FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Problema com ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 9:53 pm    Assunto: Problema com ficus Responder com citação

Apareceram este problema nas folhas desta minha muda de ficus e gostaria de saber o que é:

Com certeza deve ser algo comum , mas por ser um iniciante conto com a ajudas dos amigos na sua identificação

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

oi Joel

isso é causado por um inseto que ataca logo nas folhas que estão nascendo, deixando elas fechadas, colocam seus ovos, e vão crescendo dentro da folha, dá muito nos ficus (principalmente os de folha fina)

eu geralmente retiro as folhas logo que aparecem com essa forma, já ajuda bastante,
mas talvez possa aplicar algum inseticida depois de tirar as folhas contaminadas

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

PS: quando tirar as folhas aproveita pra esmagar os insetos, são bem pequenos, geralmente pretos

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu , Marcos , so mais uma duvida : è o mesmo inseto que ataca as folhas de laranjeira que tb ficam assim enrugadas?
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos.

O inseto é a lacerdinha. Muito comum em Ficus.

Não é tão difícil de combater. Qualquer inseticida de baixa tixicidade é eficaz.

Como os colegas diseram, deve retirar as folas atacadas e queimá-las. É mais seguro. Wink

Abraços.

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rapha

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

retire todas as folhas com essas praguinhas, e tudo vai melhorar
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Joel... estou com o mesmo, ou parecido, problema apresentado em seu ficus. Em minhas plantas, não consegui identificar nenhum bichinho, apenas as folha se enrolam e ficam com pequenos pontos, como na foto postada por você.
Já desfolhei toda a planta e elas sempre nascem assim (não todas, mas uma boa parte delas). Já questionei aqui no fórum, mas não consegui uma resposta positiva (foi sugerido retirar as folhas, mas não adiantou). Hoje estou preparando um defensivo à base de fumo para usar. Vamos ver se resolve.
É uma coisa chata... uma bela planta com várias (quando não todas) folhas todas enroladas e manchadas.

Natalino Sampaio
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

No meu caso eu retirei as folhas do Benjamina e as queimei. Então não tive mais problemas.
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Também tive o mesmo problema e encontrei o lacerdinha.
Veja uma foto do bicho

Eu também resolvi só tirando as folhas afetadas, pelo menos por enquanto.
Também notei que, quando passei a regar a planta molhando as folhas, em vez de regar só o substrato, diminuiu a infestação.
Não sei se é só coincidência.
Minha planta ainda é só uma muda, está na mamadeira.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ana.
O inseto é esse mesmo.

Nabase, tente combater em todas as plantas. A infestação pode estar generalizada no local em que você as cultiva.

Creio que algum fator, como umidade, esteja influenciando na infestação. Confused

Eu já tive problemas com esse inseto e cosegui resolver apenas com desfolhas.
Wink

Abraços.
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Realizei uma desfolha de meus ficus e queimei todas as folhas retiradas. Pulverizei uma solucao a base de fumo, alho e enxofre em todas as minhas plantas. N'ao tinha visto ainda o bichinho que ficava dentro das folhas enroladas, mas hoije, com mais atencao, consegui ve-los. Tao pequeno e faz um estrago tao grande nas plantas.
Vamos aguardar os resultados, que postarei aqui.

Agradecido pela ajuda de todos.

Natalino Sampaio
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Tive esse problema e resolvi retirando as folhas e pulverisando óleo de neem.

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 5:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nabase, o nome desse inseto é mundialmente conhecido: TRIPS. Digite esse nome no google e recolha todas as informações que julgar pertinentes, elas irão ajudá-lo a, não só ter uma idéia do que seja, mas como debelar melhor essa praga. Sad

De antemão antecipo que não é tão facil, como parece, principalmente se próximo a sua residencia, nas ruas da cidade, tiverem ficus de qualquer variedade plantados em parques e jardins. Ou ao longo das vias, como é comum em algumas cidades do interior. Very Happy

A TRIPS se dissemina ao vento. Um dos primeiros sintomas a ser observado é o amarelamento das folhas precocemente. Logo, observe que as folhas adquirem uma tonalidade meio amarronzada, como se fosse algo em que tivessemos entornado café e o liquido escorrido. Na sequencia, a TRIPS ataca primeiro as brotações jovens, em seguida as médias e por fim as mais antigas, onde depositam seus ovos. Evil or Very Mad

Desfolhar parece ser uma boa medida, mas em se tratando de ficus, nem sempre é razoável fazê-lo, pois se o fizermos fora de determinadas épocas do ano, a planta poderá perder galhos e comprometer uma estruturação tão duramente obtida. Evil or Very Mad

Entretanto, se optar pela desfolha, faça-o em local fechado, recolhendo todas as folhas para serem queimadas, inclusive as secas ou murchas que estiverem no solo do vaso. O bonsaista Fernando Magalhães, da empresa Bonsai Morro Velho, indicou um veneno fortissimo chamado DECIS, para minimizar os efeitos nocivos da TRIPS, e tentar com sucessivas aplicações, debelar a praga. Evil or Very Mad

Se for usar esse veneno, muito cuidado. Use luvas, óculos de proteção e o faça em local fechado, longe de outras plantas, de animais e principalmente, de outras pessoas particularmente crianças. Evil or Very Mad Lave bem mãos, braços e rosto após a aplicação. Mantenha a planta "ensacada", isto é, compre sacos plasticos grandes transparentes, e envolva sua planta com ele, prendendo a boca do saco na base do vaso. Isso cria uma "miniestufa" , propiciando melhores condições para a ação do veneno bem como para auxiliar na recuperação da sua planta. Lembre-se apenas de regar uma vez por semana, para que sua planta não morra por perda hidrica. Evil or Very Mad

Lembrando apenas de que, independente da adoção dessa medida radical, só surtirá efeito permanente se o mesmo for feito com outras arvores de ficus existentes em sua propriedade ou, claro, nas arvores existentes na rua, ao menos próximas da sua casa. Rolling Eyes

Detalhe: não importa quantas folhas arranque, a TRIPS continua sua infestação. A unica medida mais atuante é a aplicação drastica de defensivo quimico, desfolha, ensacamento da planta, e queima de todas as folhas. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Valdinei

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 9:34 pm    Assunto: Re: Problema com ficus Responder com citação

Caro amigo Joel, normalmente aplico em minhas plantas, para afastar esse tipo de praga e outras, uma mistura bem simples. Um pacote de fumo desfiado normalmente uncontrado em padarias supermercados e bares. O método que uso é o seguinte:

1) Coloque de molho na água de um dia para o outro em uma garrafa

2) Depois é só aplicar com um burrifador, o resultado é muito bom.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: