FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Deshojo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 11:25 am    Assunto: Acer Deshojo Responder com citação

Olá Companheiros Very Happy

Gostaria se fosse possivel, saber qual a vossa opinião, ( podem mandar pitaco á vontade Very Happy )

Devo ou não cortar aquele ramo mais pequeno e começar a trabalhá-lo para um "Chokkan".
Ele foi totalmente defoliado á 2 dias, para reduzir as folhas, os entrenós e melhorar as cores Outonais.



Podia tentar uma alporquia, mas acho que agora já é um pouco tarde na época Shocked , devo aguardar mais para o Outono, ou para o inicio da próxima Primavera???
É que muito embora eu pense que deva cortar, queria aproveitar o tronco que vai sair .

O que acham, se fosse vosso o que fariam.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio,

Eu não cortaria! Apenas diminuiria o tamanho (metade) de ambos os galhos... Ou troncos?!

Um abraço.

Até mais,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2005 12:49 am    Assunto: Responder com citação

Castro,

Eu também não cortaria, mas se for usar essa opção, aproveite o galho com uma alporquia... seria uma pena não fazer.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2005 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Castro,

Também concordo com os colegas. Eu acho que seria uma pena cortar e perder toda essa parte aérea, por sinal, muito bonita.

Também creio que vale à pena esperar um pouco, até chegar à época ideal, e fazer as alporquias. Isto lhe possibilitará ter mais duas novas plantas.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2005 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a Todos

Lando; Felipe e Sergivaldo, mto obrigado pela vossa ajuda Very Happy

A vossa opinião a somar ás dos companheiros de cá da "Luso", são bastante importantes, e servem para perceber que tenho efectivamente de amadurecer bem a questão.

Inicialmente tinha um terceiro tronco, ( cortei-o e utilizei num enxerto mal sucedido) e estava a pensar manter o Bonsai com o tronco duplo.
Mas o problema é que para se enquadrar nesse estilo como deve ser, aquela bifurcação está um pouco alta de mais.

Agora fazer um "alporque" ali em baixo, seria uma solução. pode ser que na próxima época o faça, na altura do transplante.

Ou então recorro a um alporque no ramo na próxima época e tento ficar com dois.
mas ai era começar quase do inicio e teria que estimular a ramificação nos locais mais abaixo.
Tambem existe a possibilidade de uma poda radical como refere o Lando para o encurtar, devia ficar mais equilibrado,..... Shocked ..... Rolling Eyese Rolling Eyes ....e tambem dá estacas Smile Very Happy.
e para além disso posso fazer uma de cada vez para não diminuir demasiado o Vigor dela.

Foi totalmente defoliado este mês e já está a ficar todo Vermelho novamente vamos lá a ver é se é mais folhas e mais pequenas.

Mais uma vez obrigado

Felipe, mandei um mail, por causa do problema de tamanho das fotos, já chegou???

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 1:28 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro !!!! Laughing Laughing
Acho o acer lindíssimo, mas não conheço nada desta planta porque não tenho nenhum para estudar.
Primeiramente veja bem se os dois troncos não são da mesma grossura, porque uma árvore de tronco duplo, um deles tem que ser mais grosso. Eu os achei muito parecidos.
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 1:56 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro, chegou sim. Desculpe o esquecimento, tenho viajado e isso me limita muito o uso do PC.
Realmente muito simples de usar e eficiente esse soft que você encontrou.
Você sabe de algum link para se fazer o download dele??
Assim a gente poderia colocar o link aqui para o pessoal.

Castro, eu ia comentar sobre o tamanho das folhas... achei que estão grandes. Será que foi algo na adubação?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá

Angela Fernades, mto Obrigado Very Happy

De facto essa é outra das particularidades do estilo, naquele caso se o quiser manter tenho que estimular mais o crescimento do que está á esquerda, além de tentar baixar a bifurcação, eles inicialmente eram três, e estava situado precisamente no ramo se deverá engrossar, atrasando assim o seu desenvolvimento.

Com o tempo, logo vejo o que vou fazer com ele.
Tem que ver se arranja um que vale a pena...existe por ai pessoal com algumas espécies deles Very Happy ...obrigado

Felipe, não tem que pedir desculpa Very Happy
Quanto ao "soft", nem me lembrava que o tinha, até ler aquela "msg", foi um coolega que me arranjou á bastante tempo e nem sei de onde o retirou Sad .

O tamanho das folhas que ele tinha na altura desta foto, dele deve-se ao facto de o ter deixado crescer á vontade, e ter como objectivo futuro a sua defoliação total.
Tarefa que já executei, e ao qual ele já começou a responder com a sua linda cor Vermelha Very Happy .

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil