FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda Junípero !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Polezel
Visitante

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 4:37 pm    Assunto: Ajuda Junípero !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Responder com citação

Bom pessoal, saudações a todos, sou novo por aqui, e novo tambem na arte Bonsai. Ganhei esta planta da minha esposa, estou muito interessado em aprender mais sobre ela.

Não tenho informação nenhuma sobre ela e gostaria que alguem me ajuda-se com algumas informações que pra voces deve ser muito simples, mais pra mim ira ajudar bastante como iniciante.

A especie viasulmente olhando identifiquei que é um Junípero, agora num sei qual.

Isso é um Bonsai, ou um pré- Bonsai, ou nenhum dos dois.

Quantos anos aproximadamente tem ??? Sera que eu posso esperar algum resultado bom dessa planta falando em bonsai ??

Aguardo ancioso a ajuda de vcs, quando puder posto mais fotos !!!!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 4:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Parece-me tratar-se de um shimpaku, ou junipero chines, como geralmente é conhecido. No caso, trata-se de um shohin (leia chorrim, que são bonsai até 25cm de altura). Nâo consegui visualizar o vaso ou onde a planta está fixada, pois a foto ficou muito escura. De qualquer forma, é uma planta que pede cultivo a sol pleno, com rega uma vez ao dia. Só adube daqui a uns 45 dias, quando perceber que sua planta está saudável (isso é observado se ela por acaso emitir brotação nova, no caule, nos galhos ou no broto apical). Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Polezel
Visitante

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta amigo, vou ver se consigo postar fotos melhores. Nick eu posso considerar essa junipero um Bonsai ??? Ele esta brotando no ápice, acho que vou começar a pensar em adubação. Posso colocar esperança que na sua opinião da pra virar um bonsai legal ????
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 5:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Polezel, para que uma planta seja considerada um bonsai, são necessários observar determinados requisitos: primeiro, o que é um bonsai? olhando sua planta, vc poderia dizer que ela se parece com uma arvore antiga, ou ao menos, com caracteristicas peculiares que a apresentem como uma arvore antiga, digamos, plantada num outeiro na natureza? Shocked

A tradução literal para bonsai: arvore em miniatura plantada em bandeja, não traduz, na verdade, a realidade do que devemos considerar ser de fato um bonsai. O bonsai representaria, então, uma arvore qualquer que observamos na natureza. No caso, teria de ter aparencia de arvore antiga, e não de arvore nova, em que os galhos e o tronco devem ter determinadas caracteristicas que, num rápido olhar, transmitissem de imediato ao observador essa informação. Shocked

Olhando sua planta, observamos que ela não atende a esse primeiro quesito. Logo, bonsai ainda não é. Voce questiona se pode ser um pré-bonsai. Bom, o que é um pré bonsai? Shocked

Podemos considerar um pré bonsai como sendo uma muda, em que foram realizados determinados trabalhos de poda, estruturação, aramação, jin, shari, poda drástica de tronco, galhos e raizes, de maneira a que, submetida a essas ações ou a algumas delas, resta um material que, a priori, em pouco tempo mais, poderia vir a ser um bonsai. Shocked

Esse tempo mais irá depender, claro, da técnica e conhecimento que o cultivador possui, bem como do desenvolvimento da própria planta, após o trabalho inicial realizado nela. Algumas mudas vendidas em viveiros especializados, como o viveiro Kadan, em Atibaia/SP, ou o viveiro Belvedere, próximo a Curitiba/PR, vem com trabalhos pré executados, em que foram adotadas todas as técnicas acima elencadas, sozinhas ou em grupo, visando formar um bom material para o bonsaista trabalhar, seja ele iniciante ou não, e formar a partir dali o seu bonsai. Shocked

Digo, pela observação das fotos, que sua planta carece desses trabalhos iniciais, não sendo portanto, um pré bonsai. Shocked

O que temos, então? Alguns viveiristas e cultivadores inescrupulosos, na sua ansia em ganhar dinheiro, não se importam muito com isso, pegam uma muda de planta qualquer, envasam de qualquer maneira, colocam sobre lajes de pedra, ou em vasos fabricados, enfeitando tudo com musgo e pedrinhas brancas, vendendo em seguida a incautos, que, por desconhecerem o que seja de fato um bonsai, ou um pré bonsai, acabam por comprar a tal plantinha. Shocked

Muitos desses viveiristas vendem, juram eles, bonsai "antigos" bem como bonsai "jovens", por preços mais caros para os primeiros, mais baratos para o segundo. Ou então, vendem bonsai "grande" ou bonsai "pequeno" usando o mesmo argumento fajuto. Rolling Eyes

Bom, sua planta está aí. Vc a ganhou, então o que fazer? Bem, num primeiro momento, o que eu sugeri inicialmente: expor sua planta ao sol pleno, à chuva (se estiver chovendo por aí), lembrando-se de regar ao menos uma vez ao dia (eu geralmente rego minhas plantas no final da tarde, e só). Adubação? tenha calma. Espere os 45 dias que escrevi. Esse tempo deve ser contado a partir do dia em que recebeu a planta, e não somente por que a planta está aparentemente saudável e com brotações novas. Very Happy

Uma boa noticia para vc: Se trabalhar direitinho, poderá ter, em dois ou tres anos, um bom material com essa plantinha, para poder formar um lindo bonsai de shimpaku, ok? Siga o básico: espere 45 dias. Inicie a adubação (liquida: compre ouro verde ou biofert plus e dilua 40 gotas em 10 litros de agua, misture bem, aplique no solo e na copa a cada 15 dias, durante um ano). Very Happy

Nâo tenha pressa. A planta irá seguir seu curso de crescimento normalmente. Dentro de um ano, poderá começar a aramar galhos e tronco. Até lá, se quiser, adquira outras plantas para ir trabalhando nelas tambem, de maneira que não se sinta incomodado com essa espera, ok? Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rapha

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

estou de adquirir dois juniperos com estruturas semelhantes, vou usar essas mesmas dicas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: