|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 48 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 12:44 pm Assunto: NASCIMENTO DA MINHA JABOTICABEIRA? |
|
|
BOA TARDE AMIGOS FLORISTAS DO NOSSO IMENSO BRASIL AQUI REUNIDOS NO FORUM !!!
Gostaria de saber se e possivel identificar se a minha jaboticabeira foi gerada atravez de sementes, ou atravez de galhos já frutificando, sou leigo no assunto mas é uma dúvida minha, pois segundo relatos , se o especime for nascido de semente demora para florecer e dar frutos, mas se foi feito plantio de galho frutificado ela demora menos tempo para florir e dar frutos..
Essa e a dúvida , mas qualquer que seja a opção se é que tem como definir o modo do nascimento, vou ser paciente e cuidar da minha jabu..
ABRAÇOS A TODOS
Muito Obrigado..
Adalberto |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 1:29 pm Assunto: |
|
|
Não tem como saber se a Jabu nasceu de uma semente ou não. Seja ela obtida através de alporque, e você tiver muito cuidado com ela, aí sim poderá vim a frutificar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 11:55 am Assunto: |
|
|
Marcos, quer dizer que uma jabuticabeira nascida de semente e criada em vaso nunca vai frutificar?
Ou só demora muito mais?
Ana |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 6:27 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
realmente é difícil saber como foi produzida a muda. Algumas vezes fica evidente através de uma vazio no fundo, ou seja, entre as raízes fica um vazio que mostra que foi obtida de estaca ou alporquia. Para jabuticaba é mais difícil de estacas.
Ana,
as produzidas de sementes podem levar de 8 a 10 anos dependendo da espécie e cuidados. Quando de alporquia pode ser conseguido até três anos de após a retirada, bastando apenas que ela se recupere. Mas em ambos os casos vão frutificar de acordo com os cuidados.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 7:36 pm Assunto: |
|
|
Obrigada, Darkaso!
Ana |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|