FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Não confundam planta envasada, com bonsai.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 5:28 pm    Assunto: Não confundam planta envasada, com bonsai. Responder com citação

"navegando", as vezes descobrimos perolas, lindas preciosidades em termos de bonsai, que nos apressamos a copiar para nossos arquivos, montando assim um album referencial, a que podemos, vez ou outra, acessar e buscar inspiração para nossos próprios trabalhos. Very Happy

Acredito que todos façamos isso, vez ou outra. Alguns de nós, até carreia para o forum o link ou endereço de tal e qual site que tanto nos entusiasmou, partilhando com os demais nossa alegria e admiração por tão belos trabalhos. Very Happy

Mas, igualmente, vez ou outra nos deparamos com algo mais afeito ao que costumo chamar de planta envasada, que apesar de receber o nome de bonsai, a meu ver, passa bem longe disso. Talvez, com um pouco mais de técnica, de trabalho e de tempo, pudesse até chegar a, num futuro, como bonsai vir a ser devidamente reconhecida a tal. Porém, não é esse o caso. De maneira que, aproveito o ensejo para apresentar aos demais foristas esse site. É bom o estudarmos com calma e ponderação, observando bem os erros, alguns até primários, cometidos por outras pessoas, ao tentarem formar um bonsai e, na pressa, mostrarem apenas plantas envasadas:

http://www.knowledgeofbonsai.org/galleries/shows/06/badger.php

Aliás, saliento que a mostra sequencial está num forum, exatamente para que sejam discutidas as plantas, dentro dos parametros e linhas e regras do bonsai. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rapha

MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

pra muitas pessoas iniciantes como eu, essa explicação foid e enorme ajuda, e nao me afastou da arte do bonsai, pelo contrario, qro me aprofundar mais ainda nela ^^
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

isso não foi um achado meu caro, foi um desencontro. Plantas com potencial no tronco e boas espécies que podem dar bonsais de qualidade mas que estão faltando aquele refinamento, e em alguns casos mais do que isto.

Valeu a colocação do site.
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom conseguir enxergar essa diferença, entre bonsais e essas plantas em vasos com bom potencial. Rolling Eyes

Bah, o que seria muito legal e produtivo, principalmente para os iniciantes, era que os mais experientes fizessem um ANTES e DEPOIS com essas plantas!!! Laughing Laughing Rolling Eyes

Por exemplo, essa aqui:

Aí sim, esse tópico renderia boas aprendizagens.

valeu
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo,

realmente seria muito bom, vamos tentar fazer isto. Existe o problema de não ter mais fotos em outros ângulos, buscando a melhor possibilidade.

T+
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Nick. meu chapa!!
Bem oportuno,as suas obsevações, para um olhar menos atento passariam despercebidas,e ai seria so elogíos.
Te faço uma pergunta estes trabalhos são feitos com o propósito de
colher sugestões dos foristas, ou são conciderados finalizados??
G..abraço;

pv
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Concordo plenamente: não devemos confundir bonsai com planta envasada. aí voltamos àquela pergunta básica,inicial: afinal, o que é bonsai??

Será que essas plantas foram ali colocadas como exemplo do que não é bonsai ou apenas uma exposição onde percebe-se certa imaturidade dos seus expositores???

Gustavo, particularmente, acredito que seria mais interessante colocarmos nossas próprias plantas para serem projetadas. Aliás, isto já é possível no fórum "Minha Planta e Sua Opinião".

Com todo respeito aos colegas, não acho nada legal fazer comentários em cima de plantas que não nos pertencem, sem a devida solicitação dos seus proprietários.

Um grande abraço,

Sergivaldo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 4:38 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sergivaldo, concordo plenamente com o nobre amigo quanto a não fazer comentários sobre a planta de outrem, sem que isso nos seja solicitado ou não. Mas acredito que, na busca pelo melhor entendimento do que seja BONSAI, por vezes, temos que nos pautar pelo que não é, para então partirmos para a tentativa de esclarecer, particularmente aos que iniciam e, por razões outras, não puderam ainda fazer ao menos um curso básico que os oriente na direção correta. Shocked

Aqui, ao postar esse site, que percebe-se ser um forum de discussão sobre bonsai, acabamos concluindo que trata-se na verdade de uma explanação que trata justamente disso: plantas envasadas, apresentadas como bonsai, e que, num primeiro momento, poderiam passar desapercebidas, principalmente se o observador for um leigo ou um iniciante na arte, que não tenha ao menos feito ou participado de um curso básico (quando menciono esse tipo de curso, quero que todos entendam que o faço no sentido de que, se for ministrado por um bonsaista competente, esclarecido e que tenha realmente mais interesse no que está ensinando e no que o aluno está aprendendo do que no valor monetário apurado). Very Happy

Nâo quero suscitar controvérsias, longe disso. Meu intento, aqui, é mostrar o quão próximo estamos dessa realidade. Nâo se trata de criticar trabalho alheio, mas antes, de mostrar que nem todo trabalho alheio é o mesmo que fazemos, ou que tenha, quando não, a qualidade do trabalho que aprendemos a fazer. E que são isso mesmo: plantas envasadas. Very Happy

Quanto à sugestão do colega Gustavo LP, creio que a unica maneira que teríamos de proceder a isso seria termos o exemplar em mãos. Mas é claro que isso iria depender de quem seria o bonsaista a proceder à estilização, vez que cada um tem um olho, tem uma peculiaridade quando for trabalhar, de maneira que ninguem faz nada igual (Graças a Deus Laughing ). No caso, como não dispomos do material propriamente dito, teríamos que recorrer a uma projeção, o que, convenhamos, não seria a mesma coisa, não é? Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: