FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Palmatum deshojo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 4:26 pm    Assunto: Acer Palmatum deshojo Responder com citação

Esse pre-B tem 9 anos, um caule de uns 4,5cm e altura de 33cm....
Alguem tem alguma ideia pra proseguir a estruturação?



_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 4:36 pm    Assunto: Acer Responder com citação

Rodrigo,

Não conheço bem essa espécie para opinar porque nunca consegui sementes ou muda, mas posso afirmar que você está no caminho certo. Seu pré-bonsai está lindo! Wink
Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/04/05
Mensagens: 238

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,
O Acer deve ser podado todo ano no 1º ou 2º nó de cada galho para conseguir uma boa ramificação com conseqüente redução de folhas (quanto mais folhas a planta tiver, menores elas serão).
A sua planta tem exelente triangulação e com certeza se tornará um lindo bonsai.
A época certa de podar é um pouco antes de se iniciar a nova broração, após o inverno, para que a planta não perca muita seiva. Logo após iniciar a brotação vc deve adudar.

Abraços
Nelmar
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Fábio!!!!

Valeu Nelmar, ontem fiquei lendo seu tópico, sobre uma planta que estavas com duvida sobre o estilo a dar... vi as fotos que o Lando postou muito interessante a união de vcs ai,... sinto não ter companheiros proximos por aqui, conheço alguns o mais proximo daqui é o TC esta a 400 km daqui, o leo.pel esta a 600 km daqui.... e assim vai...
Muito bom seu trabalho e muito obrigado pelas observações,... faz pouco tempo que comecei a trabalhar com acer....
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 9:55 am    Assunto: Re: Acer Palmatum deshojo Responder com citação

Oi Rodrigo, tudo bem?

Seu acer tem uma estrutura primária num estilo moyogi (ereto informal)
muito bonita!
Na minha opinião, algumas pequenas podas podem prepará-lo para uma compactação maior e ajudar na triangulação. Entretanto, deve ser feita apenas quando a temperatura estiver subindo, ao final do inverno!

Se fosse meu, eu pensaria no seguinte:

1- eliminar aquele ultimo entre-nó bem vertical, no ápice da árvore. O novo ápice passaria a ser aquele galhinho superior que já está aramado para cima. Aliás, talvez já seja esta sua intenção.

2- imediatamente abaixo deste entre-nó a ser retirado, também pensaria em podar os dois galhinhos que nascem a direita e esquerda do tronco, mantendo apenas o par de gemas rente ao tronco.

3- toda a ramificação mais fina que nasce dos 2 galhos inferiores eu podaria, mantendo apenas o primeiro par de gemas rente aos galhos maiores.

Ao fazer as podas desejadas ao final do inverno, elimine todas as folhas que tenham não tenham caído com o frio.

Como disse, apenas minha opinião... portanto, se fosse minha, eu faria!! Very Happy
Tenho certeza que este acer tem um futuro brilhante!

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2005 5:15 pm    Assunto: Re: Acer Palmatum deshojo Responder com citação

Charles

Valeu as dicas,
quanto ao galhinho aramado, vai ser o ápice mesmo, era a intenção já, visto que já ocupa a posição.....
os dois galhinhos abaixo vou poda-los, mas deixar um par de gemas... quero, futuramente lançar o ápice um pouco mais a cima e pretendo agora ramificar a area estes dois galhinhos,...
valeu a dica da poda da ramificação mais fina,..... vai ser feito o que vc disse...
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 1:33 am    Assunto: Responder com citação

UAU !!!!! Laughing Laughing Laughing
Legal a discussão sobre Acer !!!
Não posso opinar, só quero aprender !!! Estou aguardando ganhar do Nelmar ( Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes ) uma muda para ver se ela se adapta aqui na minha cidade. Acho uma planta muito linda !!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 1:39 am    Assunto: Responder com citação

Angela, é como a gente tinha conversado... redobrando os cuidados e tentando manter um ambiente mais próximo ao necessário, acho que você até consegue levar, mas com algumas limitações...
Assim que eu tivar um tempinho nessa semana, vou te mandar uma foto, para você ver como o deshojo se altera aqui (clima parecido com o seu).

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 1:55 am    Assunto: Responder com citação

Oi Felipe !!!!!!!! Laughing Laughing Laughing
Aguardo a foto para tentar ver como devo proceder !!!!! Mas é uma plantinha difícil de se adaptar ao clima de Niterói.
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Oi Angela....

Mesmo aqui em Sampa o deshojo não vai bem. Sempre exige doses maciças de fungicida e desfolhas frequentes, já que as folhas ficam feias muito rapidamente. São muito sensíveis ao calor e pior ainda se houver vento junto. Apesar de achá-los lindos, acabei optando por não ter mais deshojos.
Por outro lado, o acer tridente e o miyassama vão muito bem e acho que mesmo no Rio e Niterói teriam mais chance de se adaptarem bem.

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil