|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 1:47 pm Assunto: Calliandra |
|
|
Apesar do frio, minha esponjinha resolveu florir...
[/i] _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 4:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Um caso raro em que a floração surpreende mais que a própria planta, eu diria. Muito linda quando floresce, né? Esse um dos maiores atrativos quando optamos por ter a calliandra dentre nossas plantas preferidas para cultivar como bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 5:30 pm Assunto: |
|
|
Nick, tenho várias, esta é bem novinha ainda, a partir de semente, mas resolvi postar pois achei muito linda a floração. Como você citou, a floração surpreende mais que a planta em si. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 6:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Junior, a meu ver, a grande vantagem em obtermos novas plantas a partir de sementes é justamente podermos forma-las desde tenra idade a nosso bel prazer.
Nâo sei se o nobre colega tomou conhecimento, mas há algum tempo atrás eu divulguei aqui no forum uma técnica que julgo interessante, para formar com mudinhas novas, excelentes troncos com movimentos sinuosos, sem uso de arame.
Após semear em um vaso grande, com boca larga, aguarda-se a germinação. Tão logo obsevar novas brotações, ou mudinhas, tape a boca do vaso (eu uso aqueles de plastico preto, grandes ou médios) com uma tela metálica, de furos bem reduzidos (não serve sombrite nem plastico). Quanto mais fechada a trama da tela, melhor. Amarre a tela, prendendo-a bem na lateral do vaso.
As plantas jovens, em sua ansia por alcançar a luz e o sol, crescem e rebatem contra a tela, ensejando novo alento para voltarem a tentar outro caminho. Nesse continuo desenvolver, acabam adotando movimentos singulares em seus caules, que ficarão para sempre com o formato assim obtido. Pense só: isso elimina o uso futuro de arames visando moldar caules.
Todas terão então movimentos sinuosos, naturalmente formados, e com isso ganhamos tempo, além é claro, de obtermos plantas unicas, vez que nenhuma irá apresentar o mesmo movimento que outra.
Experimente com suas sementes de caliandra, de pitanga, de ficus, de jabu, kinzu, laranja, do que for que queira obter. Até mesmo macieira.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ercs123
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 7:06 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Também tenho uma caliandra, mas como fiz uma poda radical este ano, acho que não vai florir.
Parabéns pelo bonsai!!!! _________________ Abraços,
Rodrigo Cardoso
www.lushe.com.br |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 8:36 pm Assunto: |
|
|
Junior,
mesmo com o frio tua caliandra não se intimida e floresce.
Estaremos na torcida que suas sementes cheguem a amadurecer e gerem novas plantas.
nicky,
li atentamente tuas dicas pós germinação de sementes que são muito interessantes.O tempo da permanência da tela metálica sob o vaso tem um tempo definido ou fica a critério de cada um?Desculpe usar o post do amigo Junior para perguntar.
Abraços - Ivanil
------------------- |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 9:01 pm Assunto: |
|
|
Junior, muito bonita a floração de sua calliandra, e o melhor é que quanto mais velha, mais florida ficará
uma pergunta; uma calliandra dessa a partir de semente demora quanto tempo em média pra iniciar a floração? _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 8:03 am Assunto: calliandra |
|
|
Nick, muito interessante a técnica, acho que já tinha lido mas não dei a devida importância, agora me chamou a atenção, vou procurar a matéria. Muito obrigado.
ercs123, muito obrigado pela força. Possuo algumas que fiz poda radical e floriram assim mesmo, boa sorte com seu exemplar.
Ivanil, é por esse e muitos motivos que adoro as calliandras.
Obrigado pelo seu comentário.
Marcos, obrigado pelo elogio, ela é nova, tem 2 para 3 anos e ja floriu umas 4 vezes. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|