|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 3:34 pm Assunto: Corrigindo uma caliandra |
|
|
Oi pessoal...
Estou atualizando a foto de uma caliandra que era um dos "casos perdidos" mas que, já há algum tempo, venho tentando uma operação de resgate ....
Estou colocando só uma foto da planta antes dos trabalhos e outra dela hoje.
Situação inicial...
Hoje, abril/2008
As fotos dos trabalhos intermediários estão no link abaixo, do fórum "Matérias"...
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=4216
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 3:53 pm Assunto: Re: Corrigindo uma caliandra |
|
|
Charles,
Como vai bem este trabalho, me lembro bem dele. Alguns podem dizer para se podar o segundo galho mais "comprido", porem acredito que não se deva tirar ele agora, fiz uns testes aqui e a harmonia e personalidade vão ficar prejudicadas.
Agora dá para perceber melhor a "moldura" da planta, uma vez que sem folhas não se tem muitas ideias sobre o vaso, mas com a caliandra cheia de folhas podemos ver a escolha magnifica que fez novamente de vaso, ta linda, e o detalhe da pedra tambem foi show, não tem muito o que falar novamente ;D ... um dia quero ver essas belezas de perto. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 5:57 pm Assunto: |
|
|
como pequenos detalhes fazem diferença |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 12:16 am Assunto: |
|
|
Charles,
está ficando ótima; bem sacada essa inclinação no tronco principal em relação ao passo-a-passo mostrado no MATÉRIAS. Deu outros ares ao conjunto.
No mais, belo trabalho; parabéns.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Charles, parabens por seu trabalho. É necessário certa paciência de todo cultivador, e mais ainda dos que, como nós, observam a formação e estruturação de um bonsai, até que venha a finalização, restando "pronto" o bonsai. Sublinho o "pronto" em razão de que, sendo o bonsai uma forma de arte viva, não há que se falar em um término, propriamente dito.
Mas voltemos a sua caliandra. Considerando que o tronco é reto, ainda que a inclinação tenha agregado um suave movimento ao conjunto, a formação e estruturação dos galhos maiores, apresentados na segunda foto com curvas mais acentuadas, não estaria indo contra a estética visual?
Afinal, aprendemos desde cedo que para troncos inclinados e eretos, devemos formar galhos retos e não com curvas. Por gentileza, esclareça minha dúvida. Grato.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:41 am Assunto: |
|
|
Quando uma pequena mudança faz toda diferença. Realmente mudou muito com pouco. Show _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 10:29 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Illex... minha intenção com a foto dessa caliandra foi mesmo só dar uma idéia do desenvolvimento dela!...
Não como ela "ficou", mas como ela "está indo"...
Penso que dentro de mais 1 ano vamos poder discutir em mais detalhes idéias como a sua sobre comprimentos de galhos... e tudo o mais!...
Rapha... a idéia foi essa mesmo!... como tentar um resgate daquela planta "sem sal", mas ao mesmo tempo, aproveitar o que ela já tinha!... Como voce observou, fiz muito pouca coisa nela!!!!...
Edson... gentis seus comentários.. valeu!...
Nick... suas observações são sempre pertinentes e acho que enriquecem muito as trocas de experiências que acontecem aqui!...
Sobre as regras da estética do bonsai e, especificamente sobre os galhos com curvas acentuadas, num bonsai com tronco reto, eu resumiria da seguinte forma:
- eu procuro ter sempre em mente as regras mas, francamente, devo ter pouquíssimos bonsai (se é que tenho algum!), que não infrinjam várias regras!... .. Então, prefiro cometer infrações, ciente do porque estou fazendo isso!...
- nessa caliandra, como disse de início, ela era um caso quase perdido... então, desde sempre foi uma planta em que tinha certeza que quase regra alhuma seria seguida mas.. tanto quanto possível... continuo com as regras em mente, como balizadores dos meus trabalhos...
Com os galhos ondulados aqui, estou tentando ocupar mais rapidamente os imensos espaços vazios da copa...
Ao inclinar o tronco principal, além de tentar dar um pouco mais de movimento, tentei também tirar a formalidade do tronco reto e vertical. Daí, eu durmo menos intranquilo com o pecado dos galhos ondulantes...
Eu uso com frequência palavras como "maquiar", "camuflar", "disfarçar", etc.. etc... exatamente em situações onde, ciente dos êrros e infrações as regras, eu tento reduzir seus impactos na "agressão visual" à estética da planta...
Como disse para o Illex, assim que a planta estiver mais apresentável... vou tentar me redimir de alguns pecados... e certamente, voce será um dos que me apoiará nessa tarefa!...
Junior... legais suas palavras... valeu!.. é como falei acima para o Rapha...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 2:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, é bem como vc colocou: temos sempre que ter as regras presentes em nossas mentes, ao iniciarmos algum trabalho em bonsai, reconhecendo-as mais como parametros a servir de norteamento em relação ao que faremos, do que necessariamente como canones rigidos, que não possam ser flexibilizados, a moldar nossa planta.
Ao visualizar sua planta, obvio que eu tinha isso em mente. Afinal, um bonsaista consagrado e renomado como vc, certamente conhece profundamente as regras bonsaisticas japonesas e seria bem pouco razoável se eu apenas imaginasse o contrário. Mas é justamente aqui que esbarramos no pertinente.
A maioria dos foristas que continuamente participam do forum, por vezes, se detem diante de incongruencias como essas, e ficam sem saber que opinião formar. Nem sempre estamos dispostas a esmiuçar explicações sobre a razão que norteia nossos atos, ao preterirmos seguir padrões fixos, e optarmos por formar estruturas em desacordo com as regras. Claro, melhor formar algo da maneira que queremos, sem duvida nenhuma. Mas é preciso admitir, como vc o fez com maestria, que somente age-se assim quem conhece as regras básicas do bonsai japones.
Justifica-se, dessa forma, o abandono dessas regras em detrimento da qualidade final que o trabalho irá render. Só ultrapassamos essas limitações quando as dominamos, não antes. Não se deve, nunca, partir para o tudo ou nada, sem antes dominarmos esses parametros. Os quebramos, como vc o fez, mas o fazemos sabendo o que de fato estamos fazendo, e não nos esquecemos de que elas, as regras, estão ali, a vigiar nossos passos.
Agradeço, não em meu nome, mas igualmente em nome de todos nós foristas, por sua consideração em responder minha colocação um tanto impertinente, mas que, se não fosse eu a fazê-la, não teriamos então a resposta excelente que vc tão sabiamente colocou.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 4:05 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Oi Nick...
Aproveitando o "gancho" das regras e fugindo um pouco da caliandra...eu acho legal recolocar as vezes esse assunto em discussão...
Eu já vi entre bonsaístas, posições diametralmente opostas quanto as regras:
- uns dizendo que trabalhos que desobedeciam as regras seriam trabalhos tecnicamente errados...
- outros dizendo que absolutamente não se importava com as regras...
Eu procuro conhecer as regras tanto quanto possível e usá-las como balizadores, como boas referências nos nossos trabalhos... ou seja, prá mim elas não são nem "gêsso", nem "bobagens"....
- se fossem gêsso, inibiriam nossa criatividade...
- se fossem bobagem, exerceríamos nossa criatividade tão bem quanto uma nau sem rumo!....
Mas é importante frisar... esta é minha opinião pessoal e acho que divergências conscientes só enriquecem o assunto!...
Abraço,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Qui Abr 10, 2008 9:32 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 10:06 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles,
me lembro bem dessa planta, principalmente por uma etapa em que você colou uma pedra na base. Aos poucos você conseguiu um trabalho excepcional com ela em vista do início. Apesar de estar necessitando uma triangulada na copa alta, vejo que foi intencional de acordo com sua explicação para o Nickyfury. Parabéns pelo resultado.
Agradeço a discussão sobre as regras que ajudam sempre, da forma como foi colocada esclarece muito para todos foristas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 10, 2008 9:40 am Assunto: |
|
|
Oi Darkso, tudo bem?
Concordo totalmente com voce, quanto a falta de triangulação ou mesmo, qualquer outro trabalho de refinamento de estrutura...
Reconheço que essa caliandra ainda necessita uma série correções "mais de base", mais estruturais mesmo!...
A "operação resgate" até que vai indo bem, mas tem um bom chão pela frente ainda!...
Ao contrário desta, uma outra caliandrinha hokidachi minha está passando por um processo de "simplificação de estrutura"....com a retirada de vários galhos importantes... mas que já estavam provocando uma certa poluição visual nela...
Em breve eu partilho este trabalho aqui...
Sobre as regras... resumi acima a posição que adoto quanto à elas, sem entrar no mérito do certo ou errado... E acho interessante tentar, tanto quanto possível, descomplicar a vida, principalmente dos que estão começando (mas não só eles...), sem perder de vista a imprtancia das regras...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 10, 2008 10:17 am Assunto: |
|
|
oi charles realmente vc tem conseguido mudar o visual dessa caliandra.
acho importante seguirmos regras porq e o que aprendemos desde nossa infancia e seguir as regras, mas como tambem qdo estamos crescendo o bom as vezes e quebrar as regras e fazermos do jeito que achamos que esta melhor.
mesmo que não seja a mais certa opição escolhida.
mais tem coisas que soo aprendemos com nossos erros.
e assim que crescemos e as vezes conseguimos ter segurança no que estamos fazendo.
parabens pela caliandra .
abraço flavio. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|