|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 6:19 pm Assunto: Minha Jaboticabeira esta no vasinho ainda? |
|
|
Olá meus carissimos amigos(as) minha jaboticabeira ainda se encontra no vasinho que comprei no mercado estou com medo de mecher com ela transporta-la para o escorredor , e dar alguma coisa errado , aqui em Sorocaba esta frio temo por isso tambem da minha jabu sofrer com o stress do plantio no escorredor, o que vcs me sugerem ? Espero chegar a primavera? Se for colocar ela no escorredor, qual terra devo colocar, tem alguma mistura já pronta que posso comprar e colocar a terra no escorredor e plantar a jaboticabeira?
Aguardo a resposta obrigado meus amigos (as) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 7:26 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
pode fazer a retirada do vaso sem desmanchar o torrão. Dessa forma ela não sente nada. Mas é sempre bom ver o que está debaixo da terra para poder fazer o que for necessário. Se por acaso ela tiver muitas raízes pode faser uma disposição que ajude a dar uma boa distribuição radial para seu nebari, daí em diante é deixar crescer à vontade.
Para o substrato a areia grossa ou caco cerâmico é o melhor para seu escorredor. Creio que poderá encontrar o caco cerâmico por aí, se tiver compre do mais fino.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Sáb Maio 17, 2008 11:41 am Assunto: |
|
|
Olá muito obrigado pela resposta, temia pelo frio de outono pensava que ela não aguentaria ser transposta no escorredor..
Mas Darkaso quando vc fala de substrato eu sou acho que o mais leigo de todos rsrsr , substrato é igual a terra , se eu colocar apenas areia grossa e caco de telha fino não vai ficar a terra sem nutrientes ? Essa e a dúvida minha ...
Desculpe a minha ignorancia , por exemplo dexa ver se é isso que vc me passou...
Posso pegar terra vermelha , misturar a areia grossa e no fundo colocar o pó de telha , ou mistura tudo isso e faz a terra e planta a minha Jabuticaba ?
Tem que ter camadas ?
camada de terra
camada de areia grossa
camada de caco ceramico ?
Essa e minha dúvida DARKASO..
DEsde já lhe agradeço. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Maio 17, 2008 3:50 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
substrato não é o mesmo que terra apenas. Chamamos de substrato aquilo que segura e sutenta a planta tanto fisicamente como nutricionalmente. é sempre feito de forma homogênea e não em camadas.
Como ela vai para o escorredor tem que ser um substrato mais aerado e de pequenas partículas para promover uma rede radicular mais fina. O substrato sendo areia e caco cerâmico cumpre bem esta intenção. Mesmo que seja um solo sem nutrientes deve ser assim. A nutrição será dada por parte da mamadeira, com muita matéria orgânica, húmus de minhoca, esterco curtido de boi, de galinha, misturado com areia e pedriscos pequenos. Dê uma olhada no site do Atelier, na página de entrada tem um link para uma matéria na parte O Bonsai, no fim da página quase tem um quadro com o escrito escorredor e mamadeira, muito explicativa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|