FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Tridente
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 8:05 pm    Assunto: Acer Tridente Responder com citação

Oi pessoal...

As fotos a seguir são de um acer tridente que comprei em Mandaguari/2006.
Esta compra teve uma alta dose de impulso emocional.... Embarassed Rolling Eyes Wink _
- era uma espécie que gosto muito... Rolling Eyes
- tinha um porte que me impressionou de imediato!... Shocked

O "dark-side" dessa compra impulsiva foi eu ter subestimado a quantidade de problemas deste acer...! Confused Rolling Eyes
O lado bom foi que comprei um belo desafio... cujos resultados sei que virão a longo prazo!... Rolling Eyes

Vou tentar mostrar os problemas que vi nessa planta e como estou tentando minimizá-los... Wink

Aqui, do jeito que o vi... me parecendo um belo bonsai, praticamente pronto.... Rolling Eyes Na verdade, um dos problemas já visiveis aqui, eram os galhos bem longos com massa verde bem esparsa e distante do tronco... Rolling Eyes


Desfolhado, mostrando claramente outro problema, que são as imensas cicatrizes. Uma delas eu já havia eliminado uma grande e feia calosidade!... Rolling Eyes Um dos "consultores" na análise inicial desse acer foi Salvatore Liporace. Ele confirmou ter sido uma boa compra... para quem gosta de muito trabalho... Confused Rolling Eyes


O acer depois de 3 meses do trabalho inicial, já enfolhado... e confirmando minha insatisfação com a pouca compactação... galhos longos e brotações distantes do tronco... Também me desagradava a parte superior do tronco, muito reto e fino, em total desarmonia com os 2/3 mais baixos, tanto na conicidade, como no movimento... Crying or Very sad


Aqui decidi voltar à estaca zero... "jogando fora" todo o trabalho inicial e praticamente recomeçando uma nova planta... Rolling Eyes Wink
Eliminei praticamente todos os galhos, deixando só os toquinhos deles, assim como 1/3 superior do tronco... Aqui ainda fica evidente um problema grave de conicidade, onde o tronco se vira para a esquerda e no encontro da curva acima, a direita, junto a grande cicatriz... Crying or Very sad Assumi que problema fará parte da planta!... Na minha visão, tentar eliminá-lo seria o mesmo que recomeçar o trabalho a partir do toco do 1/3 mais baixo da planta... Rolling Eyes
Aquele toquinho acima da 1a. curva do tronco, em forma de arco para a direita, foi eliminado depois da foto...


Meu objetivo começa a mostrar os primeiros resultados, com as brotações bem junto ao tronco... Rolling Eyes Desde as primeiras brotações até hoje, faço pinçagens constantes e podas deixando apenas um nó, estimulando assim as várias ramificaçoes dos novos galhinhos. Com isso, estou criando muitas oportunidades de escolha dos galhos que farão parte da estrutura final do bonsai...
Também estou tratando das cicatrizes grandes, cujos buracos eu preenchi com durepoxi. Com estilete, reabri os contornos dos calos que se fromavam, estimulando que eles comecem a recobrir o durepoxi...


Aqui fica mais claro um dos locais em que estou usando durepoxi... Rolling Eyes


Eu fui comedido ao enumerar "só" estes pontos fracos da planta!... Há vários outros, mas ... vamos por partes... Rolling Eyes Laughing Laughing

Assim que eu fizer novo desfolhamento geral eu atualizo as fotos, para mostrar as pequenas... bem pequenas mesmo... ramificações que estão sendo formadas com os novos galhinhos... Wink

Está aberto o "joguinho dos 7 êrros"... ou 70!... Shocked Laughing
Sugestões serão muito bem vindas!... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Charles , aprendi que as tuas postagens não devem ser lidas mas sim estudas detalhadamente , pois voce quando escreve da uma aula de tecnicas de bonsai.

Uma das muitas duvidas que tinha e tenho ,com relação a bonsai era justamente , a das arvores com galhos compridos e brotações so nas pontas. Entao não tem jeito mesmo? é zerar ela e começar novamente?
Com relação ao durepox : Cobre-se a cicatriz? E como fica o recobrimento dos calos? O durepox acaba sendo "engolido" pelo crescimento da nova casca?Ou vai sendo removido? E se não colocarmos nada?

Com relação ao teu trabalho neste acer , foi um "extreme makeover",pode ter certeza

Valeu

Do amigo Joel
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Charles, como o Joel já disse acima, suas postagens são aulas. A diferença entre a compra da planta e com se encontra é brutal, esta precisando alguns acertos, mas com a sua experiência isso com certeza logo será resolvido.
Parabéns pelo exemplar.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Joel... legais suas palavras!... valeu amigo... Wink
As vezes acho importante discurtirmos sobre os problemas com os quais nos deparamos com nossos bonsai... acho que pode ser muito rico e este novo capítulo do fórum veio bem a calhar!... Wink

Sobre suas perguntas, posso responder pelo que já fiz e observei... mas sem maiores fundamentações técnicas... Embarassed Rolling Eyes
1- ....arvores com galhos compridos e brotações so nas pontas. Entao não tem jeito mesmo? é zerar ela e começar novamente?
- varia de espécie para espécie. As jabuticabeiras, por exemplo, brotam ao longo de todos os galhos e tronco após podas intensas... então nem sempre é necessário encurtas seus galhos...
Nesse acer (e em outros também) eu tentei ver se ocorreriam brotações mas próximas do tronco e, depois de algum tempo acabei optando pelo encurtamento dos galhos... Com isso eu consigo também multplicar "n" vezes as ramificações dos galhos pois, a cada nó que elimino, brotam 2... e assim sucessivamente... Se eu fizer 5 podas de redução de um único galho novo, e suas respectivas bifurcações... teóricamente eu conseguiria 32 ramificações!!!... e se em cada poda de cada ramificação eu deixar apenas 1 nó, eu consigo uma bela compactação da massa verde!... Dá prá visualizar o que tentei falar?.... ou compliquei demais?... Embarassed Laughing

2- Com relação ao durepox :
Cobre-se a cicatriz?

- sim, caso a cicatriz (local da madeira exposta) seja côncava, "entrando no tronco"... como foi o caso deste meu acer. Quando é assim, a cicatrização total raramente ocorre e, quando ocorre, fica pouco natural... Se colocar durepoxi, procure encher o "buraco" e nivelar imitando a curvatura do tronco... o que facilita a nova casca fechar todo o local...
E como fica o recobrimento dos calos? O durepox acaba sendo "engolido" pelo crescimento da nova casca?Ou vai sendo removido?
- o calo recobre o durepoxi... que como voce falou, acaba sendo engolido pela nova casca...Ele ficará permanentemente dentro da planta, porém, não mais visível...
Se voce olhar a ante-penultima foto e a ultima, dá prá notar que na ultima o durepoxi já está sendo recoberto e a área exposta da poda já é um pouco menor... Rolling Eyes
E se não colocarmos nada?
Uma alternativa ao não se colocar nada seria deixar que se forme um urô, também interessante.
Entretanto, caso voce consiga fazer uma poda rente ao tronco, próximo à sua curvatura, ou seja, levemente convexo, a cicatrização tende a acontecer normalmente, sem necessiadade de durepoxi...

Mas como falei antes Joel... isto se aplica bem ao acer tridente e outras plantas que já tên naturalmente a tendência de cicatrizarem bem e rápido... como jabu, pitanga, etc...
Numa caliandra por exemplo, eu não aplicaria esta técnica pois duvido que o durepoxi seja totalmente recoberto... o que provocaria o efeito visual contrário... Crying or Very sad

Junior... é isso mesmo amigo... e reconheço que este acer precisa muito mais que alguns acertos... Rolling Eyes Laughing ... na verdade ele está a alguns anos de um efeito razoável... Crying or Very sad
Mas a graça toda tá mesmo mais no processo... e menos no resultado final, não é mesmo?!... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

GRande Charles!

Vc disse uma coisa muito certa. Às vezes, num impulso, sem analisar muito, compramos algo e depois vemos o "pepino" que temos em mãos. Isso já me ocorreu várias vezes.
Esse Ácer , quando desfolhado mostrou todos e múltiplos defeitos, mas, não mãos de um artista como você, um limão vira uma limonada!!
Belíssimo trabalho de correção.
Parabéns, Charles, foi uma aula!

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Charles , acabaste de dar outra aula , mas como diz a lenda , quanto mais aprendemos mais temos duvidas. . .
Eu pensava que o corte concavo de um galho facilitasse a cicatrização , daí o uso do alicate bola.

Joel
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Oi Joel...

De fato o uso do alicate côncavo ajuda nas cicatrizações, mas há outras variáveis que vale a pena analisar... Rolling Eyes
Só prá ilustrar, imagine um tronco com 10cm de diâmetro, com uma casca de 0,5cm, e que nesse tronco haja um galho grande que deva ser eliminado... Rolling Eyes
Normalmente usa-se o alicate de corte lateral para se eliminar o galho, podando-o rente ao tronco...
Entretanto, a lâmina deste alicate fará o corte da madeira rente à casca e, dessa forma, ficaria 0,5cm da madeira do galho também alinhada com a casca...
Neste caso, quando a cicatrização começar a ocorrer, ela começará a recobrir a madeira exposta (alinhada com a casca original) formando um calo no tronco que, ao final da cicatrização, teria também cerca de 0,5 cm, como a casca toda. Ou seja, estará formado um calo que se projeta fora do tronco, dando um efeito não muito estético... Crying or Very sad

Voltando agora ao momento em que o galho foi eliminado com o alicate de corte lateral.... o passo seguinte, usando agora o alicate de corte côncavo (bola), será retirar aquela madeira remanescente do galho, que ficou “embutida” na casca... Rolling Eyes
Há basicamente 2 maneiras de se fazer este trabalho:... Rolling Eyes
1- Retirar a madeira excedente com uma única “mordida”, posicionando o alicate praticamente na posição do galho que foi retirado. Com isso, será criada uma forma côncava na madeira, que irá ser gradativamente preenchida na cicatrização... Wink
Um pró e um contra desta opção:
Pró: é mantida no local praticamente a mesma circunferência do galho retirado... Wink
Contra: está área agora côncava, será circundada por um anel de madeira quase no mesmo nível da casca, o que poderá provocar alguma marca na cicatrização.. Crying or Very sad

2- Retirar a madeira excedente, inclusive o "anel" citado, com várias “pequenas mordidas” fazendo com que toda a madeira no local do galho podado acompanhe a exata curvatura e nível da madeira do tronco...
Um pró um contra desta opção:
Pró: a cicatrização tende a acontecer mais próxima do nível da casca original, uma vez que inclusive aquele “anel” da opção anterior foi eliminado... Wink
Contra: ao se retirar o anel citado antes, o diâmetro do local podado ficará um pouco maior que o do galho retirado, o que exigirá um pouco mais de tempo para a cicatrização total... Crying or Very sad

Pessoalmente adoto a opção 1 para podas de galhos menores e opção 2 para podas de galhos grandes....

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 17/04/05
Mensagens: 401
Localização: Palotina - PR

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Charles

Parabéns pela aquisição, mesmo vc mostrando-nos vários defeitos que a planta apresenta, na minha opinião, ainda prefiro mudas como a sua do que varinhas, gosto do tronco e do nebari desta planta é muito bonito.

Vamos estar atentos a aula.

Um grande abraço meu amigo!

Gerson Araldi

Qualytá Bonsai Substrat
_________________
Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Araldi, tudo bem?

Eu acho que uma das vantagens do porte maior é que a planta desenvolve os novos galhos com aoir velocidade e quantidade... Rolling Eyes
Concordo com voce que um pod pntos que me agrada neste acer é seu nebari e tronco... Não são excepcionais... mas bons... Wink
O seu substrato no vaso atual é perto de 30% do composto!... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

acompanhando tua postagem em alguns momentos chegamos até a nos preocupar com as intervenções aplicadas na planta, mas na sequência percebemos a finalidade das ações praticadas. O importante de um trabalho assim desenvolvido é a apresentação dos defeitos iniciais, que servem para enfrentar futuros problemas que por certo iremos encontrar.
Parabéns pelo conteúdo da postagem!

Um abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
GRande Charles!
Vc disse uma coisa muito certa. Às vezes, num impulso, sem analisar muito, compramos algo e depois vemos o "pepino" que temos em mãos. Isso já me ocorreu várias vezes.
Esse Ácer , quando desfolhado mostrou todos e múltiplos defeitos, mas, não mãos de um artista como você, um limão vira uma limonada!!
Belíssimo trabalho de correção.
Parabéns, Charles, foi uma aula!
Abraço


Oi Elio... desculpe amigo, ter deixado passar em branco sua postagem!... Embarassed Embarassed
Agradeço muito suas palavras...muito gratificantes... Wink
Olha amigo... sobre as compras por impulso... por mais que eu perceba que faço isso as vezes... é uma coisa que as vezes repito... e repito... Embarassed Laughing ...
Procuro aliviar minha consciência pensando que este "pecado" deve ser sempre perdoado.. quando se trata de um bonsaísta!... Embarassed Laughing Laughing

Ivanil... confesso que ainda hoje, as vezes reluto em voltar para a estaca zero, quando se trata de bonsai que estão "bonitinhos"... mas que no fundo... me incomodam pelas falhas que carregam... mais ainda quando percebo que podem ser minimizadas... Rolling Eyes
Este acer foi um caso tipico de "joga tudo fora e recomeça".... Rolling Eyes .. mas que tem me dado satisfação em refazer... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Charles,

Sempre que quero ver um trabalho bem feito, você é um dos bonsaistas cujas imagens eu consulto. O seu trabalho é de um esmero ímpar. Considero você um dos melhores aramadores que já ví. Parabéns os seus trabalhos são excelentes.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Geraldo, tudo bem?

Seu comentário é muito estimulante... valeu amigo!... Wink
Aproveito para reforçar o quanto este fórum vem cumprindo seu papel, tanto na divulgaçao da arte bonsai, como a rica troca de experiências que conseguimos aqui...
Com isso, quero te dizer que também consulto muito suas postagens, sempre com altas doses de conhecimento técnico que me ajudam muito nos meus frequentes momentos de "leiguice"... Rolling Eyes

Um grande abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro MM
Visitante





MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 8:47 am    Assunto: Muito belo... Responder com citação

Senhores realmente essa é uma aula de reestilização;
Primeiro o ensinamento sobre a percepção de uma material com um grande potencial;
Segundo a busca da essência da planta, e principalmente aliando o conhecimento das técnicas e da estética na busca da perfeição, tomando-se as decisões certas de modo a exibir o verdadeiro potencial da planta;
E em terceiro a apresentação, numa linguagem fácil sobre as técnicas empregadas, sem sofisticar o modo simples de se fazer, porém sem perder de vista os objetivos, muito bom, me ajudou muito...
Parabéns, pelo belo trabalho, com uma espécie que tbm sou apaixonado, espero que poste novas fotos do trabalho apartir de seu desenvolvimento, de maneira que sirva de inspiração para os nossos ensaios...
Obrigado Charles.
Voltar ao topo
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Sex Set 19, 2008 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Charles
Sou iniciante na Arte Bonsai e mesmo sem ter muito conhecimento não poderia deixar de dar os parabéns pela aquisição e pelo maravilhoso trabalho de recuperação desse exemplar tão bonito.
Quero agradecer a aula que nos deu aqui nesse Fórum. Tudo isso e toda esperiência passada em palavras e fotos só engrandece e enriquece a qualidade desse Fórum.
Sabemos que muitas pessoas, como eu, usam das informações que aqui são postadas como base para seus trabalhos, então só tenho que te agradecer por tão valioso conteúdo.
Grande abraço amigo, e boa sorte com a maravilhosa empreitada.
Rogério.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil