|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Gomes

Registrado: 23/02/08 Mensagens: 19 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 4:45 pm Assunto: FÍCUS -> AJUDA PARA ESTILIZAR |
|
|
Boa tarde, pessoal!
Sou recém-registrado aqui no fórum. Como acabei de mencionar na seção "QUEM SOU EU?" , há 2 anos comprei uma muda de fícus. Como não tinha muitos conhecimentos da técnica (e continuo não tendo), fui deixando ele ir crescendo naturalmente, só aparando algumas "arestas".
Assim, fui desanimando um pouco e acabei deixando ele de lado. Mas, há 1 mês aproximadamente, descobri este site e esse sensacional fórum, que me deu ânimo de encarar e modelar o arbusto disforme que se tornou meu fícus!
Seguem algumas fotos que tirei hoje de manhã, após podar alguns galhos secos e uma pulverização.
Gostaria da opinião de vocês! Tem futuro esse fícus?? Qual o estilo "mais apropriado" para ele? Que galhos devo podar?
Olhando algumas fotos de Bonsai, tive uma "idéia" de podar todos os galhos, como mostra toscamente a foto a seguir:
Para tentar chegar próximo a este exemplar:
É muita loucura? É possível?
Como devem ter percebido, o coloquei no escorredor semana passada.
O diâmetro e a altura do caule são, respectivamente, 2cm e 10cm.
Altura: ~ 30cm.
Aguardo as suas opiniões e críticas !!
Forte abraço a todos![/b] _________________ Rafael Gomes de Lima
"Tu és, time de tradição/
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 4:55 pm Assunto: |
|
|
A sua projeção está ótima para chegar ao nível que deseja deve ser feito assim mesmo. Outra coisa qual o substrato usado no escorredor? Parece estar um pouco compacto ou não? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 5:12 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela força, Marcos!
Bom, como não tinha muita opção aqui em casa, e não sabia ao certo qual substrato usar, utilizei terra vegetal e um pouco de terra preta. É bem provavel que esteja um pouco compacto sim. Há algo que eu possa fazer para melhorar isso?
Outra coisa, é certo que o melhor período para eu fazer essa poda drástica é no inverno, neh?
O meu medo é: observando do jeito que ele está agora, quando eu fizer a poda, não sobrará nada, além do caule! Ele não irá morrer assim??
Acho que a espécie é Fícus benjamina, neh? Ela aguenta bem esse tipo de poda drástica, ou vocês aconselham podar 2 galhos e esperar ela dar sinal de vida para passar a régua no galho restante??
Forte abraço! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 5:36 pm Assunto: |
|
|
O substrato a utilizar nesse Ficus pode ser o que utilizo nos meus que estão no escorredor, são 40% de pedrisco de rio ou de areia grossa, 30% de telha picada grossa ou tijolo e 30% de terra vegetal de boa procedência vendida em saquinhos. Não é regra geral não, alguns amigos podem dizer para usar vermiculita, laterita, terra de cupinzeiro entre outros. O seu substrato não está bem drenado e pode dificultar o crescimento dele pois está sufocando as raízes. Com o tempo você pega o jeito e vê o melhor para sua região. Quanto a espécie é o benjamina sim, a melhor época para transplantar é na primavera, a poda também, mais pode realizar algumas podas leves agora também, você não deve podá-lo agora seguindo aquela projeção senão a planta não vai realizar a fotossíntese e pode morrer. Pode um galho de cada vez e espere brotações e depois pode outro galho e assim sucessivamente é melhor. Qualquer dúvida pode perguntar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 7:10 pm Assunto: |
|
|
Rafael , o Marcos falou tudo , teu substrato aparenta ter pouquissima drenagem , o que não é bom para uma planta que vai ficar num vaso pequeno , caso do bonsai.
So que pela aparencia parace ser um ficus boni , ele é muito quebradiço ,cuidado na aramação
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Sáb Fev 23, 2008 10:03 pm Assunto: |
|
|
Po, muito obrigado pelas dicas!
Está tudo anotado! Com esse apoio de vocês estou me sentindo mais confiante para "trabalhar" nele...
Mais dicas, críticas e sugestões serão sempre bem vindas!
Abração! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 12:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafael,
Eu acho que esta poda drástica que você desenhou não seria uma melhor escolha... é verdade que algumas vezes os ficus benjamina perdem galhos sem folhagem
Minha sugestão seria podar todos os troncos até os primeiros galhos com folhas. Depois com as brotações se pensaria no próximo passo  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 1:28 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica Alexandre ... acho que enquanto o inverno/primavera não chegam, acho que vou fazer essa poda parcial que você me sugeriu.
Você não acha que podando esses 3 galhos e deixando só o tronco é a melhor solução para estilizar a minha muda??
Se tiverem outras sugestões para poda/estilo, agradeço!
Abraços a todos! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 5:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael,
Eu concordo com o Alexandre.
Tenho um Benjamina igual ao seu e desfolhei totalmente e quase perdi a planta...essa poda drástica que vc demonstrou a intenção de realizar pode matar sua planta.
Corte um lado, espere as brotações, e depois você corta o outro.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 7:23 pm Assunto: |
|
|
Oi Carlos,
muito obrigado pelas informações! Vou fazer o que vocês me disseram: antes de cortar os galhos por inteiro (como mostrei na foto), vou podar todos os galhos grossos até os primeiros galhinhos onde ocorrem as brotações ...
Eu posso fazer essas podas por agora, ou também é aconselhável esperar até o inverno/primavera ??
O que vocês me aconselham a botar para proteger as cicatrizes?? Será que pasta de dente e massa de modelar por cima resolve?
Forte abraço! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 8:10 pm Assunto: |
|
|
Rafael eu já matei dois ficus benjamina podando radicalmente, um comum e um variegata. hoje na hora de podar não deixo nenhum galho sem folha.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Dom Fev 24, 2008 8:50 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelo alerta, Paulo !!
Por isso que eu perguntei, pois ja tinha lido outros posts aqui pelo fórum de espécies que morrem dependendo do tipo da poda drástica feita ...
Pode deixar que tomarei cuidado com essas podas ....
Abraços _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 9:32 am Assunto: |
|
|
Gente, eu não vou dar opiniões sobre a intenção de poda do colega, mas só abrindo um parenteses, eu acho que pela coloração e textura da casca, esse ficus não é benjamina, é boni...aquele famoso que detesta arames..
Tente dobrar um galhinho e veja se ele quebra com facilidade, se quebrar é boni...dai amigo, esqueça os arames e tente dar forma só na base das podas e leves trações.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 1:59 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelo alerta, FrK_leal!
Assim como vc, o amigo Joel também desconfia que seja fícus boni ... eu não tenho certeza, mas pelas fotos que andei vendo e pelo detalhe da folha, que se afunila no final, acho que seja benjamina. Mas é bem possível que eu esteja errado! heheh
Quanto a coloração da casca que você mencionou, ela ficou um pouco mais escura na foto, porque estava úmida. Tinha acabado de pulverizá-lo.
Mesmo assim, eu terei cuidado com as podas e tensões que aplicarei nele.
Obrigado e continuo esperando mais dicas/críticas/sugestões!!!
Forte abraço a todos! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 6:23 pm Assunto: |
|
|
FrK_leal!
também fiquei em dúvida quanto à variedade desse ficus, em alguns momentos também fiquei achando que poderia ser o boni.
e pra botar mais lenha, há uma variedade ficus que se parece muito com o boni, folhas pequenas mas sem ter os galhos quebradiços. eu tenho uma muda dele aqui.é como se fosse um benjamina com folhas pequenas. queria saber se alguém conhece ou tem informações sobre essa variedade. _________________ P.C. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|