FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu pé de Jaboticaba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Adalberto

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 7:13 pm    Assunto: Meu pé de Jaboticaba Responder com citação

Olá meus amigos sou principiante na arte do Bonsai, adquiri minha primeira arvore de bonsai em um mercado aqui da cidade gostaria muito de informações como devo proceder junto ao meu pé de Jaboticabeira.
Não tenho fotos ainda pra enviar a vocês mas em breve estarei lhes enviando as fotos da jaboticabeira, ela esta com 30 cm de altura, ainda esta no vazo que comprei no mercado, estão nascendo novos galhos, novas folhas , estive lendo alguns relatos de pessoas que tem a jaboticabeira , ouço eles falarem de escorredor confesso que não sei do que se trata mas gostaria de saber para poder ver minha jabu , florida e com frutos, mas preciso e muito da ajuda de vcs , como lhes disse não sei o que fazer mas pretendo e quero aprender com vcs ...
Abraço
Adalberto
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Adalberto,
provavelmente a tua jabu é daquelas vendidas em vasinhos plásticos de "mausai". Eu também já comprei algumas mudas assim. No momento algumas estão plantadas no escorredor e outras já estão na mamadeira. No link abaixo tem a matéria completa sobre a técnica escorredor/mamadeira.

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.
Adalberto

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 3:31 pm    Assunto: Minha Jabu Responder com citação

Olá Edson boa tarde, fiquei feliz pela resposta e mais ainda pelo endereço que vc me enviou la puder ter uma ampla noção no que deverei fazer muito obrigado mesmo Edson.
Agora quanto a realizar esses procedimentos posso comessar a fazer a troca , ou seja passar do vazinho plastico na qual a minha jabu , esta condicionada , para o escorredor e depois para a mamadeira ?
Há tempo certo pra se fazer ou ja posso providenciar a troca ?
Edson estão nascendo novos galhinhos e folhas novas , deixo ou tem que podar ?
aguardo resposta desde já lhe fico grato
Abraço
Adalberto.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Adalberto,
você pode passar a muda apenas para o escorredor. Quando as raízes estiverem aparecendo e querendo sair pelo fundo, então passe todo o conjunto para a mamadeira.
Por outro lado, nada impede que você plante no escorredor e já coloque na mamadeira; alguns bonsaístas preferem fazer assim. Eu mesmo só tenho uma na mamadeira.No transplante procure não mexer muito na massa de raízes
Quanto aos novos brotinhos, é característico da espécie essa brotação vigorosa. Não os retire até poder postar uma foto para que os amigos do fórum possam opinar quanto ao estilo e quais galhos devem sair ou ficar.
Qualquer outra dúvida, não se acanhe em perguntar...
Um abraço.
Edson.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: