|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 1:53 pm Assunto: Caliandra Misho |
|
|
Olá plantei esta caliandra de semente faz um ano, quero saber opiniões se já é momento de começar a estilizar, pois agora ela está ainda fina e pretendo colocar para engrossar.
Aguardo dicas de como proceder e dicas de estilos.
Obrigado _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 6:48 pm Assunto: |
|
|
Cara dependendo do estilo que você quer este tronco já poderia estar com o movimento necessário já pronto, as mudas que tenho já defino movimento do tronco bem no inicio para não sofrer mais tarde.
Mas como falei não sei o que você espera da planta.
Valeu. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 8:50 pm Assunto: |
|
|
Sempre muito satisfatório ver uma planta resultado de Misho meu amigo!
Desenvolveu rápido em um ano!
Concordo com os amigos acima!
O que você pretende fazer dela??
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 10:33 pm Assunto: |
|
|
Pois é, ainda não sei o que fazer...
Alguem teria alguma sugestão??? _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Out 14, 2012 10:17 am Assunto: Caliandra |
|
|
Lucas, dá uma ollada nesse tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20773
Ele tem dicas precisosas que o Elio deixou a respeito de condução para caliandras.
Acho que a sua está enquadrada nessa situação.
Valeu! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Out 14, 2012 3:12 pm Assunto: |
|
|
Resumindo toda a explicação do Elio no outro topico : Corta com 5 cm , deixa crescer livre, corta denovo , deixa crescer, corta... e assim por diante .
Um passo afrente , 2 para traz...
Adubo , agua , sol ...
PACIENCIA. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 15, 2012 7:42 am Assunto: |
|
|
cortei logo acima do primeiro galho, vamos ver o que dá agora...
paciencia e torcer para crescer logo.
Será que posso fazer o transplante para o escorredor agora???
obrigado pelas dicas _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Out 15, 2012 12:10 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Olá!
Vç quer passar ela para um esacorredor? Não precisa fazer isso agora...este vaso que ela está, suportará o desenvolvimento até o ano seguinte. Sua planta é jovem ainda, poucas raízes alimentadoras, um vaso maior aumentará as raízes em distância, não em quantidade.
Sugiro esperar que ela brote, ae, começar um ciclo de adubação, direcionar com cautela o tronco, dando o primeiro movimento na formação do bonsai, já com o estilo proposto visando iniciar a estrutura do alicerce e não do telhado como muitos começam ... No ano seguinte a poda de raízes e um vaso pouco maior.
O escorredor sem a bacia com terra bombada(mamadeira) , não dá resultado, ao contrário atrasa a planta, pois queima as raízes finas nas pontas e o substrato seca muito rápido. Este meio de cultivo é mais indicado em plantas que se visa um crescimento livre pra engrossamento...acho que sua ideia já é ir conduzindo a planta,, não é? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 15, 2012 3:11 pm Assunto: |
|
|
Bem colocado, Marco! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 15, 2012 6:49 pm Assunto: Re: Bonsai |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Olá!
Vç quer passar ela para um esacorredor? Não precisa fazer isso agora...este vaso que ela está, suportará o desenvolvimento até o ano seguinte. Sua planta é jovem ainda, poucas raízes alimentadoras, um vaso maior aumentará as raízes em distância, não em quantidade.
Sugiro esperar que ela brote, ae, começar um ciclo de adubação, direcionar com cautela o tronco, dando o primeiro movimento na formação do bonsai, já com o estilo proposto visando iniciar a estrutura do alicerce e não do telhado como muitos começam ... No ano seguinte a poda de raízes e um vaso pouco maior.
O escorredor sem a bacia com terra bombada(mamadeira) , não dá resultado, ao contrário atrasa a planta, pois queima as raízes finas nas pontas e o substrato seca muito rápido. Este meio de cultivo é mais indicado em plantas que se visa um crescimento livre pra engrossamento...acho que sua ideia já é ir conduzindo a planta,, não é? |
Beleza Marco, obrigado pela ajuda, irei deixar ela se recuperar da poda e farei o movimento que irei escolher(ainda não sei qual estilo seguir).
daqui a um ano +- transplanto para um vaso maior e aí sim engordar a planta, né?
Obrigado. _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Out 16, 2012 11:24 am Assunto: Bonsai |
|
|
É isso meu veu velho!
Quanto a engorda...a caliandra, apesar de ser uma planta com brotação intensa, não é uma planta de engrossamento rápido, aliás ela não é naturalmente de calibre. Aqui onde moro eu era pequeno e já existia uma caliandra da mesma forma que está hoje...uns 3m de altura e uns 5m de largura, uma bola gigante e o tronco dela, ou melhor, os troncos dela, pois são uns 5 mais ou menos, é pouca coisa menor que uma garrafa pet de 2l, ou seja, me lembro dela de uns 25 anos atrás na mesma forma, deve ter entre 40 e 50 anos no chão sem receber podas e não é relativamente grossa pra sua idade.
Conclusão que chego no cultivo das caliandras:
já levar conduzindo. O que tb é viável seria deixar brotos alongarem bem antes de cortar.
Quanto aos estilos:
Podem ser vários. Eu gosto do hokidashi e moyogi!
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|