder, compremos peças e as guardemos para uso futuro. Nada nada, pelo menos podemos sempre mostrar nossa "coleção" de vasos para bonsai, um segmento que é quase uma arte em si, e que atrai cada vez mais adeptos..... Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Boa matéria sobre vasos, velho amigo Nicky!
Copiei.....!!!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil